A primeira semana de funcionamento da plataforma Salvador Digital, lançada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) por meio da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), tem enfrentado dificuldades em oferecer um atendimento on-line eficiente aos taxistas de Salvador. Embora a intenção seja otimizar os serviços para os autorizatários, a transição tem sido marcada por instabilidades e falhas.
Muitos taxistas têm experimentado frustrações devido à incapacidade de resolver pendências com o órgão. A plataforma digital tem apresentado falhas de sistema e prazos de resposta mais longos do que o esperado, gerando estresse e, em alguns casos, desespero para aqueles que dependem dos serviços para trabalhar.
A plataforma carece de um sistema de pagamento mais eficiente, já que os pagamentos são realizados por boletos bancários, o que demanda mais tempo para a confirmação do pagamento e a liberação dos documentos necessários. Por isso, tem sido necessária a intervenção humana para concluir solicitações feitas por autorizatários.
Alguns autorizatários até conseguiram receber o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e posteriormente o seu crachá de condutor digital, mas, ainda assim, foi necessária a intervenção humana. Em alguns casos, além do taxista não receber o DAM, eles não tiveram avisos sobre o andamento da solicitação e também não tinham a possibilidade de entrar em contato com um call center, por exemplo, que pudesse lhe esclarecer como estava o andamento do seu processo, o que tem gerado frustração nos usuários.
O órgão também não pensou no suporte presencial como deveria, não disponibilizou mão de obra suficiente para prestar o atendimento e tirar todas as dúvidas do público, especialmente daquelas pessoas que não possuem habilidades tecnológicas como os idosos. Diversos taxistas que sentiram dificuldade de acessar o Salvador Digital, seja pelo celular ou pelo computador, tentaram resolver suas pendências presencialmente, durante esta última semana, mas não tiveram sucesso, porque os funcionários alegavam que o serviço deveria ser solicitado pela plataforma digital. Essa situação provocou estresse e desespero em alguns profissionais, que não identificam no órgão um preparo adequado para prestar um atendimento conforme a necessidade do público, principalmente pelo momento de transição do modelo de atendimento, de presencial para virtual.
Representantes da categoria têm se esforçado para apoiar seus colegas durante essa fase de transição, o que é plausível, enquanto os gestores responsáveis por coordenar o Salvador Digital precisam se empenhar mais na comunicação e resolução de problemas para evitar desgastes entre taxistas e servidores da prefeitura.
Os gestores Fabrizzio Muller (secretário da Semob), Armando Yokoshiro (diretor de transporte da Semob) e Luila Neves (coordenadora da Cotae) devem buscar melhorar a gestão do sistema e a comunicação com os autorizatários para minimizar os problemas enfrentados e garantir a eficiência do Salvador Digital.
Respostas de 2
Bom dia Por enquanto estou acessando e edta tendo um.pouco de dificuldade. mas doravante melhora
Boa tarde, quero deixar minha insatisfação com este portal de serviço oferecidos pela prefeitura. Uma vez que, qualquer solicitação que fazemos, não tem resposta. Além disso, não tem nenhum prazo para resolução do serviço solicitado. Fica parecendo que fizeram está plataforma para dar um desculpa a população. Estou desde o dia 02/05 aguardando a solicitação de um serviço prestado pela prefeitura e até agora sem nenhuma resposta.