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Projeto de Lei prevê criação do “Táxi Luxo” no Rio de Janeiro  

Táxi preto
A vereadora Vera Lins afirma que o “Táxi Luxo” atenderá a uma demanda crescente, com potencial para posicionar o Rio de Janeiro entre as cidades que oferecem serviços de transporte executivo e premium

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro analisa a proposta de criação do “Táxi Luxo”, uma nova categoria de transporte voltada para o público que busca maior sofisticação e qualidade. O projeto de lei complementar nº 190/2024, apresentado pela vereadora Vera Lins, tem como objetivo modernizar o setor, atender às demandas de alto padrão e contribuir para o fortalecimento do turismo na cidade.

Exigências para a frota de luxo  

O projeto estabelece requisitos específicos para os veículos que integrarão a categoria, entre eles:  

– Modelos de carroceria sedan, station wagon, SUV, hatch ou minivan;  

– Potência mínima de 109 cavalos;  

– Equipamentos obrigatórios como ar-condicionado, direção elétrica ou hidráulica, e bancos revestidos em couro ou material similar;  

– Sistemas de segurança avançados, incluindo airbags, freios ABS e cintos retráteis;  

– Tecnologia embarcada, como sistemas de navegação e monitoramento online;  

Os veículos também deverão atender a um padrão visual pré-definido, utilizando pintura sólida, metálica ou perolizada. Modelos de marcas como Mercedes-Benz, Audi, BMW e Toyota Camry foram citados como exemplos adequados para a frota.  

Benefícios fiscais e seguro  

Para incentivar a adesão ao “Táxi Luxo”, o projeto prevê benefícios fiscais similares aos oferecidos aos táxis convencionais. O seguro obrigatório para os veículos dessa categoria deverá ser 50% superior ao dos táxis tradicionais, assegurando maior proteção para passageiros e motoristas.  

Regras de vida útil  

A proposta também determina que a frota seguirá as normas já vigentes sobre a vida útil dos veículos, conforme regulamentado pela Lei 8.546/2024.  

Impacto no mercado  

A vereadora Vera Lins afirma que o “Táxi Luxo” atenderá a uma demanda crescente, com potencial para posicionar o Rio de Janeiro entre as cidades que oferecem serviços de transporte executivo e premium. Segundo ela, cidades como São Paulo, Paris e Nova York já possuem iniciativas semelhantes, integrando transporte de alto padrão ao turismo e ao mercado de eventos.  

“A categoria representa modernização e profissionalização do setor, conectando o Rio de Janeiro às melhores práticas globais em transporte de luxo,” destacou a parlamentar.  

Perspectivas e próxima etapa  

Caso aprovado, o projeto beneficiará setores como hotelaria, eventos e turismo, ampliando a competitividade dos táxis frente às plataformas de transporte por aplicativo. A expectativa é que o “Táxi Luxo” esteja disponível já em 2025, tornando-se um diferencial na oferta de transporte da cidade.  

A proposta segue em análise na Câmara Municipal, aguardando votação para avançar à regulamentação.

Fonte: Diário do Rio

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Respostas de 27

  1. sinceramente essa Sr. vereadora não tem nenhum conhecimento do mundo do táxi , se tivesse saberia realmente quais são as necessidades da categoria, e então tentaria resolver essa bagunça dos aplicativos que além de prejudicar o táxi prejudica e impacta o trânsito na cidade além de outras coisas.

  2. Boa tarde
    O problema é a disputa por cliente que está totalmente desigual. Você vai no Galeão lá tem um ponto de carros trancados na fila do táxi rio e os motoristas abordando nas saídas para pegarem passageiros. Se forem de cooperativa ou associação coloquem uma fila virtual e um local de estácionamento para aguardar a vez. Na rodoviária quer acabar com a sacanagem coloquem câmaras para coibir pessoas buscando passageiros. No Santos Dumont também tem a fila na saída do Uber. Os aplicativos tem mais direitos dos quem praticam habilitados, registrado. Carros limpos e não carroças com caminhão de terra dentro, painel sujos, amortecedores com problemas. Massificaram o serviço dos aplicativos e o passageiro não tem segurança do automóvel do motorista e pelo preço praticado faz roleta russa. Quando da problema vê a diferença em estar num carro com origem profissional e um motorista com amor a profissão. Por uma quantidade de 1/3 da quantidade dos táxis autorizados para operar no Rio de Janeiro. Assim a população teria qualidade de serviço e profissionais satisfeitos. E as pessoas que tem suas profissões iriam retornar a sua antiga atividade. Aí não verificar íamos motoristas de bermudas tracktel chinelo preto e camiseta regata se sentindo o tal.
    Temos que exigir profissionais registrados e respeitando os passageiros e sermos uma classe com dignidade e com qualidade de serviço. Para podermos ser respeitados e ser confiados seus destinos, suas famílias e sem desconfiança. Pois saberiam que ali tem um profissional de valor.
    As taxas, manutenção, troca de veículos serão consequências de trabalhos com rendimentos que poderiam ser administrados sem problemas. Vistorias poderiam ser paga as taxas e com fotos de pneus, lataria e na dúvida um convite para se apresentar num posto e seguir em frente. Coisas possíveis pois o mundo está muito rápido e com responsabilidade e respeito tudo será bem melhor para todos.
    Um forte abraço a todos.
    E que a consciência por uma qualidade de trabalho e que famílias dos taxistas e de todos os envolvidos que possam dar educação, prosperidade em todos os momentos e a sociedade seria grandemente benefiada.

  3. A Sra. vereadora está inventando uma coisa que existe, a Royal Coop na porta do Copacabana palace e outros que inclusive falam 2 ou até 3 idiomas. Pasmem, agora os cooperados das Coop executivo tem que procurar ela no gabinete para contestar esse projeto e explicar que já existe. Isso se dá quando uma categoria não tem representante na câmara municipal na Alerj e camara federal.

  4. quando os apps chegaram diziam para os taxistas que teríamos que dividir e que dava pra todo mundo. só que vários profissionais de diversas categorias que trabalham por escala exploram os serviços de transportes ,como guarda municipal, policiais civis e militares,bombeiros, enfermeiros e militares todos com seus salário e benefícios pagos em dia. esse bico é para pagar seu condomínio escola dos filhos e jantar com a esposa. um absurdo tirarem 50% da renda do taxista que não tem plano de saúde, vale alimentação e renda fixa. ABSURDO ESSA POUCA VERGONHA!

    1. Concordo 100%! Os aplicativos precisam ser regulados e tirar os rendas-extras. Se deixar só quem está desempregado, diminui pela metade essa concorrência desleal!

  5. sou taxista auxiliar. queria saber da sr. sobre o direito de autonomia para auxiliar com mas de 10 anos. tenho 16 anos. 62 anos.a pergunta e: teve alguma mudança nas regras, com quem posso me enformar? .obrigado.

  6. tá de sacanagem né Vera !!
    vc conhece o taxi executivo ?
    vai querer criar 3 categorias de taxi ? É isto mesmo ?
    tem certeza que conhece alguma coisa sobre o assunto TAXI ?

  7. só em pensar que seu marido se elegeu com o apoio dos taxistas do rio .. ela deveria estar pensando em melhorar o portal da taxi rio .que está uma BOSTA

  8. É incrível que uma vereadora não tem a mínima ideia do que tem e acontece na sua cidade, se ela ganhasse comissão por pensar burrice já estaria milionária. essa categoria já existe a séculos, e ninguém é tão burro igual a ela de botar uma BMW que o seguro é uma fortuna a mão de obra e peças nem pensar e transportar gringos por migalhas.
    IDEIA RIDICULA DESSA VEREADORA.

  9. Essa desgraçada quer dividir os taxis pra tirar proveito pois quem vai colocar uma BMW de taxi? Ela quer abrir uma empresa de taxi de luxo com o nosso dinheiro e depois colocar um monte de escravo pra trabalhar pra ela.
    Eu já sabia que por trás do fim da vida útil viria alguma coisa pra prejudicar ainda mais o taxista parabéns a vc taxista que votou numa desgraça dessa

    1. falou e disse, essa do fim da vida útil dos taxis só beneficiou as empresas que estavam com um monte de carros parados com mais de 10 anos nas garagens.

  10. Boa noite, a vereadora está esquecendo, que já existe o táxi executivo (tem até 1 Mercedes) o especial ficaram todos com a pintura única, a preta! já atendem o público alvo, a todos os hotéis cadastrados, não tem necessidade de criar 1 novo, bom não sei o porquê tbm ….

    1. além de já existir a modalidade a anos de táxi executivo, o usuário de modo geral não está preocupado com qualidade pois o amarelinho ou executivo atende bem na sua maioria, querem é preço que veículo nenhum consegue fazer manutenção ou reposição do veículo com o tempo.

      1. os clientes hoje não querem luxo… as maiores querem andar de graça. isso é loucura total , colocar BMW etc.

      2. um verdadeiro absurdo, coisa de desocupado. O que essa Sra tem que fazer p ajudar os taxistas é fazer com que o governo legalize o Uber, e no mínimo nos mesmos moldes das obrigações legais impostas aos taxistas; inclusive com limites na quantidade de carros rodando. Isso sim é ajudar os taxistas. “Direitos” iguais, obrigações também.

  11. cadê a regulamentação dos carros de aplicativos, limitando a quantidades de carros e taxando os motoristas? uma vergonha esses vereadores. já não existe as cooperativas de táxis especial? ué a Vera Lins vai inventar a roda? nota zero para essa iniciativa que não vale de nada

  12. boa noite e triste ver a câmara votar mais uma PL contra os taxistas auxiliares que esperam a liberação das autonomias prometidas pelos que pediram votos nas eleições e serem eleitos e agora virá as costas.

    1. safadeza o que esses políticos fazem com a categoria que já vem amargando e agonizando dia a pos dia além das plataformas trabalharem livre leve soltas evadindo- se divisas os nossos políticos vão criando mas dificuldade pro taxista que está na rua com o amarelinho dificultando cada vez mais o seu sustento lamentável

  13. Essa Vera Lins está sem assunto, só pode. Se abrir uma linha de crédito com juros justos e acabar com a burocracia para comprar o carro, como por exemplo as cartas de isenção o taxista convencional coloca na praça os melhores carros possíveis, se acabar com a máfia dos aeroportos, e rodoviária os taxistas vão melhorar e muito a qualidade de trabalho, pois quanto mais dinheiro entra, mais investimos no nosso trabalho. As cooperativas aerotaxi, aeros drumontos, novo rio, fora os bandalhas que perdem dinheiro para os Pms e Gms nos aeroportos e rodoviária nos impedem de trabalhar nesses locais se intitulando donos não só dos pontos, como tb dos terminais inteiros que estão completamente dominados pelos Pms E Gm corruptos.

  14. o taxi luxo não seria os táxis executivos já existente como transcotur taxi Royal e outras categoria de taxi executivo já existente oque muda de um para o outro ?

    1. só pode ser brincadeira de uma vereadora que deveria ficar preocupada com as leis fica de sacanagem com uma categoria seria como as dos taxistas se está preocupada com as taxistas regulamenta uma lei para regularizar os urbes que ninguém fiscaliza crie vergonha na cara vai trabalhar sério legalize os urbes que trabalhan sem nenhuma fiscalização tem vários motorista de tornozeleira eletrônica fingindo que tá trabalhando e sim enganado a população crie vergonha vereadora isto se posso chamar uma mulher desta de vereadora sua incompetente

  15. Nossa já era sem tempo, valorizar os taxistas quê trabalham com tantas dificuldades e concorrências
    tão inaceitáveis devido as despesas quê lhe são impostas e aos outros qualquer pessoa quê dirija e alugue um carro pode trabalhar. E em relação aos táxis, têm que passar por peso e medida e outras tantas burocracias. Realmente merece um Referencial e um Patamar mais Sofisticado tanto para os Motoristas quanto os Carros quê eles compram tão caros com pouquíssimos parcelamentos e juros altos sendo proprietários.
    Sem mais,

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