Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

“Tamanho não é documento”

Por Conrado Matos    

Eu quero trazer aqui um ditado que eu ouvia no interior em minha época de menino. As pessoas costumavam a dizer: você é tão veloz e esperto como um preá. Para quem não sabe o preá é um animal que vive na caatinga e no cerrado brasileiro. É um animal da família dos roedores, parecido com um porquinho-da-índia. Ele fica durante o dia na sua toca e sai pela noite para se alimentar. O curioso para quem também não tem conhecimento, o preá sabe até nadar. É muito veloz não só pela terra como também é veloz na água. É um animal, embora, pequeno, muito esperto. Geralmente, os preás, andam com dez indivíduos, são unidos e sabem fugir das cobras que é um grande problema em sua vida.

Agora, veio na minha mente ao fazer esta crônica, um velho ditado: “tamanho não é documento”. Este ditado é muito antigo e a gente às vezes não sabe explicar porque coisas tão pequenas diante do nosso olhar sobrevivem, como por exemplo, um gesto de amor, empatia, carinho e afeto. Não precisa tantas coisas grandes para nos amar e amar os outros. Incrível que, as coisas simples são as mais densas em nossos corações. Elas nos ensinam a ser também esperto tão quanto o preá que sai da sua toca pela noite para se alimentar, dividindo com seus companheiros e ainda tendo que andar fugindo dos terríveis predadores.

Não pensem que pessoas simples, aparentemente pequenas, são bobas. Elas têm formas e caminhos para se virarem. Essas pessoas não têm grandeza física, porém tem grandeza e sabedoria na alma. Quantos elefantes e leões viveram e se foram não deixando boas lições de vida, como Hitler e Stalin? Quantos sábios viveram, no caso de muitos espiritualistas, filósofos, como Freud, Buda e Gandhi, deixando belos ensinamentos de vida?

Nós precisamos é deixar de olhar mais para o umbigo e olhar para nossa alma e as pessoas. É olhando para alma que podemos ter amor e amar as pessoas. Um pequeno preá pode melhorar o mundo e um rinoceronte pode destruir. Pra que guerra e ameaças? O mundo precisa de paz e harmonia. Vamos entrar em guerra contra a fome, pobreza e desigualdade social no mundo; vamos ser “espertos” no bom sentido, promovendo qualidade de vida humana; vamos ser dez preás andando unidos pela noite do que um vampiro sugando e matando na madrugada.

Para construir um amor ideal entre os homens é necessário se amar e respeitar os demais seres. Um por baixo e o outro por cima não dá certo. Precisamos igualar e fazer com que todos cresçam e sejam felizes. Não uns com menos e outros com muito. Pensem nisso!

 

foto de conrado | Ei Táxi

 

 

 

 

 

Conrado Matos

Psicanalista, Poeta, Filósofo e Escritor.

E-mail: [email protected]

(Visitas totais 1.312)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais