A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publicou na última segunda-feira (30) a Resolução nº 3784, que autorizou o reajuste das tarifas dos serviços de táxi no município do Rio de Janeiro. As novas tarifas já começaram a valer desde a 0h desta quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2025, contemplando as categorias de táxis Convencional e Executivo.
Novas tarifas para táxis Convencionais
– Bandeirada: R$ 6,20
– Tarifa Quilométrica I: R$ 3,65 (dias úteis, das 6h às 21h)
– Tarifa Quilométrica II: R$ 4,38 (período noturno, domingos, feriados e subidas íngremes)
– Tarifa de espera ou hora parada: R$ 45,99
– Tarifa por volume transportado: R$ 3,65 (para volumes acima de 60 cm na maior dimensão e 30 cm nas menores)
Novas tarifas para táxis Executivos
– Bandeirada: R$ 8,35
– Tarifa Quilométrica: R$ 6,25
– Tarifa de espera ou hora parada: R$ 78,75
– Tarifa por volume transportado: R$ 3,65
– Tabela horária à disposição do passageiro: R$ 162,00
Tabela de conversão
Os taxistas deverão imprimir a nova tabela de conversão taximétrica, que está disponível no site da SMTR. A tabela deverá ser apresentada ao passageiro no momento da cobrança. A utilização de tabelas divergentes ou inadequadas poderá acarretar penalidades previstas no Código Disciplinar do Decreto Rio nº 48.072/2020.
Impacto para os taxistas
Com o reajuste, a bandeirada e as tarifas quilométricas das duas categorias tiveram aumento, refletindo a necessidade de atualização frente aos custos operacionais do serviço. A tabela de conversão garante a transparência na cobrança, permitindo que o passageiro confira o valor final da corrida.
Os novos valores foram definidos com base no equilíbrio entre os serviços de táxi e outros modais de transporte na cidade, promovendo uma atualização justa para os autorizatários do serviço.
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Respostas de 8
Bom dia!
Se nao mudar as leis o fim dos taxis sera certo. E para piorar apartir de maio nao vai mais poder verder ou doar para os herdeiros a autonomia, assim que o permissionario falecer a autonomia voltara para a prefeitura para sorteio.
Sou motorista de app nos fins de semana e ao menos 2 vezes da semana conciliando rotas com destinos que preciso para minha outra atividade.
Acho justíssimo o reajuste dos táxis, gostaria muito que os app também tivessem reajustes, e que tivesse vistoria nos veículos. Óbvio que existe carro de táxi em condições ruins, talvez uns 10% da frota, mas nos app, mais de 50% da frota é sucateada, pneus carecas, para-choques remendados com fitas.
Isso se deve a uma falta de regulamentação rígida, que ajude os motoristas a terem uma tarifa justa, e a falta de fiscalização (vistoria) nos carros.
O mercado está consolidado, infelizmente (ou felizmente) para os taxistas tem essa concorrência, mas que está desigual para ambos.
O motorista de app ganha muito pouco, o taxista ganha o justo, porém devido a Uber e 99, ambos profissionais estão sofrendo.
obs. Faço poucas corridas, pois sou muito criterioso nas escolhas delas. Cada dia está pior as condições, mas não baixo minha régua.
um abraço aos amigos taxistas.
REGULAMENTAR OS APPS UBER ETC
O TRANSITO DA CIDADE NUNCA ESTEVE TÃO INPACTADO PRINCIPALMENTE NA ZONA SUL ONDE SE CONCENTRA A MAIOR PARTE DOS UBERS, VINDO DE OUTROS MUNICÍPIOS..OS TAXISTAS EXISTE A NORMA DE NÃO TRABALHAR EM OUTROS MUNICÍPIOS POR JÁ EXISTIR LÁ TAXIS..
APPS NÃO PAGAM OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS ME PARECE JUSTO QUE SE LIMITE A QUANTIDADES DE CARROS DE APPS E QUE TRABALHEM EM SEUS MUNICÍPIOS ….
E FISCALIZAR O QUE N8S TAXISTAS VEMOS SÃO CARROS SEM CONDIÇÕES DE SEGURANÇA MINIMA TRABSPORTANDO PASSAGEIROS…
QUEREMOS APENAS QUE SE LIMITE QUANTIDADE DE CARROS E QUE TRABALHEM EM SEUS MUNICÍPIOS.
O reajuste é necessário precisamos que a prefeitura divulgue o nosso app táxi Rio em painéis pela cidade em rede de televisão e os app sejam regulamentados como nós somos quem maro na cidade do Rio podendo circular somente no Rio quem mora em Duque de Caxias somente em Duque de Caxias em Niterói somente em Niterói e assim por diante PREFEITURA ATUANDO NÃO SOMENTE PARA PREJUDICAR MAIS PARA NOS BENEFICIAR O TAXISTA PRECISA DE APOIO
o profissional do táxi precisa do reajuste , mas o que mais precisa é que o poder público cumpra com suas obrigações e faça a regulamentação dos aplicativos de transporte , que hoje causam um gigantesco prejuízo a economia das cidades no Brasil por conta da libertinagem a que a política os trata .
só na capital do RJ são mais de 1 milhão de carros , sem controle e sem fiscalização , isso só fazem aqui no Brasil , o país da corrupção , judiciário vendido aos interesses de quem paga + …
o município do Rio de Janeiro não está preocupado com o taxista, e sim com as lojas de aferição e com peso medida (ipem) o taxista não querem aumento e sim respeito,fim das vistoria, e o fim da aferição, para pode competir com a uber.
Eu quero reajuste sim, que história é essa do taxista não querer reajuste?
parabéns aos representantes pois infelizmente aqui em São Paulo estamos sem nenhum inclusive os sindicatos omissos e mesmo quando tínhamos era como se não tivéssemos também