Uma comissão de taxistas liderada pelo presidente da Associação dos Taxistas de Lauro de Freitas (ATALF), João Jacinto, foi recebida pelo Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais (SEGOV), Antônio Birne, no dia 29 de abril. Essa é a segunda reunião em os profissionais e o representante da SEGOV. A primeira aconteceu em dezembro de 2021.
Segundo Eduardo Esteves, membro da comissão, os profissionais, que desta vez foram acompanhados pelo ex-taxista e atual vereador, Decinho (Republicanos), buscam respostas da gestão referentes à sugestão de alteração da lei municipal n° 1.571, de 28 de julho de 2015, que normatiza o serviço de táxi na cidade. Os profissionais buscam a fixação da idade máxima do veículo em 10 anos, com um ano de carência; a extinção da taxa de renovação e a exclusão da taxa de ISS de 2023, com perdão da dívida dos anos de 2020, 2021, 2022, entre outras.
Após a reunião, em dezembro, as demandas da categoria foram encaminhadas pelo secretário de governo às secretarias de Gabinete, da Fazenda (Sefaz) e de Trânsito e Transporte (Settop) para avaliação. No entanto, até o momento não houve respostas.
“Acreditamos que houve uma morosidade no encaminhamento do projeto, e o mais importante, não houve uma cobrança efetiva em cima das gestões das pastas pertinentes. Quatro meses se passaram sem providências ou respostas por parte do governo. Esperamos que desta feita seja diferente, que tenhamos alguma definição de pauta, não só da parte do governo, mas também do legislativo, já que os taxistas de Lauro de Freitas passaram pela pandemia sem obter ajuda em ato oficial”, destacou Esteves.
“O secretário Birne e o vereador Decinho demonstraram preocupação e disposição em ajudar a categoria. Eles propuseram levar até ao conhecimento da Prefeita Moema Gramacho e ficaram de dar uma posição o mais rápido possível”, completou.