Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

“A Brincadeira Boca de Forno”

boca-de-forno1-300x300
Imagem: piraduz.blogspot.com.br

Por Conrado Matos

 

Na minha infância eu me recordo da divertida brincadeira “boca de forno”. A brincadeira de “boca de forno” era assim: Uma pessoa era eleita “senhor”, pegava um objeto e escondia. Dava as ordens na brincadeira e todos participantes cumpriam as suas ordens. Uma criança saia à procura do objeto que se encontrava escondido. Caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto perdido ela era obrigada a pagar uma prenda, que podia ser cantar, imitar um bicho ou dançar uma música. Quando a criança se aproximava da coisa escondida, esse “senhor” que teria escondido dava uma alerta: “está pegando fogo”. O divertido da brincadeira era desafiar o lúdico, a imaginação e atingir um objetivo. Os meninos que acreditavam em si mesmo acabavam com a graça da brincadeira encontrando o esconderijo e trazendo o objeto.

 

A “boca de forno” é uma brincadeira do meu passado de menino. Foi importante para minha autoestima e autoconfiança. Existem pessoas que são dotadas de inteligência, mas não são autoconfiantes. Distanciam-se dos seus objetivos e seus sonhos. Nem chegam a ficar “mornas” e imagine “está pegando fogo”. Têm essas pessoas, as coisas ao seu redor e são cegas diante delas, as deixando escapar de si. Essa autocegueira é a falta de autocriatividade e de interesse próprio, preguiça e acomodação.

 

Quem vivenciou a brincadeira da “boca de forno”, sabe que se persistir nunca será um joguete dessa brincadeira. “Está pegando fogo” é uma trama do jogo, e deve ser superada. A vida tem essa trama. Devemos confiar que estamos no caminho do alvo, mas, devemos também desconfiar de que estamos sendo manipulados.

 

A reflexão racional vai nos proporcionar a melhor direção e nos encorajar a enfrentar os obstáculos inesperados. A vida é dona de jogo e de surpresa. Porém, quem arrisca de um modo gerenciado e prudente, vai estar “pegando fogo”, com toda frustração nossa de cada dia.

 

foto de conrado

 

 

 

 

 

 

 

 

Conrado Matos é Psicanalista, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia; Pós-graduando em Educação em Gênero e Direitos Humanos.

E-mail: [email protected]        

 

 

(Visitas totais 1.122)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais