Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Gerenciando as emoções

emocoes
Imagem: reprodução de www.interacaosistemica.com.br

 

Por Conrado Matos

 

O que vai adiantar você ter privilégio de dominar seu mundo externo e não ter competência de gerenciar o seu mundo interior. Para que presta você se encher de tantas coisas do lado de fora e viver vazio de amor no seu mundo intrapsíquico.

 

Poucos têm o domínio de si mesmo. A maioria das pessoas gosta de se apegar a uma ilha de ilusão, vivendo a utopia de pensamentos que não chegam a lugar nenhum. Se, paralisam no tempo e esperam que um dia tudo desça do céu de uma só vez. Imaginam muito, mas, executam pouco. São limitadas de ideias porque não permitem que as suas emoções vivam a experiência do que é saborear a vida com sabedoria e amor.

 

O sábio busca pelo conhecimento de si mesmo, vive a plenitude da sua alma como estivesse mergulhando num oceano profundo, onde tudo de intrapessoal se encontra para o crescimento do seu ser. Abre todo seu olhar para admirar o que há de bom em si mesmo, como faz a estrela que transita iluminada na trilha do seu caminho.

 

Para ser um vencedor não é preciso tanto de fora, mas ter tudo de essencial de dentro de si, como um sangue que corre na veia. É preciso ter equilíbrio de um trapezista, aprender cair e saber levantar. O campeão sofre perda, mas não carrega a ditadura da perda. O campeão persiste como uma águia que se sacrifica nos limites das mais altas montanhas, porém, não desiste de buscar o seu alimento. Poucos são como águias. Muitos desistiram logo quando perceberam qualquer sinal de tempestade. Não souberam dar o tempo suficiente para que o momento tempestuoso passasse e não quiseram enfrentar o tempo ruim com paciência. Recuaram diante do obstáculo e deixaram passar experiências que poderiam torná-los heróis de si mesmo. Todo herói de si mesmo sabe o quanto é prazeroso levantar o seu troféu. E os derrotados sabem o quanto é amargo experimentar a frustração de não ter encarado o desafio. Agonizam na culpa e na queixa de que um dia teve toda oportunidade da vida para vencer, mas que largaram toda luta no meio do caminho. Foram covardes, insensatos e negativos.

 

É preciso saber lidar com as emoções para não ser mais um condenado da sua prisão. É necessário priorizar pela organização do seu próprio interior e dar o comando ao seu Eu. Quem não gerencia primeiro a si mesmo, não sabe gerenciar nada do lado de fora, ou seja, as suas emoções não correspondem positivamente com o seu mundo intrapsíquico e extrapsíquico. E no dia e nas noites que o tormento chega, virão ansiedade, angústia e perda de sono. A vida torna uma lama, um labirinto sem fim. O melhor é pensar em mudar logo. Se não pode sozinho, busque ajuda de alguém para resolver os seus martírios. Pense nisso!

 

foto de conrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conrado Matos – Psicanalista, Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia. Pós-graduando em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM/UFBA.

E-mail: [email protected]

 

 

 

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 448)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais