Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

A Revolução dos Táxis em Nova York: A Visão de Harry Allen e Seu Impacto no Setor

Harry Allen no seu táxi (modelo francês Darracq) 1907
Harry Allen no seu táxi (modelo francês Darracq) 1907 - Foto: AMNY/Reprodução viewing.nyc

Por: Mauro Villar

No início de 1907, um jovem empresário de 30 anos vivenciou um episódio que transformaria o serviço de táxi em Nova York – NY. Ao sair de um restaurante em Manhattan com uma mulher, Harry Allen sinalizou para um táxi para uma curta viagem até sua residência, que ficava a menos de um quilômetro dali. Para sua surpresa, o motorista cobrou cinco dólares, um valor considerado extorsivo para aquela época. Indignado com a cobrança, Allen viu nesse evento uma oportunidade de mudar o cenário desorganizado e inseguro do serviço de táxis na cidade.

A era dourada dos americanos traduzida na visão romantizada dos filmes mostra a cidade com uma economia crescente e o sonho americano de se ter uma vida melhor. No entanto, o serviço de transporte não era tão romântico como nos filmes: era desregulado, inseguro e dominado por veículos de tração animal que produzia sujeira por toda a cidade, e os poucos veículos elétricos que circulavam eram pesados, instáveis e lentos. Muitos taxistas eram conhecidos como “falcões noturnos”, pela má reputação que possuíam por aplicarem golpes, cobrarem tarifas exorbitantes e serem acusados de comportamentos violentos na direção dos veículos e com os passageiros que transportavam.

O constrangimento que Harry Allen sofreu despertou o desejo de criar um serviço de táxi que se diferenciasse daquele que em geral era prestado. Ele não queria eliminar a profissão de taxista, mas combater os abusos e a falta de profissionalismo comuns no setor. A ideia proposta por Allen ganhou força e, em poucos meses, Allen conseguiu o apoio necessário para levá-la adiante.

Com a ajuda do seu pai e de poderosos investidores, Harry Allen conseguiu arrecadar cerca de 8 milhões de dólares para dar início ao seu empreendimento. Sua visão era criar um serviço de táxi limpo, moderno e com motoristas treinados para desfazer a má reputação que o serviço havia acumulado por décadas. Para alcançar seu propósito, Allen contou com o apoio de figuras como William Randolph Hearst, um poderoso empresário do setor de mídia, além do comissário de polícia local, que facilitou os trâmites para implantar o empreendimento.

Com dinheiro e apoio, Allen importou veículos franceses do modelo Derracq, movidos a gasolina e equipados com um dispositivo que se tornaria o símbolo da profissão: o taxímetro. A novidade inventada por um alemão e utilizado em carros franceses trouxe transparência ao serviço, dificultando as manobras de motoristas mal-intencionados. Em primeiro de outubro de 1907, Harry Allen apresentou sua empresa, a “Allen’s New York Taxicab Company”, em um desfile apoteótico pelas ruas de Nova York. Os sessenta e cinco táxis da frota padronizada eram limpos e pintados nas cores vermelho e verde (posteriormente alterados para amarelo). Motoristas usando uniformes inspirados nos cadetes militares de West Point completavam o espetáculo.

Em um ano, a frota cresceu para setecentos veículos, acelerando o declínio das charretes, que sucumbiram à concorrência dos táxis. Essa mudança era um desejo crescente da população, preocupada com o sofrimento dos cavalos e com os riscos sanitários e de incêndios a que estavam suscetíveis os estábulos urbanos. Os veículos de tração animal foram desaparecendo juntamente com um extenso mercado de profissionais que realizavam sua manutenção: adestradores, ferreiros, catadores de dejetos, cuidadores e lavadores.

Embora Allen nunca tenha precisado dirigir um táxi para sobreviver, sua história não seria possível se não fossem os motoristas que trabalhavam em sua empresa. Como empreendedor, seu sucesso foi marcante, mas ele enfrentou sérios problemas trabalhistas com motoristas que reivindicavam melhores condições de trabalho, porque tinham que bancar os custos adicionais do serviço cobrados por Allen como combustível, manutenção, uniforme e até mesmo o polimento da lataria, o que solapava fortemente o lucro que tinham.

A disputa entre Allen e seus motoristas acarretou uma greve violenta ocorrida após uma negociação coletiva fracassada. Allen contratou capangas e policiais para furar a greve e agredir seus motoristas que, irados, responderam com violência, prometendo invadir a garagem de Allen e incendiar seus veículos. A recusa de Allen em aceitar a representação sindical e a violência aplicada por seus mercenários durou alguns dias desgastando ambas as partes. Frustrados e sem dinheiro, os motoristas retornaram ao trabalho, mas o conflito gerou prejuízos financeiros e desgastes jurídicos que levaram Allen a fechar a empresa, marcando um fim conturbado para sua revolução no setor de táxis.

A trajetória de Allen foi um marco na história do serviço de táxi em Nova York, mas não estabeleceu um modelo universal. Embora o modelo londrino seja frequentemente comparado ao nova iorquino por sua origem comum nas regulamentações inglesa e holandesa e ambas as cidades serem centros financeiros globais, a comparação não vai muito adiante. Londres adotou uma abordagem distinta, baseada em regulamentação rigorosa e um licenciamento criterioso, e desenvolvendo um sistema cooperativo no qual os motoristas compartilhavam custos administrativos e contavam com maior segurança financeira, o que lhes oferecia estabilidade e um significativo nível de independência dentro da profissão. Os nova iorquinos, por sua vez, priorizavam a gestão centralizada e a maximização dos lucros.

Em Londres, os táxis seguem um padrão visual homogêneo, enquanto em NY predominam veículos de diferentes modelos. O perfil dos motoristas também diverge: em NY, há uma diversidade étnica maior, enquanto no londrino, a profissão exige um rigoroso processo de qualificação. Ao contrário do modelo de NY, no qual a experiência prática era suficiente para atuar como taxista, os londrinos precisam passar por uma série de testes exigentes — incluindo um exame detalhado sobre a geografia da cidade — antes de obterem a licença, trajetória que repercute na elegância do motorista londrino no trato com os passageiros que reforça a imagem de um gentleman que retira a ideia de que o táxi moderno tenha nascido de um rancor.

Tanto em NY quanto em Londres, o serviço de táxi se adaptou às diferenças sociais e diretrizes regulatórias, enfrentando desafios como tiranias burocráticas e abuso de poder por parte das empresas. O caso de Allen demonstra que avanços podem ser impulsionados por iniciativas privadas, mas o equilíbrio entre inovação e condições de trabalho justas como nos táxis londrinos é essencial para a sustentabilidade do setor.

A história dos táxis reflete os dilemas da mobilidade urbana no mundo moderno. Hoje a profissão continua em constante evolução. Para garantir um serviço eficiente e justo, é fundamental valorizar a regulação equilibrada e fortalecer a cooperação entre trabalhadores e gestores. Mais do que uma história de modernização, o legado de Harry Allen nos ensina que a busca por eficiência não pode ignorar o bem-estar daqueles que fazem o sistema funcionar: os motoristas.

Para saber mais:

HODGES, Graham Russell Gao. Taxi!: A Social History of the New York City Cabdriver. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2007.

Mauro Villar - pesquisador da Universidade Federal Fluminense e autor - Foto Divulgação

 

 

 

 

 

Mauro Villar é motorista profissional de táxi desde 2004, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, possui especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela mesma instituição e autor do livro “A vida no táxi: uma análise sociojurídica dos conflitos e das regulações no mercado da mobilidade urbana em São Gonçalo”.

Canal no YOUTUBE: @motoristaprofissional

Instagram: _motorista_profissional

(Visitas totais 266)

Compartilhe

Respostas de 15

  1. comprometimento para que as coisas acontecam é fundamental… entender gente para que seu dia seja sempre o melhor a cada momento, pessoas sao todas diferentes umas das outras , como sugestão eu indico paciencia escutar e nao discutir sempre elogiar …otima materia do taxi…parabens.

  2. muito interessante este conteúdo que foi exposto nesta matéria, pois diz sobre a realidade prática de nossas vidas profissionais.

  3. já acompanha este escritor há alguns anos e sempre vem representando bem a nossa categoria e gosto dos posicionamento…

  4. Na minha opinião o empresário em questão, viu uma maneira de se dar bem com um serviço que já existia e como não fez um planejamento estratégico e inteligente, sofreu um revés.
    Na história dos trabalhadores sempre existiu luta por melhores condições de trabalho e essa luta sempre foi combatida por trabalhadores, para trabalhadores.

  5. É muito interessante entender a história da profissão e todas as suas nuances durante o decorrer do tempo. Fica uma lição de que desde sempre as lutas por melhorias independente das circunstâncias, quase sempre são um estopim para a revolução. O capital humano sempre foi e sempre será o mais importante!!

    1. bom.dia ótima matéria e muito legal em ver a revolução desde o início do táxi até os dias de hoje parabéns pela matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. 

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025.

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
...

16 0 instagram icon
A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país. 

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês. 

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
...

14 1 instagram icon
A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos. 

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas. 

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria. 

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT

A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos.

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas.

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria.

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT
...

4 0 instagram icon
O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano. 

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão. 

"Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!", declarou Paim. 

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades. 

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano.

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão.

"Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!", declarou Paim.

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades.

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF
...

10 2 instagram icon
Nos últimos meses, diversas prefeituras e veículos de imprensa têm divulgado diferentes datas para o fim do prazo de transferências e sucessões de alvarás de táxi no Brasil. Algumas cidades, como São Paulo e Recife, estabeleceram limites em 10 de abril e 31 de março, respectivamente. No entanto, de acordo com a decisão oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo final é 20 de abril de 2025. 

A confusão ocorre porque cada município tem autonomia para organizar seus processos administrativos, mas nenhum pode restringir a janela temporária concedida pelo STF antes do prazo estabelecido. A decisão que modulou os efeitos da inconstitucionalidade das transferências foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) em 20 de abril de 2023. O Supremo determinou que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade só seriam aplicados após dois anos, ou seja, a partir de 20 de abril de 2025. 

O que diz o STF? 

O item 5 da ementa do acórdão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5337, relatada pelo Ministro Dias Toffoli, estabelece que: 

“Embargos de declaração dos quais se conhece e aos quais se dá provimento para modular os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, conferindo-se a eles efeitos pro futuro, para que a decisão de mérito só produza seus efeitos a partir de dois anos, a contar da data da publicação da ata do julgamento dos presentes aclaratórios.” 

Ou seja, a decisão do STF permite que os municípios continuem realizando transferências e sucessões até 20 de abril de 2025, e qualquer limitação imposta antes dessa data pode ser contestada por taxistas que desejam exercer seu direito dentro do prazo concedido...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #STF #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

Nos últimos meses, diversas prefeituras e veículos de imprensa têm divulgado diferentes datas para o fim do prazo de transferências e sucessões de alvarás de táxi no Brasil. Algumas cidades, como São Paulo e Recife, estabeleceram limites em 10 de abril e 31 de março, respectivamente. No entanto, de acordo com a decisão oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo final é 20 de abril de 2025.

A confusão ocorre porque cada município tem autonomia para organizar seus processos administrativos, mas nenhum pode restringir a janela temporária concedida pelo STF antes do prazo estabelecido. A decisão que modulou os efeitos da inconstitucionalidade das transferências foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) em 20 de abril de 2023. O Supremo determinou que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade só seriam aplicados após dois anos, ou seja, a partir de 20 de abril de 2025.

O que diz o STF?

O item 5 da ementa do acórdão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5337, relatada pelo Ministro Dias Toffoli, estabelece que:

“Embargos de declaração dos quais se conhece e aos quais se dá provimento para modular os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, conferindo-se a eles efeitos pro futuro, para que a decisão de mérito só produza seus efeitos a partir de dois anos, a contar da data da publicação da ata do julgamento dos presentes aclaratórios.”

Ou seja, a decisão do STF permite que os municípios continuem realizando transferências e sucessões até 20 de abril de 2025, e qualquer limitação imposta antes dessa data pode ser contestada por taxistas que desejam exercer seu direito dentro do prazo concedido...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #STF #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
...

13 2 instagram icon
Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa.Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi

Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa.Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi
...

30 1 instagram icon
Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-da-frennataxi-intensificam-mobilizacao-em-brasilia-contra-fim-das-transferencias-de-alvaras/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi

Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-da-frennataxi-intensificam-mobilizacao-em-brasilia-contra-fim-das-transferencias-de-alvaras/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi
...

10 0 instagram icon
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mudanças no ponto de espera dos táxis bandeira que operam no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. A medida foi tomada após solicitação da Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal.

Segundo o diretor de Transportes Públicos da SMTT, coronel José Carlos Cruz, a alteração foi necessária porque o antigo local de espera dos táxis estava interferindo nas operações do aeroporto. “Os caminhões que abastecem as aeronaves enfrentavam dificuldades para manobrar devido à presença dos táxis próximo à entrada principal. Com isso, a reorganização se tornou essencial para garantir mais fluidez e segurança no local”, explicou.

Ainda de acordo com Cruz, o espaço utilizado pelos taxistas não correspondia ao determinado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal, a Infraero (antiga administradora do aeroporto) e a SMTT. O TAC estabelece que os táxis bandeira devem ter um ponto de embarque com três vagas em frente ao terminal e um ponto de espera na avenida Júlio César Leite, próximo à parada de ônibus.

Para regularizar a situação, a SMTT instalou novas placas proibindo o estacionamento no espaço anteriormente ocupado pelos taxistas e reforçou a sinalização no local correto para o ponto de espera. Além disso, a Aena Brasil informou que refez toda a sinalização do aeroporto, seguindo os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nos próximos dias, a SMTT realizará uma vistoria para garantir que todas as adequações foram implementadas corretamente.

O Sindicato dos Taxistas foi informado sobre as mudanças e orientado a respeitar a nova organização. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro e organizado para taxistas, passageiros e demais operadores do aeroporto”, finalizou Cruz.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #PrefeituradeAracaju #SMTT #PontoTaxiAeroporto

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mudanças no ponto de espera dos táxis bandeira que operam no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. A medida foi tomada após solicitação da Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal.

Segundo o diretor de Transportes Públicos da SMTT, coronel José Carlos Cruz, a alteração foi necessária porque o antigo local de espera dos táxis estava interferindo nas operações do aeroporto. “Os caminhões que abastecem as aeronaves enfrentavam dificuldades para manobrar devido à presença dos táxis próximo à entrada principal. Com isso, a reorganização se tornou essencial para garantir mais fluidez e segurança no local”, explicou.

Ainda de acordo com Cruz, o espaço utilizado pelos taxistas não correspondia ao determinado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal, a Infraero (antiga administradora do aeroporto) e a SMTT. O TAC estabelece que os táxis bandeira devem ter um ponto de embarque com três vagas em frente ao terminal e um ponto de espera na avenida Júlio César Leite, próximo à parada de ônibus.

Para regularizar a situação, a SMTT instalou novas placas proibindo o estacionamento no espaço anteriormente ocupado pelos taxistas e reforçou a sinalização no local correto para o ponto de espera. Além disso, a Aena Brasil informou que refez toda a sinalização do aeroporto, seguindo os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nos próximos dias, a SMTT realizará uma vistoria para garantir que todas as adequações foram implementadas corretamente.

O Sindicato dos Taxistas foi informado sobre as mudanças e orientado a respeitar a nova organização. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro e organizado para taxistas, passageiros e demais operadores do aeroporto”, finalizou Cruz.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #PrefeituradeAracaju #SMTT #PontoTaxiAeroporto
...

3 0 instagram icon
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Paulista, no Grande Recife, Pedro Paulo Torchia, informou ao portal Ei, Táxi que dois veículos que estavam realizando transporte clandestino de passageiros na feira livre, no centro da cidade, foram rebocados pela Prefeitura, na última semana.

A fiscalização iniciou no local, após o Ei, Táxi publicar denúncias de que na feira livre é comum motoristas ilegais oferecerem corridas. Alguns, inclusive, se passam até por taxistas.

Há relatos de desentendimentos entre os taxistas que trabalham no local e esses motoristas ilegais. Taxistas também relatam que constantemente são alvos de ameaças.

O secretário executivo de mobilidade de Paulista, Murilo Vieira, garantiu que está sendo realizada fiscalização constantemente para combater os motoristas clandestinos. "Estamos executando a fiscalização na feira de forma sigilosa para não atrapalhar. Além disso, estamos de olho também em quem estaciona em espaços proibidos", afirmou Murilo Vieira.

Quando um motorista é flagrado realizando transporte remunerado de passageiros sem a devida autorização, ele comete uma infração gravíssima, conforme o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As penalidades incluem multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPaulista #TaxistasdoPaulista #PrefeituradoPaulista #SecretariadeTransporte #ApreensaoTransporteClansdestino #SindicatodosTaxistasdoPaulista

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Paulista, no Grande Recife, Pedro Paulo Torchia, informou ao portal Ei, Táxi que dois veículos que estavam realizando transporte clandestino de passageiros na feira livre, no centro da cidade, foram rebocados pela Prefeitura, na última semana.

A fiscalização iniciou no local, após o Ei, Táxi publicar denúncias de que na feira livre é comum motoristas ilegais oferecerem corridas. Alguns, inclusive, se passam até por taxistas.

Há relatos de desentendimentos entre os taxistas que trabalham no local e esses motoristas ilegais. Taxistas também relatam que constantemente são alvos de ameaças.

O secretário executivo de mobilidade de Paulista, Murilo Vieira, garantiu que está sendo realizada fiscalização constantemente para combater os motoristas clandestinos. "Estamos executando a fiscalização na feira de forma sigilosa para não atrapalhar. Além disso, estamos de olho também em quem estaciona em espaços proibidos", afirmou Murilo Vieira.

Quando um motorista é flagrado realizando transporte remunerado de passageiros sem a devida autorização, ele comete uma infração gravíssima, conforme o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As penalidades incluem multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPaulista #TaxistasdoPaulista #PrefeituradoPaulista #SecretariadeTransporte #ApreensaoTransporteClansdestino #SindicatodosTaxistasdoPaulista
...

7 2 instagram icon
Após dez anos sem reajustes, a tarifa dos táxis bandeira em Aracaju foi finalmente atualizada. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (11) com a publicação no Diário Oficial do Município. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax-SE), o reajuste foi solicitado pela categoria durante uma Assembleia Geral e aprovado após reunião entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o conselho responsável pela regulação do serviço. 

Com a nova tabela tarifária, a bandeirada permanece em R$ 5,30, enquanto a hora parada sobe para R$ 20. Já o quilômetro rodado foi reajustado para R$ 3,50 e a bandeira II, aplicada em horários especiais, passa a custar R$ 4,20. 

A resolução entrou em vigor imediatamente após a publicação, revogando quaisquer disposições anteriores. Agora, os taxistas devem procurar oficinas credenciadas para realizar a alteração tarifária em seus taxímetros e, em seguida, passar pela verificação obrigatória no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Fonte: Infonet

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #ReajusteTarifaTaxi #ITPS

Após dez anos sem reajustes, a tarifa dos táxis bandeira em Aracaju foi finalmente atualizada. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (11) com a publicação no Diário Oficial do Município.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax-SE), o reajuste foi solicitado pela categoria durante uma Assembleia Geral e aprovado após reunião entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o conselho responsável pela regulação do serviço.

Com a nova tabela tarifária, a bandeirada permanece em R$ 5,30, enquanto a hora parada sobe para R$ 20. Já o quilômetro rodado foi reajustado para R$ 3,50 e a bandeira II, aplicada em horários especiais, passa a custar R$ 4,20.

A resolução entrou em vigor imediatamente após a publicação, revogando quaisquer disposições anteriores. Agora, os taxistas devem procurar oficinas credenciadas para realizar a alteração tarifária em seus taxímetros e, em seguida, passar pela verificação obrigatória no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Fonte: Infonet

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #ReajusteTarifaTaxi #ITPS
...

5 0 instagram icon
A história de Jaeliton Aureliano Salazar, de 41 anos, é um exemplo de perseverança e superação. Depois de quase duas décadas trabalhando como taxista em Maceió, ele finalmente conquistou um sonho antigo: ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Formado em Direito pela faculdade Estácio, Jaeliton enfrentou uma rotina intensa, dividindo o tempo entre corridas e os estudos, sem nunca desistir do seu objetivo. 

“Foi uma batalha diária. Depois de um dia inteiro no táxi, eu chegava em casa e ainda precisava encontrar disposição para estudar. Mas sempre soube que valeria a pena”, conta Jaeliton, emocionado com a conquista. 

Agora, com a carteira da OAB em mãos, ele se prepara para trilhar um novo caminho na advocacia. No entanto, ele não esquece as lições que aprendeu ao longo dos anos transportando passageiros pela cidade. “O táxi me ensinou muito sobre paciência, sobre escutar as pessoas e entender diferentes realidades. São experiências que levarei para minha atuação como advogado”, ressalta. 

A trajetória de Jaeliton serve de inspiração para muitos colegas taxistas e para todos que enfrentam desafios para transformar suas vidas. Sua história prova que com determinação, foco e esforço, qualquer meta pode ser alcançada.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemMaceio #TaxistasdeMaceio #TaxistaAdvogado #TaxistaPassaOAB

A história de Jaeliton Aureliano Salazar, de 41 anos, é um exemplo de perseverança e superação. Depois de quase duas décadas trabalhando como taxista em Maceió, ele finalmente conquistou um sonho antigo: ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Formado em Direito pela faculdade Estácio, Jaeliton enfrentou uma rotina intensa, dividindo o tempo entre corridas e os estudos, sem nunca desistir do seu objetivo.

“Foi uma batalha diária. Depois de um dia inteiro no táxi, eu chegava em casa e ainda precisava encontrar disposição para estudar. Mas sempre soube que valeria a pena”, conta Jaeliton, emocionado com a conquista.

Agora, com a carteira da OAB em mãos, ele se prepara para trilhar um novo caminho na advocacia. No entanto, ele não esquece as lições que aprendeu ao longo dos anos transportando passageiros pela cidade. “O táxi me ensinou muito sobre paciência, sobre escutar as pessoas e entender diferentes realidades. São experiências que levarei para minha atuação como advogado”, ressalta.

A trajetória de Jaeliton serve de inspiração para muitos colegas taxistas e para todos que enfrentam desafios para transformar suas vidas. Sua história prova que com determinação, foco e esforço, qualquer meta pode ser alcançada.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemMaceio #TaxistasdeMaceio #TaxistaAdvogado #TaxistaPassaOAB
...

18 0 instagram icon
A temporada de cruzeiros segue movimentando o Porto de Salvador, trazendo novas oportunidades para os taxistas que atuam na região. Nos próximos dias, três grandes embarcações chegam à capital baiana, trazendo milhares de turistas que podem precisar do serviço de táxi para conhecer a cidade. 

No domingo, 16 de março, o MS Seven Seas Splendor atraca no porto às 8h, trazendo cerca de 746 passageiros. A embarcação segue viagem às 17h, com destino a Maceió. 

Já na terça-feira, 18 de março, dois navios chegam simultaneamente: o Norwegian Star, com 2.847 passageiros, e o MSC Grandiosa, um dos maiores cruzeiros da temporada, com 6.300 turistas a bordo. Ambos chegam às 8h, mas a partida do Norwegian Star está prevista para as 16h, enquanto o MSC Grandiosa deixa a cidade às 17h. 

Os taxistas devem estar atentos para atender à demanda dos visitantes que desembarcam em busca de passeios e deslocamentos pela cidade. Salvador continua sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas de cruzeiros, reforçando a importância do bom atendimento e da receptividade dos profissionais.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #AgendaNavioCruzeiro2025 #TemporadaCruzeiros2025

A temporada de cruzeiros segue movimentando o Porto de Salvador, trazendo novas oportunidades para os taxistas que atuam na região. Nos próximos dias, três grandes embarcações chegam à capital baiana, trazendo milhares de turistas que podem precisar do serviço de táxi para conhecer a cidade.

No domingo, 16 de março, o MS Seven Seas Splendor atraca no porto às 8h, trazendo cerca de 746 passageiros. A embarcação segue viagem às 17h, com destino a Maceió.

Já na terça-feira, 18 de março, dois navios chegam simultaneamente: o Norwegian Star, com 2.847 passageiros, e o MSC Grandiosa, um dos maiores cruzeiros da temporada, com 6.300 turistas a bordo. Ambos chegam às 8h, mas a partida do Norwegian Star está prevista para as 16h, enquanto o MSC Grandiosa deixa a cidade às 17h.

Os taxistas devem estar atentos para atender à demanda dos visitantes que desembarcam em busca de passeios e deslocamentos pela cidade. Salvador continua sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas de cruzeiros, reforçando a importância do bom atendimento e da receptividade dos profissionais.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #AgendaNavioCruzeiro2025 #TemporadaCruzeiros2025
...

3 0 instagram icon
Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Posts do Facebook

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025.  

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025.

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.  

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.  

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-se-preparam-para-reuniao-decisiva-em-brasilia-sobre-fim-das-transferencias-de-alvaras/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-se-preparam-para-re…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos.  

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas.  

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria.  

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/sindicato-dos-taxistas-de-aracaju-critica-mudanca-no-ponto-de-taxi-do-aeroporto-e-promete-lutar-contra-decisao/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT

A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos.

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas.

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria.

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/sindicato-dos-taxistas-de-ar…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano.  

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão.  

Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!, declarou Paim.  

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades.  

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano.

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão.

"Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!", declarou Paim.

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades.

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

Siga nossas Redes Sociais