Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Conjuntivites Virais

Foto: reprodução de www.tuasaude.com
Foto: reprodução de www.tuasaude.com

 

Por Ludmila Almeida

 

A Conjuntivite é uma causa muito comum de inflamação dos olhos e pode ser um fator importante de desconforto e faltas ao trabalho. Os sintomas que normalmente surgem no caso de uma conjuntivite viral são coceira intensa e vermelhidão nos olhos, produção excessiva de lágrimas, aumento da sensibilidade à luz e sensação de areia nos olhos. Não é comum ter baixa de visão. Normalmente esses sintomas se iniciam em um olho e após 3 a 4 dias se manifestam no outro olho.

 

De longe, a forma mais comum de conjuntivite infecciosa é a causada por vírus. Em sua maioria são os mesmos vírus que causam os resfriados comuns e as gripes. As conjuntivites infecciosas são mais comuns na época da primavera e do verão, quando as temperaturas estão mais altas e a circulação e aglomeração de pessoas é bem maior. São de contágio extremamente fácil, através de contato com as mãos ou rosto de alguém que está com a doença ou ainda contato com superfícies contaminadas como maçanetas, corrimãos ou qualquer objeto que tenha sido contaminado por secreção de alguém que está doente.

 

Apesar de, na maioria das vezes, a inflamação regredir após alguns dias, o tratamento certo leva a alívio dos sintomas e a uma melhora mais rápida. Por isso, é muito importante a avaliação de um oftalmologista para o diagnóstico correto, receitar a medicação apropriada e para decidir se há necessidade de afastamento do trabalho ou do contato com outras pessoas durante um episódio de inflamação ocular. Receitas caseiras podem causar ainda mais irritação nos olhos. Não é aconselhável a aplicação de água boricada, chás de qualquer natureza ou qualquer substância que não seja prescrita pelo médico que avaliou o caso.

 

Felizmente, a conjuntivite viral não costuma deixar sequelas ou cicatrizes, mas um tratamento inadequado ou automedicação podem levar a complicações. Antes de pingar os colírios, lave bem as mãos com água e sabão e não encoste o bico dosador nos olhos, evitando sua contaminação. Se estiver com sintomas oculares ou em caso de dúvida, procure sempre um oftalmologista.

 

dra ludmila

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Ludmila Almeida

Médica oftalmologista, especialista em córnea e catarata.

 

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 172)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais