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Falta de reajuste nas tarifas há 8 anos gera perdas para taxistas de Brasília e agrava tensões no SINPETAXI

Táxis de Brasília
Além do embate dentro do sindicato, a categoria de taxistas está sofrendo com a defasagem das tarifas - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A tarifa de táxi em Brasília está congelada há oito anos, gerando insatisfação crescente entre os taxistas que enfrentam aumentos constantes nos custos operacionais. O Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (SINPETAXI) tem sido palco de intensos conflitos internos, com acusações e ameaças envolvendo o presidente Sued Silvio e o diretor social Wesley Alves.

Wesley Alves acusa o presidente do sindicato e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, de serem os responsáveis pelo bloqueio do reajuste tarifário. “Nossa tarifa está muito defasada, e um aumento de, no mínimo, 35% seria necessário”, afirmou Alves. Ele destacou que, apesar de a vice-governadora Celina Leão já ter autorizado um estudo para o reajuste, a medida foi boicotada internamente por Sued Silvio.

Em contrapartida, Sued Silvio nega qualquer interferência e apresentou ofícios protocolados em 2022 e 2023 solicitando o aumento à Secretaria de Mobilidade. Segundo ele, o governo é o único responsável pela decisão de reajustar as tarifas, conforme previsto na Lei 5.323/2014. “Fizemos vários pedidos, mas o governo informou que o reajuste só será estudado no ano que vem. Continuamos tentando, mas não depende de nós”, afirmou Sued.

As divergências entre os dois diretores do sindicato também são agravadas por acusações pessoais. Sued Silvio acusou Wesley Alves de perseguição e ameaças, com áudios divulgados em que o diretor prometia “acabar com a vida” do presidente. Em resposta, Wesley negou ter feito qualquer ameaça de violência, afirmando que sua intenção era “acabar com as mazelas” da gestão de Sued Silvio.

Além do embate dentro do sindicato, a categoria de taxistas está sofrendo com a defasagem das tarifas. O último reajuste foi em 2016, e atualmente os valores praticados em Brasília são de R$ 2,85 para Bandeira 1, R$ 3,66 para Bandeira 2, R$ 5,24 para a Bandeirada e R$ 31,72 pela hora parada. Wesley Alves defende que o reajuste é essencial para cobrir os custos operacionais, que dispararam nos últimos anos, com o aumento do combustível, manutenção dos veículos e outros insumos.

Taxistas como Elízio Oliveira Costa e Hélio Silva compartilharam suas frustrações com a defasagem nas tarifas. “Estamos pagando para trabalhar. O custo de vida em Brasília é altíssimo, e sem reajuste não conseguimos equilibrar as contas”, desabafou Hélio. A categoria clama por uma solução rápida, mas enquanto o impasse político e as disputas internas no sindicato persistem, os profissionais continuam a enfrentar um cenário cada vez mais difícil.

Áudios revelam ameaças e acusações

Sued Silvio, presidente do SINPETAXI do DF
Sued Silvio, presidente do SINPETAXI do DF – Foto: Arquivo Pessoal

O presidente Sued Silvio compartilhou com o Portal Ei Táxi áudios gravados em grupos de WhatsApp, nos quais o diretor Wesley Alves faz ameaças diretas. Em um dos trechos, Wesley afirmou:

“Ele arrumou não uma pedra no sapato, mas uma montanha na cabeça. Agora eu tô aí pra fazer o que ele quer, acabar com a vida dele. Ou ele renuncia, ou apanha, ou vai preso.”

Essas declarações geraram forte preocupação entre os taxistas e a diretoria do sindicato, que vê nessas falas um claro indício de violência e perseguição. Sued comentou sobre a gravidade das ameaças e diz que as atitudes de Wesley têm agravado a situação em que se encontra o sindicato e a categoria:

“Essas ameaças não são apenas contra mim, mas contra toda a estrutura do sindicato. Ele tem fomentado um clima de ódio e desrespeito que prejudica os taxistas e o sindicato.”

Wesley Alves responde às acusações

Wesley Alves, diretor do SINPETAXI
Wesley Alves, diretor do SINPETAXI – Foto: Arquivo Pessoal

Em resposta, Wesley negou qualquer intenção de violência física e alegou que suas falas foram mal interpretadas. Ele declarou ao Portal Ei Táxi:

“Quando eu disse que ia ‘acabar com a vida dele’, não estava falando de violência. Eu estava me referindo a expor as falcatruas dele no sindicato. Nunca ameacei ninguém de morte, muito menos o presidente. A categoria está revoltada, e minha fala foi em nome da frustração dos taxistas.”

Essa troca de acusações entre os dois membros da diretoria evidencia uma divisão interna que, segundo Wesley, está enraizada em falhas administrativas de Sued:

“Ele não presta contas há anos, e o sindicato continua afundando em dívidas. Os taxistas estão cansados dessa gestão ineficiente.”

A polêmica do TaxiGov

O programa TaxiGov, que tem como objetivo oferecer transporte aos servidores federais, também foi motivo de controvérsia entre os líderes do sindicato. Sued Silvio, presidente do SINPETAXI, afirmou que Wesley Alves teria feito uma denúncia que resultou no seu desligamento do programa. “Fui informado de que o Wesley denunciou meu nome à VIP Service, alegando que eu estava preparando um golpe contra o serviço deles, e isso levou ao meu desligamento”, declarou Sued.

Em resposta, Wesley confirmou que fez a denúncia, mas defendeu sua ação como uma medida necessária para proteger a integridade do serviço. “Eu não me arrependo. O que fiz foi alertar a VIP Service sobre um possível golpe que estava sendo arquitetado por Sued. Era meu dever como taxista”, afirmou Wesley.

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Respostas de 26

  1. Bom dia! Sou Taxista há mais de 32 anos e me sinto desprestigiado com a atual presidência do SINPETAXI. Primeiramente ele alterou o estatuto para poder negar o direito adquirido, leia-se direito adquirido, dos Taxistas como meu finado pai que contribuíram para o Sindicato durante uma vida de voto aos aposentados. Depois criou uma figura inovadora, em relação a antiga, de Delegado Sindical o qual não precisa pagar mensalidade sindical para poder ter voto e tudo mais, dando total liberalidade ao SINDICATO nomear e destituir a hora que bem entendesse qualquer Delegado Sindical, não inserindo no estatuto nenhuma cláusula que limitasse ou fixasse, mesmo que proporcionalmente a quantidade destes que poderiam ser nomeados. No mesmo estatuto do SINPETAXI, que vejo mais para atender aos desejos e anseios pessoal do Presidente em gozo dos direito, fixou a mensalidade em 5%, (cinco pontos percentuais) do salário mínimo vigente, mesmo em uma época de Pandemia onde todos os lucros caíram devido as medidas impostas pela doença mundial. Desta forma está claro que o Presidente do Sindicato avocou para ele o SINPETAXI e se diz o representante de uma categoria onde somente ele e os Delegados Sindicais, nomeados e destituídos por ele a seu bel prazer, podem exercer qualquer votação na representação da categoria. Desta forma nesta última eleição mesmo tento mais de 260 votantes, praticamente todos delegados nomeados por ele não conseguiu angariar nem mesmo 130 votos a seu favor, mesmo sendo chapa única e os outros candidatos às diversas diretorias votando nele. Desta forma, apesar do SINPETAXI está com CNPJ inapto e não poder contratar com ninguém pois nem mesmo tem conta corrente liberada para receber as mensalidades do Sindicato que em tese seriam pagas pelos sindicalizados ainda se diz e se nomeia Representante da categoria com interesses os mais diversos como políticos e financeiros. Atual Presidente não representa a categoria em minha, repito em minha, humilde opinião.

  2. Eu Alex de Sousa Sou filho de um dos taxistas pioneiros em Brasília que se associou e pagou a mensalidade sindical até. ter o direito de se aposentar pela instituição denominada Sinpetaxi e pleitear o direito de voto para escolha de novas presidências e esse cidadão por nome de Sued Silva que se entitula presidente que fez uma eleição vergonhosa onde só aliados ao mesmo poderam votar onde numa categoria que tem 4500 taxistas só 189 tiveram o direito ao voto sendo que o mesmo cidadão citado a cima tirou o direito dos aposentados votarem e desde o início de sua gestação durante esses oito anos foi feito uma gestão sem transparência enganosa e fazendo com que o sindicato citado Sinpetaxi essa instituição chegou a falência a está inapto o seu CNPJ por dívidas adquiridas em sua gestação o mesmo fes pronúncias de áudios dizendo que não colocaria dinheiro óbitos junto a categoria de taxistas porque o sindicato teria acumulado dívidas e a justiça levaria sendo destemor da justiça e engando todos órgãos fiscalizadores sendo Receita Federal Secretaria de Fazenda Justiça trabalhista etc sendo que os áudios são verídicos e fácil de conseguir sendo o mesmo tendo favorecimento junto as secretárias e que não tomam nem um tipo de providências junto ao mesmo sendo omissas e hoje nos dias atuais a categoria está revoltada e não aceita mais o mesmo como presidente e o mesmo também entrou de conchavo junto a uma instituição chamada Antaxi e desviou toda verba do sindicato para essa instituição deixando o sindicato se aprofundar em dívidas imensas por mal gestão e enganando a justiça e em relação ao mesmo se sentir ameaçado isso é pura mentira onde nós da categoria não precisamos de resolver qualquer situação sobre agressão e truculência ele hoje fala mal do diretor Weslley porque o mesmo se rebelou e não concordou com suas ilicitudes perante a sua gestação junto ao sindicato e lembrando mais que a categoria está sem representação perante ao governo sem reajuste de tarifa durante a 8 anos e outras situações sendo que a categoria na gestão desse cidadão só sofreu perdas irreparáveis

  3. E lamentável a gestão desse cidadão frente ao sindicato que ele diz representar, acabou com o patrimônio do sindicato, posto de gasolina na 302 Sul, Loja do Sindicato na 403 Sul, Guincho do sindicato e etc. deixou tudo ir a Leilão a Revalia.
    8 anos a frente do sindicato só arrecadando e não pagou nada do sindicato e colocou uma associação Laranja chamada Antaxi, onde todo dinheiro ia para essa associação e de lá não sei pra onde era distribuído, Nunca prestou conta pra categoria e muito menos para a SEMOB. Auditoria já nas contas do Simpetaxi dos últimos 8 Anos. Reajuste da tarifa que a 8 anos está congelada.

  4. Estamos com nossa tarifa defasada são 8 anos sem reajuste e nesse periodo tudo ficou mais caro, precisamos de reajuste urgentemente.

  5. Marcelo (Marcelinho)
    Reajuste Já.
    sobre o Sinprtaxi já era pra ter feito um acordo com essa dívida que o presidente diz impagável mas não, ele prefere desviar o dinheiro arrecadado pra uma empresa de fachada primeiro a vou de táxi agora a antaxi. esse é o único sindicato que não quer associados faz tudo do jeito dele. no primeiro mandato fichou todos os membros da chapa dele para se beneficiar no dinheiro dos bens que foram a leilão agora só tem olhos pra fila do ponto do aeroporto .
    Sued presidente do Simpetaxi vc e covarde falso sem palavras não ajuda em nada já era pra vc .
    FORA SUED

  6. precisamos de reajustes urgente, estamos trabalhando no vermelho e não temos um representante com sangue nas veias pra comprar essa briga em prol da categoria.
    precisamos de nova eleição onde todos possam votar

  7. Precisamos urgente de reajuste da tarifa, já estamos desde 2016 sem nenhuma reação do governo, de lá pra cá tudo mais que dobrou o valor, também Precisamos de um verdadeiro representante da nossa categoria, eleições já pra todos autorizatsrios e auxiliares cadastrados na semob

  8. Fora sued vc já conseguiu acabar com nossa categoria durante 8 anos , o taxista de Brasília acordou e não vai mais engolir suas falácias e ditaduras! Foraaaaa sued silvio

  9. mos taxista de Brasília estamos jogados pra cobras, sem reajuste a 8 anos
    temos um presidente do sindicato que não faz nada

  10. Boa tarde! esse senhor (SUED) não representa a categoria! eleição de 2024 e as anteriores não teve a participação da categoria na votação.

  11. Presidente que a 8 anos não faz nada que favoreça o taxista usa a categoria taxia para benefício próprio sobre a tarifa necessitamos do reajuste com urgência pois a anos estamos precisando desse aumento.
    E a 90% da categoria e fora $ued..

  12. 8 anos de omissão do Sr presidente do sindicato e seus diretores, junto com o governo…..8 anos Sem aumento, sem condições de trabalho…..
    Ninguém desse sindicato e de sua diretoria merece representar o taxista…..
    A pirataria tomou conta do Distrito Federal e Ninguém faz nada…..
    O golpe fatal foi o presidente do sindicato pedir pra entrar na uber….

  13. A eleição do sindicato dos taxistas,foi no modelo da eleição da Venezuela,apenas um concorrente,onde o mesmo não teve adesão 100% dos filiados ao sindicato,Sued está a 08 anos sem prestar conta,e tendo enriquecimento sem provar ,de onde vem sua renda ,queremos prestação de contas já,e uma nova eleição

  14. esse SUED NÃO REPRESENTA A VONTADE DA CATEGORIA,EGOISTA,SO PENSA NO BOLSO DELE,TEM AUDIO Q ELE CHAMDA O TAXISTA D DISGRAÇA,ENTRE OUTROS TAXISTAS Q SAO MAL TRATADO VERBALMENTE,por esse dito presidente.NOS A MAIORIA DOS TAXISTA PEDÍAMOS A ELE UMA ELEIÇAO ABERTA EM Q TODOS POSSAM VOTAR,ELE USA DO ARGUMENTO Q P ESTÁ TUDO NAO PERMITE PQ NAO PAGAMOS O SINDICATO,MUDE O Estatuto E VEREMOS WUEM TEM A MAIORIA CIDADÃO.
    VC NAO TEM MEIA DUZIA D VOTO

  15. Bom dia,
    Eu sou Elisio Oliveira Costa taxista desde 1987 e estou insatisfeito com o o GDF devido não nos conceder um reajuste na tarifa a 8 anos e nos estamos sofrendo para manter o bom serviço e cumprir com as exigências da lei 5323/14, o custo de vida subiu os insumos tbm subiram bastante nesse 8 anos sem reajuste.

  16. E um absurdo. Oito anos sem nenhum reajuste! todo aumentou. alimentação, água energia combustível até os veículos. falta de comprometimento do GDF com os taxista de Brasília

    1. Na verdade, o cidadão que se diz presidente do sinpetaxi, só tem prejudicado a categoria com suas ambições pessoais
      Não tem uma conquista na sua terceira fraudulenta gestão, das quais nunca terminou com a diretoria que iniciou, inclusive na última onde apenas 119 taxistas votaram e ninguem nunca viu o resultado de forma clara. Inclusive, segundo o diretor social, Wesley Alves, o presidente teria votado por varios taxistas que nao estavam presentes
      A declaração do diretor que estava escalado como mesário é grave é mostra que a categoria estará em maus lençóis enquanto o pceudo presidente continuar, o que vamos lutar para que a permanencia dele não se alongue
      Respeite a categoria Sued, tenha hombridade pelo menos uma vez na vida e saia fora. Renúncia, para o bem da família taxista, da qual vc só se aproveitou.

  17. Está pessoa que se diz presidente dos taxista não representa ninguém alega que se subirá atarefa diminuirá o número de corrida perdendo para os app e hoje a tarifa e a mais baixa da maioria das capitais e que segundo o presidente Sued dia que quem não quer dar o aumento é o governo mas descobrimos recentemente que na maioria das vezes que tira de pauta é o próprio presidente da categoria e assim segue a falta de compromisso com a categoria a onde temos um presidente ganancioso e que quer que os taxista trabalhe forçadamente em sua plataforma manipuladora onde ele tenta inverter tudo que fala ou faz em sua volta

    1. Estamos com nossa tarifa defasada são 8 anos sem reajuste e nesse periodo tudo ficou mais caro, precisamos de reajuste urgentemente.

  18. essa briga entre os dois que foram sitados não tem nenhuma relevância para mim assunto importante é o reajuste que precisamos, está insustentável trabalhar com essa tarifa…

  19. sued é um artista, precisa ser estudado pela nasa, inverte as histórias e dentro de seu mundo particular cria outra narrativa.

    pq o CNPJ não está no nome de sued?
    pq não tem prestação de contas?
    pq não tem aumento nem melhorias para o taxi?
    o que foi feito com a mega arrecadação de 8 anos se as contas do sindicato não foram pagas?

    o buraco é gigantesco, pode cavucar que. tem mais coisas ai dentro.

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Taxistas de Feira de Santana devem ficar atentos ao prazo da verificação periódica dos taxímetros. O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, convoca os permissionários da cidade para realizar o procedimento obrigatório entre os dias 5 de maio e 13 de junho de 2025.O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Agência Regional do Ibametro, localizada na Avenida Sudene, no Centro Industrial Subaé, bairro Tomba. O agendamento deve ser feito previamente pelo site www.ibametro.ba.gov.br, no ícone “agendamento de serviços”, ou no site do Inmetro, acessando o PSIE – Portal de Serviços do Inmetro nos Estados.Para realizar a verificação, os taxistas devem apresentar os seguintes documentos:– Último certificado de verificação do taxímetro;– Selo de Gás Natural Veicular (GNV), devidamente preenchido, para os veículos que utilizam esse tipo de combustível...Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiFeiradeSantana #TaxistasdeFeiradeSantana #VerificacaoTaximetro #Ibametro

Taxistas de Feira de Santana devem ficar atentos ao prazo da verificação periódica dos taxímetros. O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, convoca os permissionários da cidade para realizar o procedimento obrigatório entre os dias 5 de maio e 13 de junho de 2025.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Agência Regional do Ibametro, localizada na Avenida Sudene, no Centro Industrial Subaé, bairro Tomba. O agendamento deve ser feito previamente pelo site www.ibametro.ba.gov.br, no ícone “agendamento de serviços”, ou no site do Inmetro, acessando o PSIE – Portal de Serviços do Inmetro nos Estados.

Para realizar a verificação, os taxistas devem apresentar os seguintes documentos:

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– Selo de Gás Natural Veicular (GNV), devidamente preenchido, para os veículos que utilizam esse tipo de combustível...

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O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, foi um dos entrevistados desta terça-feira (22) no programa De Cara com o Líder, apresentado pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, na Rádio Baiana FM. O programa especial reuniu representantes de diferentes categorias da mobilidade urbana, como motoristas de aplicativo, mototaxistas e taxistas, com foco em pautas relevantes para o setor em Salvador.Durante sua participação, Denis Paim destacou as principais demandas dos taxistas de Salvador, entre elas, a suspensão das transferências de alvarás de táxi, paralisadas desde o dia 17 de abril. “Essa é uma das nossas maiores preocupações no momento. Precisamos de uma solução urgente”, afirmou Denis. Ele informou ainda que Geraldo Júnior se comprometeu a intermediar uma reunião com o presidente Lula, prevista para os dias 12 a 15 de maio, onde o tema será levado à discussão federal.Outro ponto abordado foi a ampliação da linha de crédito para taxistas na Desenbahia. Segundo Denis, as condições de financiamento ainda são insuficientes. Ele defende que os taxistas tenham acesso às mesmas condições de crédito que foram oferecidas aos mototaxistas, com juros mais baixos e maior facilidade para aquisição de veículos...Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #DeCaraComOLider #RadioBaianaFM #GeraldoJunior

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, foi um dos entrevistados desta terça-feira (22) no programa De Cara com o Líder, apresentado pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, na Rádio Baiana FM. O programa especial reuniu representantes de diferentes categorias da mobilidade urbana, como motoristas de aplicativo, mototaxistas e taxistas, com foco em pautas relevantes para o setor em Salvador.

Durante sua participação, Denis Paim destacou as principais demandas dos taxistas de Salvador, entre elas, a suspensão das transferências de alvarás de táxi, paralisadas desde o dia 17 de abril. “Essa é uma das nossas maiores preocupações no momento. Precisamos de uma solução urgente”, afirmou Denis. Ele informou ainda que Geraldo Júnior se comprometeu a intermediar uma reunião com o presidente Lula, prevista para os dias 12 a 15 de maio, onde o tema será levado à discussão federal.

Outro ponto abordado foi a ampliação da linha de crédito para taxistas na Desenbahia. Segundo Denis, as condições de financiamento ainda são insuficientes. Ele defende que os taxistas tenham acesso às mesmas condições de crédito que foram oferecidas aos mototaxistas, com juros mais baixos e maior facilidade para aquisição de veículos...

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A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, ainda não fechou a cratera que se abriu em um ponto de táxi situado nas imediações do Centro de Convenções, situado no bairro de Salgadinho. De acordo com taxistas que trabalham no local, uma equipe da administração municipal apenas isolou o buraco e foi embora.No local também tem outro buraco, que foi parcialmente fechado, por populares, com metralhas. Mas mesmo assim está interditado.No último dia 10 deste mês, os taxistas que trabalham no ponto de táxi nas proximidades do Centro de Convenções fizeram contato para denunciar uma cratera que se abriu no local.No vídeo recebido pela redação do Portal Ei, Táxi , é possível verificar que o asfalto cedeu e a tendência é que a cratera fique maior. “Como é que vai correr fila de táxi aqui com esse buraco? Está tudo oco!”, afirmou um taxista que oferece corridas no ponto...Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemOlinda  #PrefeituradeOlinda #TaxistasdeOlinda #BuraconoPontodeTaxi #CentrodeConvencoesDeOlinda

A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, ainda não fechou a cratera que se abriu em um ponto de táxi situado nas imediações do Centro de Convenções, situado no bairro de Salgadinho. De acordo com taxistas que trabalham no local, uma equipe da administração municipal apenas isolou o buraco e foi embora.

No local também tem outro buraco, que foi parcialmente fechado, por populares, com metralhas. Mas mesmo assim está interditado.

No último dia 10 deste mês, os taxistas que trabalham no ponto de táxi nas proximidades do Centro de Convenções fizeram contato para denunciar uma cratera que se abriu no local.

No vídeo recebido pela redação do Portal Ei, Táxi , é possível verificar que o asfalto cedeu e a tendência é que a cratera fique maior. “Como é que vai correr fila de táxi aqui com esse buraco? Está tudo oco!”, afirmou um taxista que oferece corridas no ponto...

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A ocupação irregular de vagas de táxi em Salvador tem gerado transtornos e prejuízos para os profissionais da categoria. Denúncias encaminhadas à reportagem do Ei, Táxi revelam que, em diversos pontos movimentados da cidade, veículos particulares ocupam indevidamente espaços exclusivos para táxis, forçando motoristas a parar em locais inadequados ou até mesmo no meio da rua.Os relatos mais recentes envolvem o ponto do Hospital Municipal, no bairro de Boca da Mata, e o ponto do Imbuí, em frente à Sorveteria da Ribeira, mas a situação se repete em diversas regiões da capital baiana.No Hospital Municipal, todas as três vagas regulamentadas são frequentemente ocupadas por carros particulares ao longo do dia. “A gente chega aqui, tem que ficar no meio da rua. E quando aciona a Transalvador pelo NOA [Núcleo de Operação Assistida], não dá em nada”, relatou um taxista. As imagens enviadas à redação mostram a completa ausência de fiscalização no local...Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #Cotae #SemobSalvador #InvasaodePontodeTaxi

A ocupação irregular de vagas de táxi em Salvador tem gerado transtornos e prejuízos para os profissionais da categoria. Denúncias encaminhadas à reportagem do Ei, Táxi revelam que, em diversos pontos movimentados da cidade, veículos particulares ocupam indevidamente espaços exclusivos para táxis, forçando motoristas a parar em locais inadequados ou até mesmo no meio da rua.

Os relatos mais recentes envolvem o ponto do Hospital Municipal, no bairro de Boca da Mata, e o ponto do Imbuí, em frente à Sorveteria da Ribeira, mas a situação se repete em diversas regiões da capital baiana.

No Hospital Municipal, todas as três vagas regulamentadas são frequentemente ocupadas por carros particulares ao longo do dia. “A gente chega aqui, tem que ficar no meio da rua. E quando aciona a Transalvador pelo NOA [Núcleo de Operação Assistida], não dá em nada”, relatou um taxista. As imagens enviadas à redação mostram a completa ausência de fiscalização no local...

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A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou oficialmente a lista final com os taxistas contemplados no sorteio público das vagas de pontos fixos em Porto Alegre. A seleção aconteceu no último dia 11 de março, no Teatro da Unisinos, reunindo 365 permissionários dos 463 inscritos que tiveram suas participações homologadas.Ao todo, foram sorteadas 65 vagas em diferentes pontos da cidade, seguindo a listagem definitiva publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 24 de fevereiro. O sorteio representa uma ação concreta de valorização do transporte individual por táxi e busca atender às necessidades da categoria com mais transparência e organização.O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, reforçou o compromisso da autarquia com os profissionais: “Reconhecemos o empenho da categoria em oferecer um serviço de qualidade e queremos contribuir de forma efetiva para esse reconhecimento”, afirmou.Durante o evento, os sorteados puderam escolher livremente entre os pontos disponíveis, sempre respeitando a ordem de chamada. Cada vaga selecionada era atualizada em tempo real, garantindo clareza e justiça no processo. Vale lembrar que não será formada uma lista de suplência.Além de facilitar o remanejamento de licenças de estacionamento, a iniciativa também colabora para um atendimento mais eficiente e próximo da população usuária do serviço de táxi na capital gaúcha.#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPortoAlegre #PrefeituradePortoAlegre #TaxistasdePortoAlegre #SorteioVagasPontodeTaxi

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou oficialmente a lista final com os taxistas contemplados no sorteio público das vagas de pontos fixos em Porto Alegre. A seleção aconteceu no último dia 11 de março, no Teatro da Unisinos, reunindo 365 permissionários dos 463 inscritos que tiveram suas participações homologadas.

Ao todo, foram sorteadas 65 vagas em diferentes pontos da cidade, seguindo a listagem definitiva publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 24 de fevereiro. O sorteio representa uma ação concreta de valorização do transporte individual por táxi e busca atender às necessidades da categoria com mais transparência e organização.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, reforçou o compromisso da autarquia com os profissionais: “Reconhecemos o empenho da categoria em oferecer um serviço de qualidade e queremos contribuir de forma efetiva para esse reconhecimento”, afirmou.

Durante o evento, os sorteados puderam escolher livremente entre os pontos disponíveis, sempre respeitando a ordem de chamada. Cada vaga selecionada era atualizada em tempo real, garantindo clareza e justiça no processo. Vale lembrar que não será formada uma lista de suplência.

Além de facilitar o remanejamento de licenças de estacionamento, a iniciativa também colabora para um atendimento mais eficiente e próximo da população usuária do serviço de táxi na capital gaúcha.

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Na última quarta-feira (16), a Cooperativa Teletaxi protagonizou um belo gesto de solidariedade em Maceió. Em uma ação social no Parque do Centenário, no bairro do Farol, a cooperativa distribuiu 300 kits repletos de carinho — com chocolates, giz de cera e desenhos para colorir — às crianças que frequentavam o local e moradoras da região.O clima foi de festa e gratidão. Taxistas cooperados da Teletaxi marcaram presença, não apenas como profissionais, mas como cidadãos engajados em contribuir com a comunidade. A ação também foi uma oportunidade para aproximar ainda mais a cooperativa da população, com a entrega de panfletos informativos sobre os serviços de táxi oferecidos pela Teletaxi em toda a cidade.Para Everaldo Jr., presidente da cooperativa, ações como essa reforçam o verdadeiro papel do taxista: “O taxista é muito mais do que um profissional do volante. Ele conhece a cidade, conhece as pessoas e tem sensibilidade para estar presente em ações como essa, que transformam o dia de uma criança e mostram o lado humano da nossa profissão”, afirmou.Com atendimento 24 horas, a Teletaxi é referência em Maceió pela segurança, agilidade e confiança. Os usuários podem solicitar corridas com facilidade por meio do aplicativo Teletaxi Maceió, disponível para Android e iOS — uma forma simples e prática de se locomover com tranquilidade pela capital alagoana.#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemMaceio #TaxistasdeMaceio #TeletaxiMaceio #AcaoPascoa2025

Na última quarta-feira (16), a Cooperativa Teletaxi protagonizou um belo gesto de solidariedade em Maceió. Em uma ação social no Parque do Centenário, no bairro do Farol, a cooperativa distribuiu 300 kits repletos de carinho — com chocolates, giz de cera e desenhos para colorir — às crianças que frequentavam o local e moradoras da região.

O clima foi de festa e gratidão. Taxistas cooperados da Teletaxi marcaram presença, não apenas como profissionais, mas como cidadãos engajados em contribuir com a comunidade. A ação também foi uma oportunidade para aproximar ainda mais a cooperativa da população, com a entrega de panfletos informativos sobre os serviços de táxi oferecidos pela Teletaxi em toda a cidade.

Para Everaldo Jr., presidente da cooperativa, ações como essa reforçam o verdadeiro papel do taxista: “O taxista é muito mais do que um profissional do volante. Ele conhece a cidade, conhece as pessoas e tem sensibilidade para estar presente em ações como essa, que transformam o dia de uma criança e mostram o lado humano da nossa profissão”, afirmou.

Com atendimento 24 horas, a Teletaxi é referência em Maceió pela segurança, agilidade e confiança. Os usuários podem solicitar corridas com facilidade por meio do aplicativo Teletaxi Maceió, disponível para Android e iOS — uma forma simples e prática de se locomover com tranquilidade pela capital alagoana.

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Com chegada prevista para as 14h e partida às 20h, o navio Costa Diadema marca o encerramento da temporada de cruzeiros 2024/2025 no Porto de Salvador. A embarcação trará 4.947 passageiros, vinda do Rio de Janeiro e com destino a Maceió.A presença do Costa Diadema nesta quarta-feira (23) representa a última movimentação de passageiros por navio de cruzeiro na capital baiana nesta temporada. O embarque e desembarque dos turistas acontecerá em um intervalo de seis horas, sendo um período estratégico para os taxistas que atuam na região do Comércio.Como de costume, a expectativa é de alta demanda por transporte, especialmente entre os visitantes interessados em passeios rápidos pelos principais pontos turísticos da cidade e no deslocamento até shoppings e restaurantes. Aos profissionais do volante, a recomendação é estar atentos ao horário de chegada (14h) e à janela de atendimento até a saída da embarcação (20h). A movimentação acontece em pleno feriado de São Jorge, o que também pode influenciar no volume de passageiros e no trânsito local.#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #AgendaNavioCruzeiro2025 #TemporadaCruzeiros2025 #NavioCostaDiadema

Com chegada prevista para as 14h e partida às 20h, o navio Costa Diadema marca o encerramento da temporada de cruzeiros 2024/2025 no Porto de Salvador. A embarcação trará 4.947 passageiros, vinda do Rio de Janeiro e com destino a Maceió.

A presença do Costa Diadema nesta quarta-feira (23) representa a última movimentação de passageiros por navio de cruzeiro na capital baiana nesta temporada. O embarque e desembarque dos turistas acontecerá em um intervalo de seis horas, sendo um período estratégico para os taxistas que atuam na região do Comércio.

Como de costume, a expectativa é de alta demanda por transporte, especialmente entre os visitantes interessados em passeios rápidos pelos principais pontos turísticos da cidade e no deslocamento até shoppings e restaurantes.

Aos profissionais do volante, a recomendação é estar atentos ao horário de chegada (14h) e à janela de atendimento até a saída da embarcação (20h). A movimentação acontece em pleno feriado de São Jorge, o que também pode influenciar no volume de passageiros e no trânsito local.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #AgendaNavioCruzeiro2025 #TemporadaCruzeiros2025 #NavioCostaDiadema
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Um grupo de taxistas que está se sentindo lesado por pagar R$ 40 mensais para trabalhar em pontos de táxi das lojas do Assaí Atacadista da Avenida Recife; do bairro de Boa Viagem, na zona sul; e na Avenida Benfica, no bairro da Madalena; informaram ao portal Ei, Táxi que vão denunciar o caso ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para buscar uma solução.De acordo com esses taxistas, eles são coagidos a pagar uma quantia de R$ 100, a um outro taxista, para poderem começar a trabalhar no ponto de táxi de alguma dessas lojas mencionadas.Depois, devem pagar R$ 10 reais por semana para continuar no ponto. Caso não paguem, são expulsos do local.“É um absurdo o que esse cidadão que se intitula líder desses pontos está fazendo. É como se fosse mais um imposto, já basta o que pagamos para manter o veículo. Vamos pedir ressarcimento de tudo que pagamos a ele, porque isso é injusto, é desleal”, afirmou um taxista que preferiu não se identificar para evitar perseguições...Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoRecife #TaxistasdoRecife #RedeAssaiAtacadistas #ExtorsaodeTaxistas #PontodeTaxi

Um grupo de taxistas que está se sentindo lesado por pagar R$ 40 mensais para trabalhar em pontos de táxi das lojas do Assaí Atacadista da Avenida Recife; do bairro de Boa Viagem, na zona sul; e na Avenida Benfica, no bairro da Madalena; informaram ao portal Ei, Táxi que vão denunciar o caso ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para buscar uma solução.

De acordo com esses taxistas, eles são coagidos a pagar uma quantia de R$ 100, a um outro taxista, para poderem começar a trabalhar no ponto de táxi de alguma dessas lojas mencionadas.

Depois, devem pagar R$ 10 reais por semana para continuar no ponto. Caso não paguem, são expulsos do local.

“É um absurdo o que esse cidadão que se intitula líder desses pontos está fazendo. É como se fosse mais um imposto, já basta o que pagamos para manter o veículo. Vamos pedir ressarcimento de tudo que pagamos a ele, porque isso é injusto, é desleal”, afirmou um taxista que preferiu não se identificar para evitar perseguições...

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No último dia 12 de abril, o Grupo Elite Forever promoveu mais uma de suas ações sociais, desta vez levando esperança e alegria para crianças em tratamento contra o câncer, na capital paulista. A entrega de 100 ovos de Páscoa aconteceu no Centro Apoio à Criança Carente com Câncer - Cândida Bermejo Camargo (CBC), instituição que oferece acolhimento a crianças em tratamento oncológico e suas famílias.O gesto solidário foi liderado por Alexandre Boy, taxista de São Paulo e fundador do Grupo Elite Forever, uma rede nacional formada por profissionais do volante unidos pela amizade e pelo compromisso social. “Foram 100 ovos de Páscoa, com ovinhos de chocolate e outras guloseimas, tudo colocado em sacolinhas preparadas com carinho. Entregamos na CBC, que faz um trabalho lindo cuidando dessas crianças que estão enfrentando uma luta tão difícil”, explicou Boy.A ação faz parte de uma tradição do grupo, que realiza iniciativas solidárias em datas como Páscoa, Dia das Crianças e no fim do ano. “A gente sempre tá fazendo ação social. É um grupo de amigos que se reúne. Fazemos churrasco, pelo menos umas três vezes por ano. A gente se encontra e faz uma resenha”, conta Boy, reforçando o espírito de união que move o grupo...Acesse e leia a matéria completa. link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSaoPaulo #TaxistasdeSaoPaulo #EliteForever #GrupoTaxistas #AcaoPascoa #CBC #CACCC

No último dia 12 de abril, o Grupo Elite Forever promoveu mais uma de suas ações sociais, desta vez levando esperança e alegria para crianças em tratamento contra o câncer, na capital paulista. A entrega de 100 ovos de Páscoa aconteceu no Centro Apoio à Criança Carente com Câncer - Cândida Bermejo Camargo (CBC), instituição que oferece acolhimento a crianças em tratamento oncológico e suas famílias.

O gesto solidário foi liderado por Alexandre Boy, taxista de São Paulo e fundador do Grupo Elite Forever, uma rede nacional formada por profissionais do volante unidos pela amizade e pelo compromisso social. “Foram 100 ovos de Páscoa, com ovinhos de chocolate e outras guloseimas, tudo colocado em sacolinhas preparadas com carinho. Entregamos na CBC, que faz um trabalho lindo cuidando dessas crianças que estão enfrentando uma luta tão difícil”, explicou Boy.

A ação faz parte de uma tradição do grupo, que realiza iniciativas solidárias em datas como Páscoa, Dia das Crianças e no fim do ano. “A gente sempre tá fazendo ação social. É um grupo de amigos que se reúne. Fazemos churrasco, pelo menos umas três vezes por ano. A gente se encontra e faz uma resenha”, conta Boy, reforçando o espírito de união que move o grupo...

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#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSaoPaulo #TaxistasdeSaoPaulo #EliteForever #GrupoTaxistas #AcaoPascoa #CBC #CACCC
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Por Edjane PenaforteFalo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis...Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeComResponsabilidade #TransporteUrbano #ChegaDePrecarizacao #ConcorrenciaJustaJa #TaxiEServicoPublico #TaxistasDoBrasil #SegurancaNoTransporte #RespeitoAoTaxista #TransporteComFiscalizacao #CidadaniaSobreRodas #EdjanePenaforte #TaxiDePalmas #XequeMateNoTransporte #MobilidadeParaTodos

Por Edjane Penaforte

Falo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.

Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.

Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis...

Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeComResponsabilidade #TransporteUrbano #ChegaDePrecarizacao #ConcorrenciaJustaJa #TaxiEServicoPublico #TaxistasDoBrasil #SegurancaNoTransporte #RespeitoAoTaxista #TransporteComFiscalizacao #CidadaniaSobreRodas #EdjanePenaforte #TaxiDePalmas #XequeMateNoTransporte #MobilidadeParaTodos
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Por Edjane PenaforteEnquanto muitos acreditam estar apenas escolhendo uma “opção mais prática” ao chamar um carro por aplicativo, uma estrutura inteira, construída com suor, regulamentação, fiscalização e compromisso com a mobilidade urbana, está sendo desmantelada diante dos nossos olhos: o sistema de táxi.Segundo o engenheiro de trânsito Dr. Nelson Prata, no livro Táxi X Uber: O Conflito sob a Perspectiva do Trânsito e Transporte, a introdução descontrolada de plataformas como a Uber compromete o equilíbrio do sistema modal urbano e desrespeita o ordenamento jurídico nacional. O que se vende como modernidade, na verdade, mascara uma ocupação desleal, impune e desregulamentada do transporte público individual.Taxistas são trabalhadores submetidos à fiscalização rigorosa, leis municipais e estaduais, vistoria de veículos, formação específica e, acima de tudo, ao dever de garantir segurança ao passageiro. Ainda assim, vêm sendo humilhados, perseguidos, marginalizados por um sistema que exalta o “empreendedorismo digital”, enquanto desmonta silenciosamente a dignidade de quem carrega a cidade nas costas...Acesse e leia o artigo completo. Link na Bio📲#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #EdjanePenaforte #TaxistaAeroportoPalmasTocantins #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeUrbana #TransporteComResponsabilidade #ContraAPrecarizacao #TaxiESegurança #FiscalizacaoJa #TaxiLegal #RespeitoAosTaxistas #NaoAoTransporteIrregular #TransporteConsciente #JusticaParaOsTaxistas #GritoDoTaxi

Por Edjane Penaforte

Enquanto muitos acreditam estar apenas escolhendo uma “opção mais prática” ao chamar um carro por aplicativo, uma estrutura inteira, construída com suor, regulamentação, fiscalização e compromisso com a mobilidade urbana, está sendo desmantelada diante dos nossos olhos: o sistema de táxi.

Segundo o engenheiro de trânsito Dr. Nelson Prata, no livro Táxi X Uber: O Conflito sob a Perspectiva do Trânsito e Transporte, a introdução descontrolada de plataformas como a Uber compromete o equilíbrio do sistema modal urbano e desrespeita o ordenamento jurídico nacional. O que se vende como modernidade, na verdade, mascara uma ocupação desleal, impune e desregulamentada do transporte público individual.

Taxistas são trabalhadores submetidos à fiscalização rigorosa, leis municipais e estaduais, vistoria de veículos, formação específica e, acima de tudo, ao dever de garantir segurança ao passageiro. Ainda assim, vêm sendo humilhados, perseguidos, marginalizados por um sistema que exalta o “empreendedorismo digital”, enquanto desmonta silenciosamente a dignidade de quem carrega a cidade nas costas...

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#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Artigos #FalaTaxista #EdjanePenaforte #TaxistaAeroportoPalmasTocantins #ValorizeOTaxi #TaxiResiste #MobilidadeUrbana #TransporteComResponsabilidade #ContraAPrecarizacao #TaxiESegurança #FiscalizacaoJa #TaxiLegal #RespeitoAosTaxistas #NaoAoTransporteIrregular #TransporteConsciente #JusticaParaOsTaxistas #GritoDoTaxi
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