Os táxis do Rio de Janeiro terão um novo item de acessibilidade: placas em braille no interior dos veículos, facilitando a identificação do número do táxi por passageiros com deficiência visual. A medida faz parte da Lei nº 8.843/2025, de autoria do vereador Welington Dias (PDT), promulgada nesta sexta-feira (28) pelo presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD).
De acordo com a nova legislação, as placas deverão seguir um padrão de 4 cm x 7 cm e conter o número de identificação do táxi em relevo, garantindo a leitura tátil. Além disso, elas deverão ser instaladas em locais estratégicos dentro do veículo, permitindo o acesso tanto para o passageiro sentado no banco dianteiro quanto para aqueles que utilizam o banco traseiro.
Para o autor da lei, essa iniciativa aumenta a segurança e a autonomia das pessoas com deficiência visual, tornando o serviço de táxi mais inclusivo.
“Uma medida simples, mas com um impacto enorme. Queremos que todos tenham uma experiência segura e independente ao utilizar o transporte na cidade”, destacou Welington Dias.
A medida reforça a importância da acessibilidade no transporte público e coloca o Rio de Janeiro um passo à frente na busca por uma mobilidade mais igualitária para todos.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 3
Diz na lei aí número do registro do táxi, qual número ? Autonomia ? RATR ? Placa do veículo ? Terá que ter nome do motorista ? Está incompleta a informação, pq se for número de autonomia e RATR o que fará de real diferença na vida do passageiro isso ? A placa e nome até vai mas mesmo assim pode ser informado via comunicação verbal.
UMA BOSTA DE LEI, VEREADOR PDT PARTIDO INSIGNIFICANTE, LEI Q VAI GERAR CUSTO PARA TAXISTA, OU SERÁ Q PREFEITURA VAI ABSOLVER ESSES CUSTOS??DUVIDO!!!!
uma ideia excelente da prefeitura do rio isso deixará o táxis mais assecivel parabéns ao autor da ifwia