Últimos Apoiadores:

R$ 5,00
09/06
R$ 5,00
13/05
R$ 50,00
01/05
R$ 5,00
28/04
R$ 10,00
23/03
R$ 6,00
03/03
R$ 12,00
11/11
R$ 10,00
10/11
R$ 20,00
07/10
R$ 10,00
01/10

Fala, Taxista: A quem interessa transformar o táxi em serviço privado?

passageira chamando um táxi
"Defender o táxi como serviço público é defender a ordem urbana, o trânsito sustentável e o respeito ao interesse coletivo", Edjane Penaforte

Por Edjane Penaforte

Uma manobra silenciosa está em curso no Brasil: querem transformar o serviço de táxi, que sempre foi público e regulado, em um serviço privado. A justificativa? Permitir a transferência de permissões, o que o STF proibiu recentemente por se tratar de um bem público.

O problema é muito maior do que parece. O serviço de táxi não é apenas um meio de transporte – é um serviço essencial, com tarifa pública, controle de qualidade e exigências rigorosas de segurança e confiabilidade. Permitir que vire atividade privada é abrir mão de tudo isso. É colocar nas mãos do mercado algo que sempre foi compromisso do Estado com o cidadão.

Como bem explicou o especialista em trânsito Dr. Nelson Prata, essa mudança é um erro histórico. O táxi surgiu do regime privado, sim, mas evoluiu para o regime público justamente porque atende à coletividade, com regras que garantem equilíbrio, sustentabilidade e dignidade para quem presta e para quem usa o serviço.

Querem vender permissões? Chamem isso pelo nome certo: comércio de direitos públicos. É inconstitucional e injusto. Defender o táxi como serviço público é defender a ordem urbana, o trânsito sustentável e o respeito ao interesse coletivo.

Edjane Penaforte - Taxista do Aeroporto de Palmas-TO

 

 

 

 

Edjane Penaforte
Taxista do Aeroporto de Palmas-TO

(Visitas totais 1.205)

7 comentários em “Fala, Taxista: A quem interessa transformar o táxi em serviço privado?”

  1. sou taxistas com muita excelência trato bem aos meus passageiros o táxi é essencial para o público brasileiro o público que anda de táxi precisa muito desse serviço para lhe servir tão querendo acabar com a classe Isso não é bom só traz atraso para o Brasil e para as pessoas eu como taxista respeito dignidade oferecendo um bom serviço cada vez mais!

  2. LUIZ PELLEGRINO

    Em São Paulo, a única categoria de táxi que não aderiu aos aplicativos em nenhuma fase de sua implantação é o Táxi Luxo. Essa escolha foi feita por vários motivos:

    Natureza do Serviço: O serviço não se baseia em demandas espontâneas.

    Personalização e Detalhes: A prestação do serviço depende de detalhes personalizados que os consumidores exigem:

    Conhecer e identificar previamente o motorista.
    Selecionar o tipo de carro necessário.
    Definir o valor do serviço de forma personalizada, não baseado em distância ou tempo, pois cada caso é único. Essa personalização não é possível devido à automação dos aplicativos.

    Disponibilidade: Há uma quantidade limitada de carros e baixa disponibilidade dessa categoria.

    Esses fatores já são suficientes para que o Táxi Luxo se mantenha fora dos aplicativos.
    Ainda assim, se não houver um esforço para proteger as características técnicas da categoria, a banalização do serviço é inevitável. É essencial que a divisão técnica dentro da classe seja preservada, pois sua importância muitas vezes não é claramente percebida.

  3. Alessandro Fattioli

    Gostaria de saber quem quer transformar o Táxi em serviço privado??

    Eu nunca quis tal situação, aliás essa ideia é uma aberração!

    1. Parabéns aos motoristas do Táxi Luxo de São Paulo pela postura firme e coerente! O texto é cirúrgico ao expor a essência dessa categoria diferenciada, que vai muito além de um simples transporte: trata-se de um serviço sob medida, com atenção aos detalhes, escolha consciente do condutor e definição justa do valor conforme a necessidade do cliente.

      Infelizmente, em Palmas ainda não temos esse tipo de serviço, mas compartilho plenamente da visão apresentada. O modelo automatizado dos aplicativos é incompatível com a excelência e a personalização que o Táxi Luxo oferece.

      Resistir à padronização forçada e à lógica exploratória dos apps é um ato de coragem e de dignidade profissional. Que o exemplo de São Paulo inspire outros estados. Meu respeito e admiração!

      Edjane Penaforte
      Taxista do Aeroporto de Palmas-TO

  4. Bom dia!
    sempre foi com gestão pública, porém a ênfase da burocracia trava todos nós profissionais do taxi,e vc que estão fora opnan sem conhecer o sistema,na verdade a baixaria é o nojento sistema político por trás destas permissão de trabalho nos trás sofrimento e perda financeira e maior ainda a psicológica, vereadores,secretários e demais envolvidos politicamente oferece estas permissões aos teus apadrinhados de forma covarde e corruptas, pra se ter ideia na minha cidade governador valadares mg são 250 mil habitantes e só tem uma empresa autorizada pelo sistema para dar manutenção aos taxímetro, fazem horrores pra cima da classe oremos absurdos e desonestos ao ponto de termos que deslocamos de valadares a Belo Horizonte para comprar,instalar e dar manutenção nos taxímetro, pois chega a simples marca de 65% a diferença nos valores cobrados,já que vcs se acham prq não procuram ajudar a classe a se manter em condições de prestar o bom e garantido serviço a tão merecida população investigando Brasil a fora tal arbitrariedades contra nós taxistas!

    1. sou taxistas com muita excelência trato bem aos meus passageiros o táxi é essencial para o público brasileiro o público que anda de táxi precisa muito desse serviço para lhe servir tão querendo acabar com a classe Isso não é bom só traz atraso para o Brasil e para as pessoas eu como taxista respeito dignidade oferecendo um bom serviço cada vez mais!

Comentários encerrados.

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!

Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).

Aviso Importante sobre os Comentários

Em razão da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), informamos que os comentários nas matérias do Portal Ei Táxi estão, a partir de agora, desativados.
Lamentamos profundamente ter que tomar essa medida. Entendemos que a livre manifestação dos leitores é essencial para o debate democrático. No entanto, diante da insegurança jurídica gerada por essa nova interpretação do STF, que transfere aos blogs, portais, sites e redes sociais a responsabilidade imediata por conteúdos de terceiros, decidimos, com responsabilidade, suspender a área de comentários.
Esperamos que este cenário seja revisto no futuro, e que a liberdade de expressão possa ser exercida com equilíbrio e segurança para todos.
Agradecemos a compreensão.

Cadastre-se em Nossa Lista de Transmissão

🚖 Receba notícias, ofertas e informações do mundo do táxi direto no seu WhatsApp.

Siga o Nosso Canal de Notícias no WhatsApp

🚖 Receba notícias, ofertas e informações do mundo do táxi direto no seu WhatsApp. Não é grupo, apenas recebimento das atualizações. Privacidade do seu número.

Siga nossas Redes Sociais

Você pode se interessar

A comparação inadequada: porque motoristas de aplicativo não são taxistas (nem autônomos) – Por Ilan Fonseca de Souza

21/11/2025

A Retórica da Malandragem e a Gestão do Trânsito

21/10/2025

Ford, Toyota e a lição que o táxi nos ensina sobre justiça no Brasil

09/09/2025

Fala, Taxista: Grito às autoridades!

12/08/2025

Fala, Taxista!: Como salvar o TÁXI no Brasil e no mundo: Uma plataforma nacional para a sobrevivência do taxista

17/05/2025

Taxistas não têm o que comemorar neste Dia do Trabalhador – uma reflexão

01/05/2025

Siga nossas Redes Sociais