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Manifesto do presidente da AGT revela profunda insatisfação com gestão da Secretaria de Mobilidade de Salvador; Semob responde através de nota

Denis Paim da AGT na Cotae (800 × 445 px) (3)
A presença de Denis na Cotae tem sido uma frequência - Foto: Divulgação

Em um pronunciamento contundente, o presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, lançou um manifesto denunciando uma série de questões críticas relacionadas à gestão da Secretaria de Mobilidade de Salvador, liderada pelo secretário Fabrizzio Muller. Paim não poupou palavras ao expressar sua frustração e preocupação com o que ele descreve como uma “situação complicada para o taxista de Salvador”. Em nota, a Semob alega estar cumprindo a Lei 9.283/2017, que regulamentou o Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (SETAX).

Entre os pontos abordados por Denis Paim, estão:

  1. Demora na Emissão de Crachás: O presidente da AGT aponta para a demora de cerca de vinte dias na emissão dos crachás para os taxistas, o que tem levado muitos profissionais a continuarem trabalhando enquanto aguardam a documentação. Essa situação acaba resultando em notificações de fiscalização e multas injustas.
  2. Excesso de Requisitos para Renovação do Crachá: Paim critica a exigência de vinte e uma certidões para a renovação do crachá, considerando esse requisito excessivo e burocrático.
  3. Curso de Condutor para Taxista: O presidente da AGT questiona a necessidade do curso de condutor para taxista, que ocorre a cada cinco anos, afirmando que essa exigência apenas retira dinheiro do bolso dos taxistas sem trazer benefícios claros.
  4. Exames Desnecessários: Paim destaca a imposição de exames desnecessários, que, segundo ele, só servem para criar obstáculos adicionais para os taxistas.
  5. Transferências de Alvarás de Táxi: O manifesto aponta a lentidão na realização de transferências de alvarás de táxi, com casos de taxistas aguardando meses para esse processo, muitas vezes enfrentando obstáculos injustificados.
  6. Crachá Provisório Vetado: Denis Paim revela que mais de mil taxistas estão impossibilitados de trabalhar após o falecimento de um ente querido e que antes era possível obter um crachá provisório para o condutor, porém, essa opção está sendo negada.
  7. Agendamento Online Ineficaz: O presidente da AGT critica a ineficácia do agendamento online, contradizendo afirmações da gestão de que o sistema funciona adequadamente.
  8. Estado Precário dos Terminais de Passageiros: Paim menciona a má condição dos terminais de passageiros na cidade, com placas sendo retiradas sem justificativa aparente.
  9. Falta de Coordenação na Cotae: O manifesto denuncia a ausência de coordenação na Cotae (Coordenação de Táxi e Transportes Especiais), citando casos de funcionários ausentes por quinze dias por questões particulares.
  10. Multas Abusivas e Apreensões de Veículos: Denis Paim aponta para multas abusivas, sem abordagens, sendo puxadas pelo sistema, e apreensões de veículos, sugerindo uma atuação excessivamente punitiva.
  11. Problemas com atendimento de funcionários da Cotae: O presidente da AGT menciona que funcionários têm demonstrado insatisfação com carros de dez anos, já que estão permitidos a fazer vistorias e atuar no segmento.

Diante dessas preocupações, Denis Paim destaca suas tentativas de reunião com o secretário Fabrizzio Muller, lamentando a falta de resposta e receptividade. O presidente da AGT conclui seu manifesto afirmando que a situação é alarmante para os taxistas de Salvador.

O jornal Ei Táxi procurou a Secretaria de Mobilidade para comentar as acusações apresentadas por Denis Paim, que respondeu através de nota.

Nota da Semob

A Semob informa que cumpre o que determina a Lei 9.283/2017, que disciplina o serviço de taxi em Salvador. Toda a documentação necessária para permitir a prestação do serviço de taxi na cidade está descrita na legislação e é exigida para a liberação da documentação de permissionário, assim como os valores de autuação no caso de irregularidades, seja de acordo com a lei do Setax ou com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com relação a uma suposta demora na transferência de alvarás, caso seja entregue toda a documentação corretamente o prazo é de, no máximo, 30 dias após a abertura do processo.

A Semob tem buscado melhorar cada vez mais o serviço oferecido aos permissionários dos serviços de táxi, mototáxi, transporte escolar e de turismo em Salvador, e, para isso, implementou uma pesquisa de satisfação online para ouvir os permissionários e autorizatários que buscaram atendimento na sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae).  O sistema poderá ser acessado através de um QR Code que ficará localizado na Coordenação, e poderá ser preenchido após o atendimento.

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Uma resposta

  1. Essa é a cotae vista de forma utópica por Fabrízio, porque na prática quem vivência diariamente o táxi,sabe que tudo ali naquele órgão é engessado,seja pela falta de comprometimento de alguns funcionários ou por conta dessa lei absoleta citada pelo secretário. Denis Paim como representante da nossa categoria tem lutado contra os desmandos perpetrados por essa secretaria,sendo perseguido inclusive. Taxistas vamos reagir porque senão o táxi irá acabar e serão muitas famílias atingidas….#forafabriziomuller

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