Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Maranhão inicia cobrança de ICMS e IPVA sonegados no esquema de falsos taxistas  

auditor do Tribunal de Contas do Maranhão, Hunaldo Francisco de Oliveira Castanheiras, comprou um carro como taxista
À esq.: O auditor fiscal do Tribunal de Contas do Maranhão, Hunaldo Francisco de Oliveira Castanheiras, comprou um carro como taxista - Imagem: Reprodução/Fantástico

A Secretaria da Fazenda do Maranhão (Sefaz) anunciou, nesta segunda-feira (16), que vai cobrar os valores sonegados de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de centenas de pessoas envolvidas no esquema de falsos taxistas revelado recentemente. A fraude permitiu que servidores públicos, profissionais liberais e empresários adquirissem veículos novos com isenção fiscal, utilizando alvarás de táxi irregulares emitidos por prefeituras.  

A irregularidade, revelada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e destacada em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, expôs como alvarás falsos ou indevidos foram utilizados para obter descontos de até R$ 20 mil na compra de veículos. Mesmo sem exercer a profissão de taxista, os envolvidos conseguiram usufruir das isenções de ICMS e IPVA.  

Recuperação dos valores sonegados  

A Sefaz informou que os responsáveis terão de pagar os valores devidos, acrescidos de juros e multas punitivas. Além disso, representações fiscais serão encaminhadas ao Ministério Público para que os envolvidos respondam por crimes contra a ordem tributária e outras condutas criminosas.  

Aos que desejarem regularizar a situação antes da autuação, a Sefaz oferece a possibilidade de denúncia espontânea, conforme previsto no artigo 138 do Código Tributário Nacional. Nesses casos, o pagamento dos impostos poderá ser feito sem a multa por infração, bastando quitar o tributo devido com os juros moratórios.  

Procedimentos para regularização  

Os envolvidos que optarem por pagar os impostos espontaneamente devem:  

  1. Protocolar um pedido no sistema SEI em uma agência de atendimento da Sefaz;  
  2. Apresentar uma declaração detalhando a irregularidade cometida, os períodos de isenção indevida e a documentação do veículo;  
  3. Anexar cópia do documento de identidade e do CRLV do veículo.  

Reflexos do esquema e questionamentos  

O esquema de falsos taxistas no Maranhão, que envolveu servidores públicos civis e militares, trouxe à tona a fragilidade na fiscalização das prefeituras e a conivência de autoridades em todo o processo. A denúncia inicial expôs casos de coronéis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), servidores do Ministério Público e até auditores do Tribunal de Contas do Estado.  

Curiosamente, o Ministério Público do Maranhão só tomou providências, como a exoneração de servidores envolvidos, após a repercussão nacional da denúncia. A pergunta que fica é: por que as autoridades não agiram antes? Será que, sem a exposição pública, o esquema teria sido abafado?  

Reflexão para a categoria  

A fraude no Maranhão, embora chocante, não surpreende os taxistas, que conhecem bem a realidade de esquemas semelhantes em várias cidades do país. Casos como esse evidenciam como a corrupção estrutural prejudica não apenas os cofres públicos, mas também os profissionais que trabalham de forma honesta.  

É hora de refletir: os taxistas estão atentos na hora de escolher seus representantes políticos? O enfraquecimento de operações como a Lava-Jato, a soltura de criminosos confessos e a inversão de papéis, onde promotores e juízes são perseguidos, deixaram um recado claro: no Brasil, o crime compensa.  

Fonte Zeca Soares

 


  

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!  

Nosso compromisso é com a verdade e a imparcialidade. Não aceitamos publicidade governamental nem de campanhas eleitorais. Se você valoriza nosso trabalho, contribua com qualquer quantia através do Pix: [email protected]. Seu apoio fortalece a voz dos taxistas!

(Visitas totais 2.282)

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais