Após intensas deliberações e em resposta aos apelos da Associação dos Taxistas de Lauro de Freitas (Atalf) e da Comissão dos Taxistas de Lauro de Freitas, a Secretaria de Trânsito e Transporte do município liberou oficialmente o uso de picapes para o serviço de táxi. A medida, formalizada por meio da Portaria nº 004 de 5 de fevereiro de 2024, foi publicada no Diário Oficial do Município, marcando um novo capítulo na mobilidade urbana da região.
De acordo com as diretrizes estabelecidas, os veículos autorizados deverão atender a uma série de critérios específicos. Entre eles, destacam-se a necessidade de quatro portas, cabine dupla, capacidade para transportar entre cinco e sete passageiros, e uma caçamba com capacidade de até 950 litros. Além disso, é obrigatório o uso de capota marítima, visando garantir a segurança e conforto tanto dos motoristas quanto dos passageiros.
A regulamentação também prevê que os veículos passarão por vistoria realizada pela Secretaria de Trânsito e Transporte para garantir que atendam a todas as especificações exigidas.
A decisão da Prefeitura de Lauro de Freitas em permitir o uso de picapes para o serviço de táxi reflete uma abordagem adaptável às demandas locais de mobilidade. A flexibilização das regras tradicionais de licenciamento de táxis abre espaço para uma maior diversificação da frota, possibilitando uma oferta de serviços mais ampla e adequada às necessidades da população.
No entanto, é importante ressaltar que, enquanto Lauro de Freitas avança nesse sentido, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador permanece em silêncio, sem demonstrar interesse em seguir o exemplo e liberar o uso de picapes para os taxistas da capital baiana.
Com informações de sucessagemnews.com.br
Respostas de 8
☝️
É de grande utilidade em facilitar o transportes dos clientes em supermercados e aeroporto pois possibilita carga mas bagagens.
Show, parabéns para Prefeita Moema Gramacho. Espero que Bruno Reis se mire no exemplo, é libere logo pra Salvador.
Isso é Progresso, mais opção de serviço para Categoria.
Quem tem obrigação de fiscalizar é quem concede a isenção, e, você pode denunciar os “bacanas” da farra nos órgãos competentes!
Que legal! Mais uma opção para o taxista trabalhar, fazer pequenos fretes pra ajudar na renda! Essa categoria sofredora, que o município impõe regras e valores, mas não regulamenta os carros de aplicativos, que no horário dinâmico cobra mais caro que táxi!
Será que vau ter fiscalização se vão mesmo trabalhar no serviço de táxi? Ou será para bacanas comprarem picaps sem pagar imposto e ficar isentos do IPVA? Pq no interior de Minas e Rio é uma farra a placa vermelha.
E daí, o que você tem com isso?
Amigo estamos na Bahia. Problema de Minas e Rio, que se resolvam por lá. Se não tem nada pra contribuir, fica calado.