A diretoria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) homologou, nesta terça-feira (01), a decisão de postergar a suspensão dos contratos de financiamento do Programa de Renovação da Frota de Táxis (Protáxi) por causa da crise instaurada devido à pandemia do novo coronavírus, segundo informações do porta-voz da Comissão dos Taxistas, João Adorno. A partir de hoje, taxistas já podem solicitar o novo prazo para pagamento das parcelas do financiamento do veículo. Cooperativas que estavam com restrições na intermediação da contratação do financiamento também estão liberadas para novos contratos. Além disso, inadimplentes terão mais uma oportunidade até o fim do ano para renegociarem suas dívidas com a Agência.
A Comissão dos Taxistas e o deputado estadual, Robinson Almeida (PT), haviam divulgado no mês passado (Veja Aqui) que após pedidos, a diretoria da Desenbahia tinha concordado em estender a suspensão dos contratos do Protáxi para os taxistas adimplentes até o dia 15 de março de 2020. No fim de abril, o órgão havia suspendido o pagamento das parcelas dos contratos adimplentes até fevereiro por seis meses, ou seja, um prazo até agosto. Hoje, o porta-voz da Comissão, João Adorno, foi informado que o Conselho Deliberativo da Agência aprovou a ampliação da nova data, assim, a categoria já pode solicitar mais uma suspensão no pagamento das parcelas do financiamento do veículo feito pelo banco do Estado.
Também haverá um feirão para renegociar contratos inadimplentes até 15 de março. Além disto, as cooperativas e associações que tinham membros com débitos, voltam a poder intermediar novos contratos.
O QUE FICOU DEFINIDO
– Será possível solicitar a suspensão do contrato até dezembro de 2020;
– Serão contemplados aqueles contratos que estavam em dia até 15 de março de 2020.
– Taxistas inadimplentes até 15 março, poderão participar de uma rodada de negociação para regularizarem o contrato e em seguida, poderem solicitar a suspensão das próximas parcelas;
– Não haverá descontos para quem mantiver o pagamento das parcelas em dia;
– Durante este período, não haverá cobrança de juros e multas, negativação ou busca e apreensão do veículo;
– Entidades de classe voltam a poder intermediar novos contratos, ainda que possua membros com débitos na Desenbahia;
– A solicitação pode ser feita por email ([email protected]), por telefone (71) 3103-1003 ou presencialmente, desde que agendado previamente. Taxistas acima de 50 anos terão prioridade em caso de atendimento presencial das 8h30 às 9h30;
– Todas as solicitações serão analisadas individualmente e acolhidas, dependendo da aprovação.