Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Os aplicativos nunca foram o problema e eu posso provar

Como criar um aplicativo de táxi

Por Machine

2014 foi um ano marcante para o brasileiro. Claro, o fatídico 7×1 assombra muitos até hoje. Mas um outro acontecimento tão marcante quanto esse tomava as mesmas ruas por onde o povo brasileiro se lamentava. Foi em 2014, durante a Copa do Mundo, que a Uber inaugurou suas operações no Brasil.

Podem não parecer, mas já faz quase 8 anos. De lá pra cá, muito mudou: verdadeiras batalhas jurídicas foram travadas, leis foram criadas e a vida do taxista ficou bem mais complicada.

Não é preciso se aprofundar o óbvio aqui: é fato que a chegada de concorrência nos moldes da Uber e da 99, impactou diretamente toda a dinâmica do serviço de táxis. De repente eram menos corridas e muito mais dor de cabeça.

Mas e se eu te disser que o problema nunca foram os aplicativos? Imagino que em um primeiro momento, raiva e confusão passem por você. “Como quem roubou minhas corridas não é o culpado?” Calma, amigo motorista, o que apontamos é apenas que o problema nunca esteve na tecnologia, e sim em quem está por trás dela.

A tecnologia não pode ser vista como inimiga pelos taxistas: ela é ferramenta. Da mesma maneira que serviu às grandes companhias, ela pode servir a você, sua cooperativa e seus colegas da área.

8 anos atrás os táxis não estavam preparados para a chegada dos aplicativos tipo Uber, já que na época pouco se falava sobre o assunto aqui em território nacional. Porém agora a situação é bem diferente: a tecnologia está ao alcance de todos e os taxistas só precisam saber onde encontrar.

Empresas como a Machine, que é a líder do mercado na criação de aplicativos de transporte, oferecem tecnologia de ponta para que os táxis tenham seus próprios aplicativos de corridas e voltem aos holofotes.

O mercado tem se mostrado favorável. Não só no Brasil, mas também internacionalmente, os táxis têm voltado a ter destaque. As grandes empresas de transporte privado têm enfrentado algumas crises e muitos passageiros têm voltado a recorrer aos táxis como primeira opção.

Ano passado em Nova Iorque, por exemplo, pela primeira vez desde 2016, o crescimento no número de viagens de táxi superou o crescimento das viagens de aplicativos privados. Foram 807,9% de crescimento das viagens de táxi, superando – e muito as multinacionais. Porém, o interessante é observar que cerca de 2/3 dos táxis de Nova Iorque já aderiram ferramentas que permitem aceitar chamadas online. Os dados vêm diretamente de um estudo realizado pelo New York Times.

No Brasil, aplicativos como SindiTaxi e Copa Táxi têm mostrado o quanto aplicativos de táxi podem se desenvolver.

Em um momento como esse, onde as grandes multinacionais estão enfraquecidas, os taxistas têm que estar prontos para abraçar a oportunidade. Os modelos antigos ainda existem, mas não são eles que vão ser responsáveis por tornar os amarelinhos relevantes novamente. É preciso abraçar a modernização e estar disponível onde o passageiro procura: nos celulares.

Mauro Roure, um dos gestores do SindiTaxi, afirma: “A concorrência, inexistente até poucos anos, tornou o táxi um sistema antiquado sem muitas preocupações com inovação. Com a mudança nos hábitos dos passageiros, que descobriram a comodidade e rapidez de utilizar um aplicativo para chamadas de corridas, o mercado de táxi viu-se obrigado a reagir”.

Já Antônio Rangel, um dos representantes do Copa Táxi também enfatiza a importância da modernização. “Começamos a testar esse sistema. Primeiro colocamos alguns taxistas recebendo só corrida por app. Como todo início, houve resistência, mas nós tínhamos tantas corridas que já não estávamos dando conta só com a central. Se hoje não tivéssemos um app ou um sistema de despacho, seria impossível. As atendentes saiam exaustas do trabalho, pois era ligação o tempo todo”.

A era dos aplicativos chegou para ficar. A diferença é que agora os taxistas têm a chance de estarem por trás deles.

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 179)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais