O secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, atendeu a um pedido emergencial da Associação Geral dos Taxistas (AGT) e determinou a liberação imediata de crachás para taxistas que aguardavam o documento para poderem trabalhar no Carnaval. A solicitação foi feita pelo presidente da AGT, Denis Paim, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (26), onde ele expôs a situação crítica enfrentada pela categoria devido à lentidão na análise e emissão dos crachás pela Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae).
Taxistas estão apreensivos
De acordo com Paim, muitos taxistas estão apreensivos, sem saber se conseguirão trabalhar durante o Carnaval, devido à demora da Cotae em processar os documentos. “Têm dezenas de taxistas, talvez até mais de cem, que estão dependendo que a Cotae emita o crachá para poderem trabalhar, só que a coordenadora resolveu travar o andamento dos processos”, disse.
O presidente da AGT explicou ao secretário que, mesmo com a documentação regular, os taxistas não estavam conseguindo obter os crachás, pois o processo dependia da assinatura da coordenação. Pablo Souza garantiu que não quer prejudicar os taxistas e prometeu acabar com as pendências para garantir que os profissionais possam trabalhar normalmente.
Reunião já trouxe resultados
Após a reunião, Denis Paim avaliou o encontro como positivo e destacou que Pablo Souza determinou que servidores fossem deslocados para agilizar a emissão dos crachás. O secretário, no entanto, informou que não será possível realizar vistorias pendentes, pois a sede da Cotae nos Barris não terá expediente nesta quinta-feira (27).
“Foi uma reunião importante. O secretário demonstrou boa vontade para resolver a situação e já determinou que os crachás e boletos fossem emitidos. Eu mesmo já recebi alguns aqui no meu WhatsApp”, afirmou Paim.
O taxista Valtercio Peterson Ribeiro Sousa (A-5094) foi um dos que tiveram a situação resolvida imediatamente após a reunião. Antes do encontro, ele havia sido informado por funcionários da Cotae que seu crachá não ficaria pronto antes do Carnaval. No entanto, poucas horas depois da reunião entre Paim e Pablo Souza, o crachá foi emitido e entregue.
“Eu ia ficar sem trabalhar no Carnaval porque eles não poderiam emitir um crachá, mesmo com minha documentação toda certa? No melhor momento para a gente ganhar uma moedinha para poder sustentar os meses seguintes? Isso está certo?”, desabafou Valtercio.
Já o taxista Ieriedio Pereira dos Santos (A-3583) ainda aguarda a conclusão da análise de sua documentação. Ele enviou os documentos na sexta-feira (21), precisou corrigir um item e reenviou na segunda-feira (24), mas até o momento não recebeu o boleto para pagamento nem a confirmação da liberação do crachá.
“Eu nunca vi tanta burocracia para tirar um documento desse, são mais de 10 certidões que a gente tem que apresentar. E se pegarem a gente sem o crachá, que é nosso instrumento de trabalho, vem multa, apreensão e humilhação”, criticou Ieriedio.
Expectativa de regularização ainda nesta quinta (27)
Denis Paim afirmou que muitos taxistas terão a situação resolvida entre hoje e amanhã, conforme garantido pelo secretário de Mobilidade. A prioridade será para aqueles que já deram entrada no processo e estão aguardando apenas a finalização do documento.
“Ele disse que vai resolver se o taxista já tiver dado entrada no processo e se estiver faltando só essa questão da assinatura ou do boleto, ele vai finalizar”, confirmou o presidente da AGT.
Agora, a categoria aguarda que a determinação do secretário seja cumprida e que todos os taxistas que estão aptos possam trabalhar normalmente durante o Carnaval de Salvador.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).