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Prefeitura do Rio divulga calendário da Vistoria Anual Obrigatória 2025 para táxis

POSTO DE ATENDIMENTO DO GUERENGUÊ da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro
Após a solicitação eletrônica, o taxista deve comparecer ao Posto de Atendimento do Guerenguê, na data e horário agendados, levando o comprovante de agendamento e a documentação necessária - Imagem: Google Street View

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou as regras e o calendário da Vistoria Anual Obrigatória 2025 para os taxistas da cidade. O procedimento é essencial para a regularização dos veículos e deve ser realizado conforme as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).  

Antes de iniciar o processo, os autorizatários e permissionários precisam verificar possíveis multas vencidas e quitá-las, caso existam. Além disso, é necessário emitir a guia DARM para pagamento da taxa de vistoria e agendar o procedimento através da plataforma Carioca Digital.  

A vistoria tem como objetivo garantir que os veículos estejam em conformidade com as normas de segurança, higiene e padronização exigidas pela prefeitura. O selo de vistoria, que comprova a regularidade do táxi, será afixado no para-brisa dianteiro do veículo após a aprovação no procedimento.  

Documentação Necessária 

Para realizar a vistoria anual obrigatória dos táxis no Rio de Janeiro, os taxistas devem apresentar uma série de documentos exigidos pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). A documentação deve estar regularizada e dentro do prazo de validade.  

Confira a lista de documentos obrigatórios:  

– Comprovante de pagamento da Documentação de Arrecadação Municipal (DARM) referente à vistoria anual ou anual atrasada [clique aqui].  

– Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado conforme o cronograma do Detran-RJ.  

– Certificado de aferição do taxímetro, expedido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ).  

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, com a informação de exercício de atividade remunerada.  

– Laudo de Situação Cadastral regular, emitido no site da SMTR [clique aqui para acessar]. Caso haja alguma exigência documental, esta deverá ser cumprida no ato da vistoria.  

– Certificado de homologação da conversão para GNV, para veículos movidos a gás natural, emitido por um órgão credenciado pelo INMETRO.  

– Certidões negativas dos Registros de Distribuição Criminal do 1º ao 4º ofício do autorizatário, permissionário e auxiliares (se houver), conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  

– Apólice de seguro com cobertura de responsabilidade civil em favor de terceiros, com valores mínimos de R$ 5.000,00 para danos pessoais e R$ 25.000,00 para danos materiais, além dos comprovantes de pagamento das parcelas vencidas até a data da vistoria.  

– Procuração particular ou pública, se aplicável. No caso de assinatura digital, deve ser possível verificar a autenticidade.  

– Documento de identidade do representado, se for pessoa física.  

– Outros documentos complementares, caso necessário.  

A falta de qualquer um desses documentos pode impedir a realização da vistoria. No próximo prompt, você verá como solicitar o procedimento e o calendário oficial.

Como Solicitar 

O processo de solicitação da vistoria anual dos táxis no Rio de Janeiro ocorre em duas etapas: o requerimento via peticionamento eletrônico e a realização da vistoria presencial no posto de atendimento.  

1ª ETAPA – Requerimento eletrônico  

O primeiro passo para solicitar a vistoria é preencher o formulário digital disponível no portal da Carioca Digital. Veja o passo a passo:  

– Acesse o sistema e clique em “Acessar o serviço“.  

– Faça login com sua Identidade Carioca ou conta Gov.Br. Caso não tenha, será necessário criar uma.  

– Confira seus dados pessoais, que serão exibidos automaticamente após o login.  

– Caso seja procurador, representante legal ou despachante, selecione essa opção e preencha os dados do representado. Será necessário anexar a procuração ou carteira de despachante.  

– Escolha o tipo de vistoria:  

  – [ ] ATRASADA  

  – [ ] REGULAR  

– Informe os dados do veículo, incluindo número da permissão e placa.  

– Anexe os documentos exigidos, em arquivos PDF com até 10 MB.  

– Leia e aceite os termos de uso, confirmando que todas as notificações serão enviadas por e-mail.  

– Envie a solicitação e acompanhe o processo através do [Guia de Peticionamento Eletrônico].  

2ª ETAPA – Realização da vistoria  

Após a solicitação eletrônica, o taxista deve comparecer ao Posto de Atendimento do Guerenguê, na data e horário agendados, levando o comprovante de agendamento e a documentação necessária.  

Posto de Atendimento do Guerenguê  

Endereço: Estrada do Guerenguê, 1630 – Curicica – Jacarepaguá  

Agendamento: [Clique aqui]  

Calendário de Vistoria Anual Obrigatória 2025  

O cronograma segue a numeração final das placas dos veículos, com datas específicas para cada grupo. Os taxistas devem se atentar aos prazos para evitar multas e sanções. O processo de vistoria deve ser realizado no Posto de Atendimento do Guerenguê, conforme agendamento prévio.  

Confira as datas de vistoria por final de placa:  

– Placas terminadas em 00/10/20/30/40:

03/02/2025 a 17/02/2025  

– Placas terminadas em 50/60/70/80/90:

18/02/2025 a 10/03/2025  

– Placas terminadas em 01/11/21/31/41:

11/03/25 a 26/03/25  

– Placas terminadas em 51/61/71/81/91:

27/03/25 a 10/04/25  

– Placas terminadas em 02/12/22/32/42:

14/04/25 a 28/04/25  

– Placas terminadas em 52/62/72/82/92:

29/04/2025 a 14/05/2025  

– Placas terminadas em 03/13/23/33/43:

15/05/25 a 01/06/25  

– Placas terminadas em 53/63/73/83/93:

02/06/25 a 17/06/25  

– Placas terminadas em 04/14/24/34/44:

22/06/25 a 08/07/25  

– Placas terminadas em 54/64/74/84/94:

09/07/25 a 24/07/25  

– Placas terminadas em 05/15/25/35/45:

27/07/25 a 11/08/25  

– Placas terminadas em 55/65/75/85/95:

12/08/25 a 27/08/25  

– Placas terminadas em 06/16/26/36/46:

28/08/25 a 11/09/25  

– Placas terminadas em 56/66/76/86/96:

14/09/25 a 29/09/25  

– Placas terminadas em 07/17/27/37/47:

30/09/25 a 15/10/25  

– Placas terminadas em 57/67/77/87/97:

16/10/25 a 30/10/25  

– Placas terminadas em 08/18/28/38/48:

02/11/25 a 17/11/25  

– Placas terminadas em 58/68/78/88/98:

18/11/25 a 03/12/25  

– Placas terminadas em 09/19/29/39/49:

04/12/25 a 19/12/25  

– Placas terminadas em 59/69/79/89/99:

20/12/25 a 04/01/26  

O cumprimento do prazo é fundamental para garantir a regularização do veículo e evitar penalidades. Para mais informações sobre a documentação necessária e como solicitar a vistoria, entre em contato com a Secretaria Municipal de Transportes (21) 2599-4728.

 


 

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Respostas de 2

  1. Um absurdo ter que levar o táxi no Guerengue, deviam criar novos postos pela cidade. É um inferno aquele lugar. A volta da propina…..

  2. uma vergonha as exigencias feitas ao taxistas quem nao conhece o guerengue nao sabe a imundice que e aquilo. banheiros sem agua, nao tem lugar para sentar ridiculo

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