O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) anunciou a extensão do prazo para a verificação metrológica dos táxis na cidade do Rio de Janeiro. Os taxistas que, por imprevistos, não conseguiram realizar a vistoria anual podem comparecer à sede do órgão, em Piedade, até o final de dezembro para regularizar a situação sem sofrer penalidades. O IPEM-RJ realizou ao longo de nove meses a inspeção de mais de 35 mil táxis, promovendo a segurança e transparência no serviço de transporte.
Os pontos de vistoria este ano incluíram o Sambódromo, Campo Grande, o Posto Avançado IPEM Ceasa e a sede do IPEM-RJ. O processo seguiu mesmo diante de problemas técnicos no sistema do Inmetro, que ocorreram devido às chuvas no início do ano, graças ao empenho e suporte da Secretaria de Estado da Casa Civil.
Taxistas aprovam atendimento do instituto
O atendimento foi bem recebido pela categoria. Segundo o taxista Vinícius Pedra, o processo foi “rápido, tranquilo e ágil”. Já Natalício Monteiro destacou a dedicação do IPEM-RJ ao longo do ano: “O Instituto está de parabéns pelo atendimento e agilidade.”
Segurança reforçada com tecnologia QR Code
Outra inovação importante foi a inserção de QR Codes nos selos de aprovação, chamada “Ande de Táxi Legal”, iniciativa do presidente do IPEM-RJ, Kennedy Martins. A tecnologia permite verificação rápida e ajuda a combater táxis irregulares na cidade, promovendo mais segurança para passageiros e motoristas.
Extensão do prazo tranquiliza a categoria
O diretor técnico do IPEM-RJ, Rogério Berruezo, afirmou que a extensão do prazo até o fim de dezembro permite que taxistas que tiveram problemas de saúde ou com seus veículos regularizem suas licenças: “Sabemos que surgem imprevistos, e queremos garantir que todos tenham a chance de cumprir as normas.”
O IPEM-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil e delegado do Inmetro, segue com o compromisso de assegurar um serviço de transporte seguro e transparente na capital fluminense.