Se esta pergunta for feita à justiça baiana, muito provavelmente, a resposta será que cabe à Secretaria de Mobilidade de Salvador (SEMOB) respondê-la. Ou ainda poderão responder que a justiça baiana foi provocada a interver numa questão social que envolve o direito de milhares de trabalhadores exercerem uma profissão e que o foco não era a mobilidade das pessoas durante a folia.
Tudo bem. Seriam respostas aceitáveis não fosse a preocupante situação que se mostrou após a liminar ter sido concedida a favor dos motoristas da Uber.
As regiões de acesso aos circuitos da folia se transformaram num caos com tantos veículos particulares oferecendo transporte de passageiros. Foi impossível a prefeitura saber quem era Uber, porque todos os motoristas se diziam ser “uberistas”.
O que se viu durante o Carnaval e se acompanha de lá pra cá é um serviço de transporte individual de passageiros sem regras e sem segurança ao usuário. As queixas só fazem aumentar.
Argumentos favoráveis ao aplicativo caíram por terra, provando que táxi e Uber são a mesma coisa e que não é possível fiscalizar um serviço que não seja regulamentado pela prefeitura.
Os “uberistas” fizeram fila para pegar passageiros, negociaram corridas fora do App, transitaram pelos corredores exclusivos para táxis e ônibus com adesivos comprados de moradores da região. Foi um Carnaval de “suruba” no transporte, valia de tudo.
Outro fato que prova que a Uber está pouco se importando com a segurança dos passageiros, foi o cadastro de veículos e distribuição de adesivos da empresa a céu aberto, numa tenda montada na entrada do Vale dos Rios durante a folia.
Quem são estes motoristas cadastrados? Como estão as condições de segurança dos seus veículos?
Não há como responder a essas perguntas, nem a própria empresa conseguiria.
Com a palavra, o Tribunal de Justiça da Bahia.
Respostas de 2
Muito bom.que se pronuncie a nossa justiça. Pois Salvador voltou a ser infelismente a do passado.
Prezado Odeôncio, boa tarde.
Desculpe-nos pela demora em aprovar seu comentário, estávamos com dificuldade para acessar a adm do site.
Att,
Equipe Ei, Táxi