O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a criação de uma linha de crédito voltada para a aquisição de veículos elétricos por taxistas da capital. O lançamento da medida ocorreu em reunião realizada no gabinete do governador Ibaneis Rocha, com a participação do secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves; do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; e do presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi), Suéd Silvio.
A iniciativa tem como objetivo modernizar a frota de táxis e estimular a eletrificação do transporte público individual. O Distrito Federal possui cerca de 3,4 mil permissões para táxi. O financiamento anunciado terá taxa de juros de 1,75% ao mês, carência de três meses após a assinatura do contrato e prazo de pagamento de até oito anos, período que corresponde à garantia das baterias dos veículos elétricos.
O BRB será responsável pela operação do crédito. Segundo o banco, serão financiados até 80% do valor do veículo, com processo de análise e aprovação das propostas voltado para maior agilidade. A data de início da linha de crédito ainda será divulgada.
Durante o anúncio, também foi informado que haverá articulação com concessionárias para facilitar o acesso dos taxistas aos veículos elétricos disponíveis no mercado local.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade destacou que o serviço de táxi é uma concessão pública e que a medida se soma a outras ações voltadas à eletrificação da frota do Distrito Federal, como a chegada de 90 ônibus elétricos à rede de transporte coletivo.
O Sindicato dos Taxistas reforçou os benefícios econômicos da eletrificação, com expectativa de economia em combustível e manutenção, além do impacto ambiental reduzido.
“Foi muito importante para a gente garantir a nossa subsistência. Também ele [o governador Ibaneis Rocha] construiu um ponto de apoio ao taxista que talvez seja o único da América Latina e fez alterações significativas na lei do táxi, que engessava a categoria”, disse Suéd Silvio.
Nos últimos anos, o GDF tem adotado medidas voltadas à categoria dos taxistas, como a criação de um ponto de apoio no Aeroporto Internacional de Brasília, o reajuste nas tarifas após quase dez anos e o pagamento de auxílio emergencial durante a pandemia. Também foram promovidas campanhas de vacinação com prioridade para os profissionais e alterações na legislação municipal do táxi.
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Respostas de 9
governo tem que fazer pente fino, tem muitos donos de placas que nunca usou pra trabalhar, usa pra benefício próprio pra não pagar imposto, o próprio sindicato sabe, corrupção e grande, tem motorista passou mais 20 anos trabalhando com placa alugada, não consegui permissão, não e só aqui em bsb, praticamente em todos estados.
Robervan; se o governador quisesse ajudar os faqueiros ele tinha de isentar a taxa dos carros elétricos, era só fazer uma lei uma câmara legislativa e ajudaria os taqueiro.Essa essa taxa tá muito alta ontem eu fui na BYD do SIA conversei com a vendedora eu consegui uma taxa 1,09 ao mês. aliás desculpe era a taxa da concessionária que estava dando e eu fiz a simulação e ficou a mesma coisa a taxa 1.09. era bom era isenção de IPI e ICMS para carros elétricos isso sim e as taxas iria depender do banco de cada taqueiro.
Nao vale a pena devido o carro elétrico desvalorizar muito ao sair da concessionária e o investimento é muito alto devido não ter isenção tributária, por se tratar de carro importado e não se encaixar nas normas de inseção para taxi.
O atual presidente do nosso sindicato está preocupado mesmo é com quanto vai lucrar com os eletro pontos, que vão ser instalados no ponto de apoio, o qual vai ser vendido o abastecimento da recarga para nos taxistas e com certeza os particulares/motoristas de app que quiserem abastecer seus elétricos usando toda a estrutura de energia solar que foi instalada no ponto de apoio com a arrecadação da fila do aeroporto ou seja, as custas de nos taxistas.
Será que realmente ele está querendo revolucionar com os elétricos ou apenas lucrar as nossas custas como sempre foi???
Ele mesmo até hj nunca comprou um elétrico mas vive fazendo propaganda deles e de outros…até mesmo oferecendo uma bonificação em dinheiro caso o taxistas feche a compra usando o nome do sindicato.
Enquanto isso os piratas reinam nos eventos de bsb, cobrando preços absurdos em corridas…e nosso representante preocupado em empreender em benefício próprio.
Não nos representa à muito tempo!!!
sued silvio esta totalmente desacreditado pela categoria CHOFER DE PRAÇA em Brasília. nao acreditamos em uma so palavra sua.queremos a sua saida do nosso meio.mas o mesmo parece que se formou em uma escola de ditadura e insiste em ficar sendo que nao nos representa mais.sobre o financiamento do governo e uma verdadeira armadilha para os taxistas do Distrito Federal.nao cairemos nesta arapuca!!!!!!!!
Erick Presidente ASTDF,
O que poderia ser um momento de celebração se torna em um momento de tristeza . Termos a maior força de elétricos da América Latina ? Como convencer um taxista com a sua renda tão fora da realidade adquirir um carro de 180 mil , tendo que financiar 150 mil. O pq nao pensar em um crédito pra toda as modalidades que se encaixem na realidade do taxista. Tendo o esforço do GDF sendo jogado fora , por um interesse em um elétrico sabe lá de quem. Nesse momento quem de fato é favorecido ?? Pq não incluir os híbridos da Toyota ??? Não há interesse ??
Fica as minhas dúvidas .
No dia da reunião que esta ASSOCIAÇÃO DOS TAXISTAS DO DF-ASTDF, conseguiu com o governador, nosso pedido foi de uma linha de crédito com taxas mais baixas para todas as modalidades da categoria independente do tipo de carro, mas infelizmente o presidente do sindicato, gosta de “adoçar o café dele com açúcar dos outros”
Não domos contra o elétrico, porem ainda não é o momento da categoria comprar carro elétrico
Mas nós da ASTDF, vamos continuar lutando junto ao GDF para que a linhde crédito seja para de fato atender os taxistas na compra ou na quitação de qualquer carro que se enquadre nas características da lei.
Mas eu deixo aqui uma sugestão para o presidente do SINPETAXI. VENDA O SEU COROLLA CROSS E CONVENÇA SUA ESPOSA VENDER O DELA E COMPRE DOIS CARROS ELÉTRICOS AI VC PODE INDUZ A CATEGAEIA ENTRAR NESSA ATUAL BARCA FURADA
sued silvio esta totalmente desacreditado pela categoria CHOFER DE PRAÇA em Brasília. nao acreditamos em uma so palavra sua.queremos a sua saida do nosso meio.mas o mesmo parece que se formou em uma escola de ditadura e insiste em ficar sendo que nao nos representa mais.sobre o financiamento do governo e uma verdadeira armadilha para os taxistas do Distrito Federal.nao cairemos nesta arapuca!!!!!!!!
Isso aí e furada a categoria não vai aderir essa taxa de juros de 1.75 ao mês isso e fora da curva,em Dubai ele falou em carência de 6 meses agora e 3 o juros de 1%ao mês agora e 1.75 meus 20% de entrada não vai vingar .
Infelizmente o governador não sabe que esse cidadão não representa a categoria e a categoria sabendo que o mesmo está a frente da tal negociação não vai aderir prefiro apagar mais caro do que fazer negócio onde este cidadão está a frente ele não me representa de forma alguma nunca fez nada pela categoria só prejudicou durante todos esses anos