Por Daniel Júnior, da Redação – Com uma taxa de juros de 1,75% ao mês, carência de três meses após a assinatura do contrato e prazo de pagamento de até oito anos, a linha de crédito anunciada semana passada pelo Governo do Distrito Federal para taxistas adquirirem táxis elétricos é alvo de descontentamento.
“Isso aí é furada. A categoria não vai aderir essa taxa de juros de 1,75% ao mês, isso e fora da curva. O governador Ibaneis Rocha havia falado em carência de 6 meses, agora é 3, e o juros de 1% ao mês agora é 1,75%. Minha entrada de 20% não vai vingar”, afirma o taxista da capital federal Wesley.
Presidente da Associação dos Taxistas do Distrito Federal (ASTDF), Erick Eduardo, também criticou a iniciativa.
“O que poderia ser um momento de celebração se torna em um momento de tristeza. Temos a maior força de elétricos da América Latina? Como convencer um taxista com a sua renda tão fora da realidade adquirir um carro de R$ 180 mil, tendo que financiar R$ 150 mil. O porque nao pensar em um crédito pra toda as modalidades que se encaixem na realidade do taxista. Tendo o esforço do GDF sendo jogado fora , por um interesse em um elétrico, sabe lá de quem. Nesse momento quem de fato é favorecido?? Por que não incluir os híbridos da Toyota??? Não há interesse?? Fica as minhas dúvidas”, indagou Erick.
“Nao vale a pena devido o carro elétrico desvalorizar muito ao sair da concessionária e o investimento é muito alto devido não ter isenção tributária, por se tratar de carro importado e não se encaixar nas normas de isenção para taxi”, relatou o taxista Nelson Gomes.
O presidente do Sindicato dos Taxistas do DF, Sued Silvio, defendeu a iniciativa do GDF. “A taxa de juros está boa. São oito anos para pagar. Só é 20% de entrada. Você pode até conseguir uma taxa menor, mas não tem carência pra pagar. O governo anunciou três meses de carência”, finalizou Sued Silvio.
De acordo com o GDF, a iniciativa tem como objetivo modernizar a frota de táxis e estimular a eletrificação do transporte público individual. O Distrito Federal possui cerca de 3,4 mil permissões para táxi.
O BRB será responsável pela operação do crédito. Segundo o banco, serão financiados até 80% do valor do veículo, com processo de análise e aprovação das propostas voltadas para maior agilidade. A data de início da linha de crédito não foi divulgada.
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Respostas de 2
A classe de táxi é desvalorizada do governador até o prefeito e vereadores,entra aplicativos de todo jeito, carros clandestinos, moto táxi, nossa renda ta indo água abaixo sempre, assim não tem como renovar a frota
Infelizmente alegria para UM e tristeza para uma classe tão sofrida e tão desvalorizada. É sabido por todos que, com o advento dos aplicativos e a pirataria que assola Brasília, os taxistas têm dobrado sua jornada para garantir o seu sustento! um carro de 180mil ao final dos 8 longos anos, será reduzido a 18mil com muita oração….uma frota como essa é inviável haja vista que Brasília não tem pontos de recarga disponível, se os pontos de taxi já estão sendo tomados por particulares, apps e piratas imagine qdo tiver um ponto de recarga por ponto de taxi…. totalmente fora da realidade…Noção passou longe desse credito….