O vereador Diego Maia (PR) participou do último encontro de lideranças de taxistas em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, na última terça-feira (23). Durante o encontro, o vereador explanou sobre um projeto de lei que visa alterar o Inciso I do Artigo 13 da Lei Municipal n° 1.161/2019, com o objetivo de liberar as caminhonetes para o serviço de táxi na cidade.
Além de ouvir o vereador, os taxistas debateram diversas pautas apresentadas ao secretário de Trânsito e Transportes, Antonio Carlos da Cruz, como a redução das taxas de declaração e de vistoria, a liberação do táxi picape, o reajuste da tarifa de táxi e o combate ao transporte clandestino em Candeias.
Lideranças de vários pontos de táxi participaram da reunião, incluindo Josmar Melo (taxista da Central Rádio Táxi Candeias – CRTC), Edvaldo Souza (CRTC – Largo do Triângulo), Edson Chaves (taxista da rodoviária), Arcênio Assis (taxista da Cooperativa Mista dos Motoristas Autonomos de Transportes em Geral da Bahia – Coomat), Magno Pinto Ribeiro (taxista da Center Táxi), Florisvaldo Souza (taxista do Posto Médico Luiz Viana) e Anderson (taxista da Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes). No entanto, a Secretaria de Trânsito e Transportes (STT) não enviou representantes para a reunião.
Os taxistas manifestaram insatisfação com a falta de presença da STT e a falta de atenção às demandas da categoria. “Esse é o descaso com o qual a secretaria de trânsito e transporte dá aos táxis, sem ouvir a categoria, os seus anseios. Eles se mantêm longe para não serem incomodados. Essa é uma triste realidade”, disse Josmar Melo da Central Rádio Táxi Candeias (CRTC).
Uma resposta
O Prefeito de Salvador deveria seguir o exemplo de outras Prefeitos que já liberaram os utilitários(caminhonetes) para rodarem comi táxi.