Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

É possível recorrer do indeferimento do pedido de isenção de IPI

Isenção de IPI
Imagem: Reprodução/Diario PCD

A Lei 8.989/1995 garante a todo motorista de táxi o direito a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros. Acontece que não é raro o taxista vender o carro antes de pedir a isenção do imposto, na Receita Federal, para a aquisição de um novo veículo. Este procedimento implicou, até então, na perda do direito ao benefício.

Em entrevista ao Ei, Táxi, o advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA), Eduardo Rodrigues, explica que isso vem ocorrendo devido a um equívoco de entendimento por parte da Receita Federal. Porém, o jurista esclarece que há solução para que o taxista não perca a isenção do imposto.

Ei, Táxi: O que é necessário para que o taxista tenha a isenção do IPI na compra de um veículo novo?

Eduardo Rodrigues: Para ter este direito é necessário, nos termos da Lei 8.989/1995 e da Instrução Normativa RFB 987/2009, que rege o procedimento de requisição, a apresentação de alguns documentos, entre eles: a declaração de disponibilidade financeira; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em que conste a informação de que exerce atividade remunerada; a prova de que o requerente é titular de autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de transporte individual de passageiros (táxi); e o comprovante, quando for o caso, de que a última aquisição de veículo com isenção se deu há mais de 2 anos.

Ei, Táxi: O que tem acontecido que alguns taxistas acabam perdendo esse direito no momento da troca do veículo?

Eduardo Rodrigues: Às vezes por necessidade ou alguma especificidade alguns taxistas acabam vendendo o veículo antes de solicitar (ou de ser analisado) o novo pedido de isenção e, por conta disso a Receita Federal na Bahia indefere o pedido de renovação da isenção. No caso da Receita Federal na Bahia, por exemplo, há entendimento em alguns casos de que a prova que o solicitante é taxista se dê através de pesquisa do seu nome junto ao DETRAN/RENAVAN a fim de que se verifique, no momento da análise, a existência de táxi cadastrado em sua propriedade. Tal procedimento pode acarretar no indeferimento do pedido daqueles taxistas que, por ventura, tenham vendido o seu veículo antes da análise da isenção.

Ei, Táxi: O entendimento da Receita Federal baiana está correto?

Eduardo Rodrigues: Existem dois pontos a serem discutidos aí. O primeiro é a possibilidade de pedido de reconsideração, isto porque a Instrução Normativa da Receita – IN RFB 987 – possibilita no §1º do art. 6º que, dado por ciente da decisão de indeferimento da isenção, possa o taxista requerer reconsideração da decisão e juntar a documentação complementar para ao final conseguir o deferimento do direito a isenção. Um segundo ponto é que na documentação complementar o solicitante poderá juntar qualquer documento que lhe faça prova da condição de taxista, isto porque a IN RFB 987, diz que o requisito de taxista pode ser comprovado por declaração do poder público de que o requerente exerce atividade de transporte de passageiros (táxi) e não somente a propriedade de veículo táxi no momento do requerimento. Desta forma, qualquer taxista que tenha vivenciado essa situação poderá realizar o pedido de reconsideração juntando outras provas de que é titular de alvará de táxi e conseguir seu deferimento. O pedido de reconsideração é administrativo e poderá ser feito no mesmo local onde protocolou o requerimento de isenção, sem a necessidade de advogado. Entretanto, em caso de manutenção de indeferimento, o taxista poderá buscar um advogado para manusear um Mandado de Segurança, pois este é seu direito.

Ei, Táxi: O taxista que comprou o veículo e não obteve a isenção do IPI, por este motivo, poderá, ainda assim, entrar com uma ação judicial para reaver o dano?

Eduardo Rodrigues: Não. Não há como se buscar estes valores, mas ele poderá requisitar nova isenção a qualquer momento, desde que cumprido os requisitos.

Advogado Eduardo Rodrigues | Ei Táxi

 

 

 

 

 

Eduardo Rodrigues
Advogado

(Visitas totais 4.881)

Compartilhe

Respostas de 23

  1. Olá. Tenho 3 dúvidas. Eu tinha um carro no meu nome na categoria aluguel só que o mesmo deu PT depois foi vendido para uma sucata e eu não tirei o chassi e nem as placas para dar baixa no Detran. depois disso sai da praça hoje faz dois anos que retornei dei entrada na Isenção de IPI na Receita Mais a mesma negou afirmando que tenho dois carro na categoria aluguel e agora como resolver.

  2. Tive o pedido negado eles alegam que o renavan no bate com a praca se está tudo certo no Detran.
    Ok faser pra receber

  3. BOM DIA!!!
    TALITA OU ALGUÉM QUE SAIBA ME RESPONDER, TAMBÉM VENDIR MEU VEICULO ANTES DE SOLICITAR A ISENÇÃO DO IPI E O MESMO FOI INDEFERIDO.
    GOSTARIA DE SABER QUAIS AGUMENTOS E DOCUMENTOS NESCESSÁRIOS PARA RECURSO.
    PRICIPAMELTE SE TIVEREM O CONTATO DE TELITA, PRA SABEMOS O PRAZO DE RESPOSTA E
    QUAL FOI A DEFESA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    1. dente arrumar um carro de um irmão ou parente de confiança coloque em seu nome e cadastre no Detran para consta na base da receita pra q seja liberado
      Obs: procure um despachante para informações melhor

    2. Amigo eu vendi meu carro antes de dar entrada p isenção do IPI , tem algum argumento p rolar juntos com os documentos na hora que eu der entrada no pedido ,antes de ser recusado o meu pedido, fico no aguardo obrigado

      1. Prezado Charles,

        Possivelmente seu pedido será indeferido, porque a Receita não encontrará um veículo com placa de aluguel vinculado ao alvará e ao seu CPF há um ano. Como o advogado explica na matéria, a saída é comprovar que você exercia a profissão através de documentos da prefeitura como vistoria. Contudo, acredito que precisará de um advogado, caso a Receita não aceite o seu argumento.

        Grato pela participação!

  4. Instrução Normativa da Receita – IN RFB 987 – possibilita no §1º do art. 6º que, dado por ciente da decisão de indeferimento da isenção.
    É VERDADE QUE ESSA FOI REVOGADA?????

  5. Boa tarde!
    Eu possuo dois veículos com placa vermelha na categoria de aluguel porém um é caminhão baú e o outro meu táxi com mais de 11 anos que tenho o alvará dele…por ter esse caminhão no meu nome isso implicaria no pedido de isenção?
    Agradeço!

  6. Por desconhecimento vendi meu carro antes de dar entrada no pedido de isenção de IPI, por isso tive meu pedido de isenção negado pela Receita Federal. Entrei com um recurso, qual prazo médio para Receita me dar um retorno?

    1. Prezada Talita,
      Infelizmente, não temos essa informação. O melhor é consultar a própria Receita.
      Obrigado pela sua participação!

        1. BOM DIA!!!
          TALITA OU ALGUÉM QUE SAIBA ME RESPONDER, TAMBÉM VENDIR MEU VEICULO ANTES DE SOLICITAR A ISENÇÃO DO IPI E O MESMO FOI INDEFERIDO.
          GOSTARIA DE SABER QUAIS AGUMENTOS E DOCUMENTOS NESCESSÁRIOS PARA RECURSO.
          PRICIPAMELTE SE TIVEREM O CONTATO DE TELITA, PRA SABEMOS O PRAZO DE RESPOSTA E
          QUAL FOI A DEFESA.
          DESDE JÁ AGRADEÇO.

          1. Prezado Iran,
            Conforme respondido pelo entrevistado, é possível reverter o indeferimento. Contudo, o recomendado em seu caso é consultar um especialista para lhe assessorar. Se houver interesse, pode falar com o nosso consultor Marcos Freitas pelo (71) 98185-9865.
            Continue participando!
            Abraço,

        2. Boa noite!
          Estou passando pela mesma situaçao na qual vc passou!
          Como e quais doc vc emviou para Receita federal!
          Por favor tem como me auxiliar!
          Grato!
          ailson

          1. Prezado Ailson,
            Entre em contato do o Advogado Dr Eduardo Rogrigues pelo número 71 3326-5052. Veja se ele pode lhe auxiliar nesse problema.
            Obrigado pela participação!

        3. Saudações, Talita. face ao desconhecimento e atual conjutura pandemica tive que vender o veículo antes solicitar a isenção e por tanto foi indeferido. Me encontro atualmente na mesma situação. Como devo proceder e quais documentos juntar?

          1. Prezado Jeferson,
            Entre em contato do o Advogado Dr Eduardo Rogrigues pelo número 71 3326-5052. Veja se ele pode lhe auxiliar nesse problema.
            Obrigado pela participação!

  7. Olá. Tenho 3 dúvidas. 1 – Eu não tenho carro, mas eu posso adquirir o alvará para após tê-lo em mãos comprar um carro com descontos?
    2 – Meu pai tem alvará a mais de 2 anos, para ele comprar mais de um carro com isenção é necessário mais de 1 alvará também? O carro segundo, seria pra mim, filho dele! 3 – Caso meu pai já tenha vendido antes de ter feito o requerimento para isenção do carro novo , o que poderá ocorrer? Conseguirá adquirir o novo normalmente com descontos, ou não conseguirá desconto com o alvará? POR FAVOR ME RESPONDAM! OBRIGADO!

    1. Prezado Talles,
      Vamos às respostas:

      1) Existem duas situações aí: A primeira é que para conseguir um alvará, você terá que vinculá-lo a um veículo, ou seja, você precisa de um carro; a segunda é que você só passa a ter direito às isenções, um ano após ter o alvará. Então, você não conseguirá comprar o seu primeiro táxi com desconto, somente após um ano de alvará.

      2) As isenções estão ligadas ao CPF, portanto, um benefício por pessoa. Uma pessoa não pode ter dois alvarás em seu CPF, ainda que em município diferente, porque neste caso, seu pai não conseguiria comprovar que reside em dois municípios e a concessão do alvará também está vinculada à residência fixa no município de origem.

      3) A Receita Federal faz uma pesquisa no Detran para verificar se o veículo atual possui ou não placa vermelha, ou seja, se é táxi ou não. Por isso, o recomendado é primeiro solicitar o benefício e só depois do benefício concedido ou até do veículo faturado, dar baixa no carro antigo. A questão de só dar baixa após a emissão da nota-fiscal é porque se você não comprar o carro em até 120 dias, perderá o processo e terá que refazer e, se você já tiver dado baixa no carro, vai criar essa dificuldade. Apesar disso, o advogado, Eduardo Rodriguez, em entrevista ao Ei, Táxi, esclareceu que há, sim, possibilidade de que a Receita reconsidere a negativa do pedido em casos que foi dada a baixa no carro, porque a lei fala que você precisa comprovar que é taxista e existem outras formas como a inscrição no INSS ou até o tempo do próprio alvará. Veja a matéria neste link É possível recorrer do indeferimento do pedido de isenção de IPI

      Você pode consultar o especialista, Marcos Freitas, para mais informações pelo (71) 9.8185-9865

      Obrigado pela participação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Por Edjane Penaforte

Falo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.

Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.

Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis...

Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeComResponsabilidade #TransporteUrbano #ChegaDePrecarizacao #ConcorrenciaJustaJa #TaxiEServicoPublico #TaxistasDoBrasil #SegurancaNoTransporte #RespeitoAoTaxista #TransporteComFiscalizacao #CidadaniaSobreRodas #EdjanePenaforte #TaxiDePalmas #XequeMateNoTransporte #MobilidadeParaTodos

Por Edjane Penaforte

Falo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.

Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.

Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis...

Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeComResponsabilidade #TransporteUrbano #ChegaDePrecarizacao #ConcorrenciaJustaJa #TaxiEServicoPublico #TaxistasDoBrasil #SegurancaNoTransporte #RespeitoAoTaxista #TransporteComFiscalizacao #CidadaniaSobreRodas #EdjanePenaforte #TaxiDePalmas #XequeMateNoTransporte #MobilidadeParaTodos
...

2 1 instagram icon
Por Edjane Penaforte

Enquanto muitos acreditam estar apenas escolhendo uma “opção mais prática” ao chamar um carro por aplicativo, uma estrutura inteira, construída com suor, regulamentação, fiscalização e compromisso com a mobilidade urbana, está sendo desmantelada diante dos nossos olhos: o sistema de táxi.

Segundo o engenheiro de trânsito Dr. Nelson Prata, no livro Táxi X Uber: O Conflito sob a Perspectiva do Trânsito e Transporte, a introdução descontrolada de plataformas como a Uber compromete o equilíbrio do sistema modal urbano e desrespeita o ordenamento jurídico nacional. O que se vende como modernidade, na verdade, mascara uma ocupação desleal, impune e desregulamentada do transporte público individual.

Taxistas são trabalhadores submetidos à fiscalização rigorosa, leis municipais e estaduais, vistoria de veículos, formação específica e, acima de tudo, ao dever de garantir segurança ao passageiro. Ainda assim, vêm sendo humilhados, perseguidos, marginalizados por um sistema que exalta o “empreendedorismo digital”, enquanto desmonta silenciosamente a dignidade de quem carrega a cidade nas costas...

Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #EdjanePenaforte #TaxistaAeroportoPalmasTocantins #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeUrbana #TransporteComResponsabilidade #ContraAPrecarizacao #TaxiESegurança #FiscalizacaoJa #TaxiLegal #RespeitoAosTaxistas #NaoAoTransporteIrregular #TransporteConsciente #JusticaParaOsTaxistas #GritoDoTaxi

Por Edjane Penaforte

Enquanto muitos acreditam estar apenas escolhendo uma “opção mais prática” ao chamar um carro por aplicativo, uma estrutura inteira, construída com suor, regulamentação, fiscalização e compromisso com a mobilidade urbana, está sendo desmantelada diante dos nossos olhos: o sistema de táxi.

Segundo o engenheiro de trânsito Dr. Nelson Prata, no livro Táxi X Uber: O Conflito sob a Perspectiva do Trânsito e Transporte, a introdução descontrolada de plataformas como a Uber compromete o equilíbrio do sistema modal urbano e desrespeita o ordenamento jurídico nacional. O que se vende como modernidade, na verdade, mascara uma ocupação desleal, impune e desregulamentada do transporte público individual.

Taxistas são trabalhadores submetidos à fiscalização rigorosa, leis municipais e estaduais, vistoria de veículos, formação específica e, acima de tudo, ao dever de garantir segurança ao passageiro. Ainda assim, vêm sendo humilhados, perseguidos, marginalizados por um sistema que exalta o “empreendedorismo digital”, enquanto desmonta silenciosamente a dignidade de quem carrega a cidade nas costas...

Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #EdjanePenaforte #TaxistaAeroportoPalmasTocantins #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeUrbana #TransporteComResponsabilidade #ContraAPrecarizacao #TaxiESegurança #FiscalizacaoJa #TaxiLegal #RespeitoAosTaxistas #NaoAoTransporteIrregular #TransporteConsciente #JusticaParaOsTaxistas #GritoDoTaxi
...

9 1 instagram icon
Após denúncias da presença constante de motoristas de transporte clandestino de passageiros no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, taxistas que trabalham em um ponto nas proximidades relatam que estão sofrendo retaliações por parte da administração do estabelecimento comercial.

“Tivemos uma reunião com o governador Ibaneis Rocha [MDB], e relatamos, entre outras demandas, sobre os carros piratas que atuam no hotel há anos. E depois das denúncias, nós taxistas estamos sofrendo represália. Só pra você ter uma ideia, cortaram a água, luz e o acesso ao banheiro como forma de retaliação”, afirmou um profissional do setor de táxi que trabalha nas imediações.

Ainda segundo relatos dos taxistas, esses motoristas de transporte ilegal de passageiros são também funcionários do hotel.

“Eles pagam quinzena para poder fazer o transporte pirata. Esses motoristas têm até tabela de preços. No mês passado, a Secretaria de Mobilidade do DF notificou o hotel e uma agência de viagens por causa desse transporte irregular.”, acrescentou...

Acesse e leia a matéria completa. link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemBrasilia #TaxistasdeBrasilia
#TransporteClandestino #HotelRoyalTulip

Após denúncias da presença constante de motoristas de transporte clandestino de passageiros no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, taxistas que trabalham em um ponto nas proximidades relatam que estão sofrendo retaliações por parte da administração do estabelecimento comercial.

“Tivemos uma reunião com o governador Ibaneis Rocha [MDB], e relatamos, entre outras demandas, sobre os carros piratas que atuam no hotel há anos. E depois das denúncias, nós taxistas estamos sofrendo represália. Só pra você ter uma ideia, cortaram a água, luz e o acesso ao banheiro como forma de retaliação”, afirmou um profissional do setor de táxi que trabalha nas imediações.

Ainda segundo relatos dos taxistas, esses motoristas de transporte ilegal de passageiros são também funcionários do hotel.

“Eles pagam quinzena para poder fazer o transporte pirata. Esses motoristas têm até tabela de preços. No mês passado, a Secretaria de Mobilidade do DF notificou o hotel e uma agência de viagens por causa desse transporte irregular.”, acrescentou...

Acesse e leia a matéria completa. link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemBrasilia #TaxistasdeBrasilia
#TransporteClandestino #HotelRoyalTulip
...

6 0 instagram icon
Os taxistas de Alagoinhas, no interior da Bahia, receberam boas notícias nesta segunda-feira (14) durante o 1º Encontro de Taxistas do município. O evento, realizado no auditório do Hotel Absolar, foi promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública (Semorp) e contou com o anúncio de importantes medidas voltadas à categoria, como a isenção da taxa de alvará e a criação de um aplicativo gratuito para chamadas de táxi.

O prefeito Gustavo Carmo destacou que os profissionais passarão a contar com mais recursos para competir no mercado atual. “Nos próximos meses, vamos disponibilizar um aplicativo que permitirá ao cidadão chamar um táxi direto do celular, de forma simples e acessível. Além disso, garantimos a isenção da taxa de alvará, o que representa mais economia e mais fôlego para quem trabalha diariamente nas ruas”, afirmou.

Outro avanço é a possibilidade de credenciamento dos táxis para prestar serviços à própria prefeitura, com remuneração baseada no quilômetro rodado. O prefeito também anunciou que os taxistas terão voz na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), passando a integrar oficialmente esse espaço de análise das autuações de trânsito.

Acesse e leia a matéria completa. link na Bio

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAlagoinhas #TaxistasdeTaxideAlagoinhas #AppTaxi #IsencaoAlvaraTaxi #PrefeituraAlagoinhasBahia #Semorp #ASCONTAXI

Os taxistas de Alagoinhas, no interior da Bahia, receberam boas notícias nesta segunda-feira (14) durante o 1º Encontro de Taxistas do município. O evento, realizado no auditório do Hotel Absolar, foi promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública (Semorp) e contou com o anúncio de importantes medidas voltadas à categoria, como a isenção da taxa de alvará e a criação de um aplicativo gratuito para chamadas de táxi.

O prefeito Gustavo Carmo destacou que os profissionais passarão a contar com mais recursos para competir no mercado atual. “Nos próximos meses, vamos disponibilizar um aplicativo que permitirá ao cidadão chamar um táxi direto do celular, de forma simples e acessível. Além disso, garantimos a isenção da taxa de alvará, o que representa mais economia e mais fôlego para quem trabalha diariamente nas ruas”, afirmou.

Outro avanço é a possibilidade de credenciamento dos táxis para prestar serviços à própria prefeitura, com remuneração baseada no quilômetro rodado. O prefeito também anunciou que os taxistas terão voz na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), passando a integrar oficialmente esse espaço de análise das autuações de trânsito.

Acesse e leia a matéria completa. link na Bio

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAlagoinhas #TaxistasdeTaxideAlagoinhas #AppTaxi #IsencaoAlvaraTaxi #PrefeituraAlagoinhasBahia #Semorp #ASCONTAXI
...

21 0 instagram icon
Um buraco com estrutura metálica enferrujada no passeio do estacionamento destinado aos táxis Comtas/Cometas, próximo à área de embarque do Aeroporto Internacional de Salvador, preocupa taxistas que atuam no local. Segundo taxistas, a situação foi comunicada à concessionária Vinci Airports desde janeiro, mas até agora nenhuma providência foi tomada.

O local danificado fica no trajeto de grande circulação de profissionais e passageiros. Taxistas relatam que o risco de acidentes é iminente, e temem que a demora das autoridades resulte em uma tragédia. “Um passo em falso pode valer uma vida. Um corte na panturrilha e pronto, aconteceu”, alertou um dos motoristas que denunciou a situação.

Apesar de diversas mensagens, e-mails e até registros fotográficos enviados à administração do aeroporto, a resposta tem sido a de que o caso está “em avaliação”. Em mensagens recentes, a Vinci Airports informou que o time de manutenção ainda analisa se a responsabilidade pelo reparo é da concessionária ou das prefeituras de Salvador ou Lauro de Freitas.

Trabalhadores do local cobram providências urgentes antes que a falta de ação resulte em acidente com consequências mais graves.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #BuracoAeroportoSalvador

Um buraco com estrutura metálica enferrujada no passeio do estacionamento destinado aos táxis Comtas/Cometas, próximo à área de embarque do Aeroporto Internacional de Salvador, preocupa taxistas que atuam no local. Segundo taxistas, a situação foi comunicada à concessionária Vinci Airports desde janeiro, mas até agora nenhuma providência foi tomada.

O local danificado fica no trajeto de grande circulação de profissionais e passageiros. Taxistas relatam que o risco de acidentes é iminente, e temem que a demora das autoridades resulte em uma tragédia. “Um passo em falso pode valer uma vida. Um corte na panturrilha e pronto, aconteceu”, alertou um dos motoristas que denunciou a situação.

Apesar de diversas mensagens, e-mails e até registros fotográficos enviados à administração do aeroporto, a resposta tem sido a de que o caso está “em avaliação”. Em mensagens recentes, a Vinci Airports informou que o time de manutenção ainda analisa se a responsabilidade pelo reparo é da concessionária ou das prefeituras de Salvador ou Lauro de Freitas.

Trabalhadores do local cobram providências urgentes antes que a falta de ação resulte em acidente com consequências mais graves.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #BuracoAeroportoSalvador
...

7 1 instagram icon
Apesar do ponto facultativo decretado pela Prefeitura Municipal de Salvador na próxima quinta-feira (17), a Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (COTAE) funcionará normalmente das 8h às 17h, exclusivamente para o atendimento de entrada de processos de transferência de alvará de táxi. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, Jair Soares.

A data marca o prazo final estabelecido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) para esse tipo de procedimento, com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a transferência de permissões entre particulares e determinou 20 de abril de 2025, como data limite para o procedimento.

Como o dia 20 cairá em um domingo e a sexta-feira anterior (18) será feriado nacional (Sexta-feira da Paixão), o dia 17 de abril será a última oportunidade para protocolar pedidos de transferência de alvará, seja por sucessão causa mortis (falecimento do titular) ou inter vivos (entre vivos).

Para mais informações sobre critérios e a lista de documentos necessários para a transferência de alvará, acesse a matéria completa no portal Ei, Táxi

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #Cotae #SemobSalvador #TransferenciaAlvaraTaxi

Apesar do ponto facultativo decretado pela Prefeitura Municipal de Salvador na próxima quinta-feira (17), a Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (COTAE) funcionará normalmente das 8h às 17h, exclusivamente para o atendimento de entrada de processos de transferência de alvará de táxi. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, Jair Soares.

A data marca o prazo final estabelecido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) para esse tipo de procedimento, com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a transferência de permissões entre particulares e determinou 20 de abril de 2025, como data limite para o procedimento.

Como o dia 20 cairá em um domingo e a sexta-feira anterior (18) será feriado nacional (Sexta-feira da Paixão), o dia 17 de abril será a última oportunidade para protocolar pedidos de transferência de alvará, seja por sucessão causa mortis (falecimento do titular) ou inter vivos (entre vivos).

Para mais informações sobre critérios e a lista de documentos necessários para a transferência de alvará, acesse a matéria completa no portal Ei, Táxi

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #Cotae #SemobSalvador #TransferenciaAlvaraTaxi
...

10 0 instagram icon
Os taxistas e demais profissionais que precisem dos serviços do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) devem ficar atentos: na próxima terça-feira, 22 de abril, não haverá expediente na sede do órgão, no Posto Avançado da Ceasa e nem nas Regionais.

A paralisação das atividades ocorre por conta do ponto facultativo decretado pelo governador Cláudio Castro, conforme o Decreto Estadual nº 49.570, publicado no Diário Oficial em 31 de março de 2025.

Com isso, os atendimentos presenciais e serviços administrativos ficarão suspensos por um dia. O funcionamento normal será retomado na quarta-feira, dia 23 de abril. É importante que os interessados se programem com antecedência para evitar contratempos, especialmente nos processos que envolvem aferição de taxímetros ou qualquer outro serviço prestado pelo Instituto.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoRiodeJaneiro #TaxistasdoRiodeJaneiro #IPEMRJ #PontoFacultativo

Os taxistas e demais profissionais que precisem dos serviços do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) devem ficar atentos: na próxima terça-feira, 22 de abril, não haverá expediente na sede do órgão, no Posto Avançado da Ceasa e nem nas Regionais.

A paralisação das atividades ocorre por conta do ponto facultativo decretado pelo governador Cláudio Castro, conforme o Decreto Estadual nº 49.570, publicado no Diário Oficial em 31 de março de 2025.

Com isso, os atendimentos presenciais e serviços administrativos ficarão suspensos por um dia. O funcionamento normal será retomado na quarta-feira, dia 23 de abril. É importante que os interessados se programem com antecedência para evitar contratempos, especialmente nos processos que envolvem aferição de taxímetros ou qualquer outro serviço prestado pelo Instituto.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoRiodeJaneiro #TaxistasdoRiodeJaneiro #IPEMRJ #PontoFacultativo
...

5 0 instagram icon
O presidente do Sindicato dos Taxistas do Paulista, Pedro Paulo Torchia, solicitou à Prefeitura, por meio de ofício, que seja realizada fiscalização para combater os motoristas de transporte clandestino de passageiros na cidade, sobretudo em supermercados.

O documento foi encaminhado ao secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil de Paulista, José Ricardo Medeiros de Araújo, para que as providências sejam tomadas.

No início deste ano, o secretário executivo de mobilidade, Murilo Vieira, havia prometido que a fiscalização para inibir os motoristas ilegais seria implementada após o período de recadastramento de táxi, que ocorreu durante o mês de fevereiro; e depois do carnaval, que ocorreu entre 01 e 10 de março; porém, até o momento, não houve operação concreta e a prefeitura não tem números sobre a quantidade de motoristas irregulares que foram multados.

Taxistas que trabalham na feira livre, situada no centro da cidade, onde há um foco de motoristas clandestinos, denunciaram há algumas semanas, que houve uma fiscalização no local, mas que esses condutores ilegais foram punidos com multa diferente, apenas por documentação irregular do veículo.

A reportagem fará contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paulista para saber quais ações serão implementadas para solucionar a problemática relatada.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPaulista #TaxistasdoPaulista #PrefeituradoPaulista #SecretariadeTransporte #SecretarioMuriloVieira #TransporteClansdestino #SindicatodosTaxistasdoPaulista

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Paulista, Pedro Paulo Torchia, solicitou à Prefeitura, por meio de ofício, que seja realizada fiscalização para combater os motoristas de transporte clandestino de passageiros na cidade, sobretudo em supermercados.

O documento foi encaminhado ao secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil de Paulista, José Ricardo Medeiros de Araújo, para que as providências sejam tomadas.

No início deste ano, o secretário executivo de mobilidade, Murilo Vieira, havia prometido que a fiscalização para inibir os motoristas ilegais seria implementada após o período de recadastramento de táxi, que ocorreu durante o mês de fevereiro; e depois do carnaval, que ocorreu entre 01 e 10 de março; porém, até o momento, não houve operação concreta e a prefeitura não tem números sobre a quantidade de motoristas irregulares que foram multados.

Taxistas que trabalham na feira livre, situada no centro da cidade, onde há um foco de motoristas clandestinos, denunciaram há algumas semanas, que houve uma fiscalização no local, mas que esses condutores ilegais foram punidos com multa diferente, apenas por documentação irregular do veículo.

A reportagem fará contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paulista para saber quais ações serão implementadas para solucionar a problemática relatada.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPaulista #TaxistasdoPaulista #PrefeituradoPaulista #SecretariadeTransporte #SecretarioMuriloVieira #TransporteClansdestino #SindicatodosTaxistasdoPaulista
...

9 0 instagram icon
A Coordenadoria de Táxi e Transporte Especial (COTAE) notificou nesta segunda-feira (14) o autorizatário responsável pelo táxi envolvido em uma denúncia de cobrança abusiva contra turistas canadenses, ocorrida no último dia 9 de abril, em Salvador. O caso, que teve grande repercussão, aconteceu após uma corrida de curta distância entre o Mercado Modelo e o terminal marítimo da Codeba resultar em uma cobrança considerada abusiva.

Segundo os turistas, o taxista teria cobrado R$ 200 pelo trajeto, que possui menos de 5 km de distância. Diante da recusa do turista em pagar o valor, o motorista reduziu a tarifa para R$ 120 — quantia ainda considerada excessiva.

De acordo com o coordenador da COTAE, Jair Soares, “[o autorizatário] está sendo notificado hoje” e terá um prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos ao órgão.

Após o comparecimento e a análise do caso, poderão ser aplicadas penalidades como advertência, suspensão ou cassação da autorização, conforme prevê a Lei Municipal nº 9.283/2017, que regula o Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (SETAX) em Salvador.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #Cotae #GolpedeTaxista #TuristasCanadenses #Corrida200Reais

A Coordenadoria de Táxi e Transporte Especial (COTAE) notificou nesta segunda-feira (14) o autorizatário responsável pelo táxi envolvido em uma denúncia de cobrança abusiva contra turistas canadenses, ocorrida no último dia 9 de abril, em Salvador. O caso, que teve grande repercussão, aconteceu após uma corrida de curta distância entre o Mercado Modelo e o terminal marítimo da Codeba resultar em uma cobrança considerada abusiva.

Segundo os turistas, o taxista teria cobrado R$ 200 pelo trajeto, que possui menos de 5 km de distância. Diante da recusa do turista em pagar o valor, o motorista reduziu a tarifa para R$ 120 — quantia ainda considerada excessiva.

De acordo com o coordenador da COTAE, Jair Soares, “[o autorizatário] está sendo notificado hoje” e terá um prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos ao órgão.

Após o comparecimento e a análise do caso, poderão ser aplicadas penalidades como advertência, suspensão ou cassação da autorização, conforme prevê a Lei Municipal nº 9.283/2017, que regula o Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (SETAX) em Salvador.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #Cotae #GolpedeTaxista #TuristasCanadenses #Corrida200Reais
...

22 2 instagram icon
O prazo para recadastramento e renovação do alvará de táxi já está em andamento e vai até o dia 30 de abril na cidade de Itaberaba, região nordeste da Bahia, distante 264 km de Salvador. A iniciativa, organizada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, tem o objetivo de manter a frota regularizada e garantir a qualidade do serviço prestado à população.

Todos os permissionários devem comparecer pessoalmente à sede da Superintendência, munidos da documentação obrigatória. A não apresentação de qualquer um dos itens solicitados pode inviabilizar o processo de renovação, então é fundamental ficar atento...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetoremItaberaba #TaxistasdeItaberaba #RecadastramentoAlvaraTaxi

O prazo para recadastramento e renovação do alvará de táxi já está em andamento e vai até o dia 30 de abril na cidade de Itaberaba, região nordeste da Bahia, distante 264 km de Salvador. A iniciativa, organizada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, tem o objetivo de manter a frota regularizada e garantir a qualidade do serviço prestado à população.

Todos os permissionários devem comparecer pessoalmente à sede da Superintendência, munidos da documentação obrigatória. A não apresentação de qualquer um dos itens solicitados pode inviabilizar o processo de renovação, então é fundamental ficar atento...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetoremItaberaba #TaxistasdeItaberaba #RecadastramentoAlvaraTaxi
...

5 0 instagram icon
Começa a valer nesta segunda-feira, 14 de abril, o reajuste na tarifa dos táxis em Santos, litoral de São Paulo. A atualização dos valores foi oficializada por meio do Decreto Municipal nº 10.780, publicado na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (11).

Com a mudança, a bandeirada passa a custar R$ 6,50. Já o valor por quilômetro rodado será de R$ 4,60 na bandeira 1 e R$ 5,52 na bandeira 2, que é aplicada entre 20h e 6h, além de domingos e feriados. A hora parada ou de tráfego lento foi fixada em R$ 36,00.

Para corridas com destino a outros municípios ou em eventos onde o táxi fique à disposição do passageiro por tempo indeterminado, o valor da corrida deve ser combinado previamente entre as partes.

Os taxistas têm um prazo de 60 dias corridos para revisar e aferir os taxímetros em oficinas autorizadas pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Durante esse período de transição, deve ser utilizada uma tabela de conversão, autenticada pela CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego), que precisa estar em posse do taxista em sua versão original e apresentada sempre que solicitado pelos passageiros.

Atualmente, 1.162 taxistas estão credenciados para operar legalmente em Santos, garantindo o transporte individual com segurança e regulamentação.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSantos #TaxistasdeSantos #ReajusteTarifaTaxi

Começa a valer nesta segunda-feira, 14 de abril, o reajuste na tarifa dos táxis em Santos, litoral de São Paulo. A atualização dos valores foi oficializada por meio do Decreto Municipal nº 10.780, publicado na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (11).

Com a mudança, a bandeirada passa a custar R$ 6,50. Já o valor por quilômetro rodado será de R$ 4,60 na bandeira 1 e R$ 5,52 na bandeira 2, que é aplicada entre 20h e 6h, além de domingos e feriados. A hora parada ou de tráfego lento foi fixada em R$ 36,00.

Para corridas com destino a outros municípios ou em eventos onde o táxi fique à disposição do passageiro por tempo indeterminado, o valor da corrida deve ser combinado previamente entre as partes.

Os taxistas têm um prazo de 60 dias corridos para revisar e aferir os taxímetros em oficinas autorizadas pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Durante esse período de transição, deve ser utilizada uma tabela de conversão, autenticada pela CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego), que precisa estar em posse do taxista em sua versão original e apresentada sempre que solicitado pelos passageiros.

Atualmente, 1.162 taxistas estão credenciados para operar legalmente em Santos, garantindo o transporte individual com segurança e regulamentação.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSantos #TaxistasdeSantos #ReajusteTarifaTaxi
...

5 0 instagram icon
O Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, solicitou à Prefeitura a organização do ‘Táxi Eventos’ para as festividades da tradicional Festa da Pitomba 2025.

Neste ano, a Festa da Pitomba começará no dia 20 de abril e seguirá até o dia 28 do mesmo mês. A programação de shows terá início no dia 24 e será realizada no histórico Monte dos Guararapes.

Cantores como João Gomes, Léo Santana, Edson Gomes, Durval Lélys, Mirela Santos, entre outros artistas se apresentarão no evento.

O ofício de solicitação do ‘Taxi Eventos’ foi recebido pela Prefeitura no dia 10 de abril.

O ‘Táxi Eventos’ organiza e promove a fila de táxi em dias de eventos como shows musicais e jogos de futebol.

O projeto surgiu no Recife, numa parceria entre o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXI-PE) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Em seguida, a ideia foi replicada em cidades da Região Metropolitana como Paulista e São Lourenço.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemJaboataodosGuararapes #TaxistasJaboataodosGuararapes #SindicatodosTaxistasdeJaboataodosGuararapes #TaxiEvento

O Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, solicitou à Prefeitura a organização do ‘Táxi Eventos’ para as festividades da tradicional Festa da Pitomba 2025.

Neste ano, a Festa da Pitomba começará no dia 20 de abril e seguirá até o dia 28 do mesmo mês. A programação de shows terá início no dia 24 e será realizada no histórico Monte dos Guararapes.

Cantores como João Gomes, Léo Santana, Edson Gomes, Durval Lélys, Mirela Santos, entre outros artistas se apresentarão no evento.

O ofício de solicitação do ‘Taxi Eventos’ foi recebido pela Prefeitura no dia 10 de abril.

O ‘Táxi Eventos’ organiza e promove a fila de táxi em dias de eventos como shows musicais e jogos de futebol.

O projeto surgiu no Recife, numa parceria entre o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXI-PE) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Em seguida, a ideia foi replicada em cidades da Região Metropolitana como Paulista e São Lourenço.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemJaboataodosGuararapes #TaxistasJaboataodosGuararapes #SindicatodosTaxistasdeJaboataodosGuararapes #TaxiEvento
...

3 0 instagram icon
Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Posts do Facebook

Por Edjane Penaforte

Falo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.

Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.

Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis...

Acesse e leia o artigo completo em: https://eitaxi.com.br/fala-taxista-o-xeque-mate-no-transporte-urbano-o-que-vira-apos-o-fim-dos-taxis/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeComResponsabilidade #TransporteUrbano #ChegaDePrecarizacao #ConcorrenciaJustaJa #TaxiEServicoPublico #TaxistasDoBrasil #SegurancaNoTransporte #RespeitoAoTaxista #TransporteComFiscalizacao #CidadaniaSobreRodas #EdjanePenaforte #TaxiDePalmas #XequeMateNoTransporte #MobilidadeParaTodos

Por Edjane Penaforte

Falo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.

Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.

Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis...

Acesse e leia o artigo completo em: https://eitaxi.com.br/fala-taxista-o-xeque-mate-no…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeComResponsabilidade #TransporteUrbano #ChegaDePrecarizacao #ConcorrenciaJustaJa #TaxiEServicoPublico #TaxistasDoBrasil #SegurancaNoTransporte #RespeitoAoTaxista #TransporteComFiscalizacao #CidadaniaSobreRodas #EdjanePenaforte #TaxiDePalmas #XequeMateNoTransporte #MobilidadeParaTodos
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

Edjane Penaforte

Enquanto muitos acreditam estar apenas escolhendo uma “opção mais prática” ao chamar um carro por aplicativo, uma estrutura inteira, construída com suor, regulamentação, fiscalização e compromisso com a mobilidade urbana, está sendo desmantelada diante dos nossos olhos: o sistema de táxi.

Segundo o engenheiro de trânsito Dr. Nelson Prata, no livro Táxi X Uber: O Conflito sob a Perspectiva do Trânsito e Transporte, a introdução descontrolada de plataformas como a Uber compromete o equilíbrio do sistema modal urbano e desrespeita o ordenamento jurídico nacional. O que se vende como modernidade, na verdade, mascara uma ocupação desleal, impune e desregulamentada do transporte público individual.

Taxistas são trabalhadores submetidos à fiscalização rigorosa, leis municipais e estaduais, vistoria de veículos, formação específica e, acima de tudo, ao dever de garantir segurança ao passageiro. Ainda assim, vêm sendo humilhados, perseguidos, marginalizados por um sistema que exalta o “empreendedorismo digital”, enquanto desmonta silenciosamente a dignidade de quem carrega a cidade nas costas...

Acesse e leia o artigo completo em: https://eitaxi.com.br/fala-taxista-o-grito-silencioso-do-taxi-brasileiro/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #EdjanePenaforte #TaxistaAeroportoPalmasTocantins #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeUrbana #TransporteComResponsabilidade #ContraAPrecarizacao #TaxiESegurança #FiscalizacaoJa #TaxiLegal #RespeitoAosTaxistas #NaoAoTransporteIrregular #TransporteConsciente #JusticaParaOsTaxistas #GritoDoTaxiPor

Edjane Penaforte

Enquanto muitos acreditam estar apenas escolhendo uma “opção mais prática” ao chamar um carro por aplicativo, uma estrutura inteira, construída com suor, regulamentação, fiscalização e compromisso com a mobilidade urbana, está sendo desmantelada diante dos nossos olhos: o sistema de táxi.

Segundo o engenheiro de trânsito Dr. Nelson Prata, no livro Táxi X Uber: O Conflito sob a Perspectiva do Trânsito e Transporte, a introdução descontrolada de plataformas como a Uber compromete o equilíbrio do sistema modal urbano e desrespeita o ordenamento jurídico nacional. O que se vende como modernidade, na verdade, mascara uma ocupação desleal, impune e desregulamentada do transporte público individual.

Taxistas são trabalhadores submetidos à fiscalização rigorosa, leis municipais e estaduais, vistoria de veículos, formação específica e, acima de tudo, ao dever de garantir segurança ao passageiro. Ainda assim, vêm sendo humilhados, perseguidos, marginalizados por um sistema que exalta o “empreendedorismo digital”, enquanto desmonta silenciosamente a dignidade de quem carrega a cidade nas costas...

Acesse e leia o artigo completo em: https://eitaxi.com.br/fala-taxista-o-grito-silenci…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #EdjanePenaforte #TaxistaAeroportoPalmasTocantins #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeUrbana #TransporteComResponsabilidade #ContraAPrecarizacao #TaxiESegurança #FiscalizacaoJa #TaxiLegal #RespeitoAosTaxistas #NaoAoTransporteIrregular #TransporteConsciente #JusticaParaOsTaxistas #GritoDoTaxiPor
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

Após denúncias da presença constante de motoristas de transporte clandestino de passageiros no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, taxistas que trabalham em um ponto nas proximidades relatam que estão sofrendo retaliações por parte da administração do estabelecimento comercial.

“Tivemos uma reunião com o governador Ibaneis Rocha [MDB], e relatamos, entre outras demandas, sobre os carros piratas que atuam no hotel há anos. E depois das denúncias, nós taxistas estamos sofrendo represália. Só pra você ter uma ideia, cortaram a água, luz e o acesso ao banheiro como forma de retaliação”, afirmou um profissional do setor de táxi que trabalha nas imediações.

Ainda segundo relatos dos taxistas, esses motoristas de transporte ilegal de passageiros são também funcionários do hotel.

“Eles pagam quinzena para poder fazer o transporte pirata. Esses motoristas têm até tabela de preços. No mês passado, a Secretaria de Mobilidade do DF notificou o hotel e uma agência de viagens por causa desse transporte irregular.”, acrescentou...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-que-trabalham-nas-imediacoes-do-royal-tulip-brasilia-sao-alvos-de-retaliacoes-apos-denuncias-contra-a-presenca-de-motoristas-piratas-no-hotel/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemBrasilia #TaxistasdeBrasilia
#TransporteClandestino #HotelRoyalTulipBrasilia

Após denúncias da presença constante de motoristas de transporte clandestino de passageiros no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, taxistas que trabalham em um ponto nas proximidades relatam que estão sofrendo retaliações por parte da administração do estabelecimento comercial.

“Tivemos uma reunião com o governador Ibaneis Rocha [MDB], e relatamos, entre outras demandas, sobre os carros piratas que atuam no hotel há anos. E depois das denúncias, nós taxistas estamos sofrendo represália. Só pra você ter uma ideia, cortaram a água, luz e o acesso ao banheiro como forma de retaliação”, afirmou um profissional do setor de táxi que trabalha nas imediações.

Ainda segundo relatos dos taxistas, esses motoristas de transporte ilegal de passageiros são também funcionários do hotel.

“Eles pagam quinzena para poder fazer o transporte pirata. Esses motoristas têm até tabela de preços. No mês passado, a Secretaria de Mobilidade do DF notificou o hotel e uma agência de viagens por causa desse transporte irregular.”, acrescentou...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-que-trabalham-nas-i…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemBrasilia #TaxistasdeBrasilia
#TransporteClandestino #HotelRoyalTulipBrasilia
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

Os taxistas de Alagoinhas, no interior da Bahia, receberam boas notícias nesta segunda-feira (14) durante o 1º Encontro de Taxistas do município. O evento, realizado no auditório do Hotel Absolar, foi promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública (Semorp) e contou com o anúncio de importantes medidas voltadas à categoria, como a isenção da taxa de alvará e a criação de um aplicativo gratuito para chamadas de táxi.

O prefeito Gustavo Carmo destacou que os profissionais passarão a contar com mais recursos para competir no mercado atual. “Nos próximos meses, vamos disponibilizar um aplicativo que permitirá ao cidadão chamar um táxi direto do celular, de forma simples e acessível. Além disso, garantimos a isenção da taxa de alvará, o que representa mais economia e mais fôlego para quem trabalha diariamente nas ruas”, afirmou.

Outro avanço é a possibilidade de credenciamento dos táxis para prestar serviços à própria prefeitura, com remuneração baseada no quilômetro rodado. O prefeito também anunciou que os taxistas terão voz na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), passando a integrar oficialmente esse espaço de análise das autuações de trânsito.

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/alagoinhas-ba-anuncia-isencao-de-alvara-e-aplicativo-exclusivo-para-taxistas/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAlagoinhas #TaxistasdeTaxideAlagoinhas #AppTaxi #IsencaoAlvaraTaxi #PrefeituraAlagoinhasBahia #Semorp #ASCONTAXI

Os taxistas de Alagoinhas, no interior da Bahia, receberam boas notícias nesta segunda-feira (14) durante o 1º Encontro de Taxistas do município. O evento, realizado no auditório do Hotel Absolar, foi promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública (Semorp) e contou com o anúncio de importantes medidas voltadas à categoria, como a isenção da taxa de alvará e a criação de um aplicativo gratuito para chamadas de táxi.

O prefeito Gustavo Carmo destacou que os profissionais passarão a contar com mais recursos para competir no mercado atual. “Nos próximos meses, vamos disponibilizar um aplicativo que permitirá ao cidadão chamar um táxi direto do celular, de forma simples e acessível. Além disso, garantimos a isenção da taxa de alvará, o que representa mais economia e mais fôlego para quem trabalha diariamente nas ruas”, afirmou.

Outro avanço é a possibilidade de credenciamento dos táxis para prestar serviços à própria prefeitura, com remuneração baseada no quilômetro rodado. O prefeito também anunciou que os taxistas terão voz na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), passando a integrar oficialmente esse espaço de análise das autuações de trânsito.

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/alagoinhas-ba-anuncia-isenca…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAlagoinhas #TaxistasdeTaxideAlagoinhas #AppTaxi #IsencaoAlvaraTaxi #PrefeituraAlagoinhasBahia #Semorp #ASCONTAXI
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

Siga nossas Redes Sociais