Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Eu faço a diferença?

Ética | Ei Táxi
Foto: obviousmag.org

 

Nunca antes na história deste país…, se ouviu falar tanto em crise, política, economia, constituição, golpe, democracia; temas que não podem ser deixados de lado, pois traz à tona uma revolução de pensamentos e opiniões. Mas tudo isso não pode encobrir o fato de que o mais grave é que vivemos uma crise ética, moral e com valores sendo destruídos…

 

Realmente vivemos um momento conturbado da nossa história, no cenário político-econômico, isso é notório. Basta apenas ler um jornal, uma revista, ligar a TV, que será comprovado este cenário. Porém, a corrupção, falta de ética, princípios e a quebra de valores devem ser imputados em nossas mentes neste momento, pois uma vez corrompidos estes fundamentos morais, a tão comentada democracia e a vida em sociedade é destruída com facilidade. Isto nos remete a uma reflexão. Realmente eu faço a diferença neste cenário? Eu sou diferente?

 

Gosto muito do conceito de Ética do Mário Sérgio Cortela. Ele diz que: Ética é o conjunto de valores e princípios, que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso?

 

Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é, ao mesmo tempo, o que você pode e o que você deve.

 

Precisamos assumir o nosso papel neste cenário, não digo um papel político, ou profissional, nada contra quem queira assumir, mas precisamos realmente assumir um papel de ser humano, ético, com valores enraizados que mudem o cenário. E para isso precisamos policiar nosso olhar displicente para pequenos gestos, que comumente, e que se quer percebamos, contribuem para o cenário que chegamos… Situações como furar a fila; deixar o carro parado na vaga do idoso e falar “é rapidinho”; estacionar em fila dupla; uma pequena contramão; jogar lixo pela janela do carro e tantas outras pequenas GRANDES coisas…

 

É meus amigos chegou a hora de fazer o que é certo, mesmo quando pensamos que não tem ninguém nos olhando; chega de colocar sempre a culpa nos outros. Não podemos pautar nossas vidas nos outros; chega de esperar que as coisas mudem por ações de outras pessoas, ou porque ele fez errado eu vou fazer; esperar que o governo faça ou deixe de fazer; esperar que as escolas eduquem nossos filhos. NÃO! Nós é quem somos responsáveis pela diferença que queremos, não os outros. Não é o governo que governa nossas vidas e muito menos as escolas que educam nossos filhos; somos nós os responsáveis, pois a escola é uma parte da educação. Educar é sim tarefa da família, a responsabilidade principal é nossa.

 

Ah! Apenas um parêntese: (Para mudar o cenário que estamos de forma política, precisamos deixar de depositar crises, corrupção, falta de ética e tantas coisas ruins que vivemos hoje, nas urnas).

 

Que possamos realmente fazer a NOSSA PARTE, pois para fazer a mudança acontecer de verdade, precisamos entender que a diferença somos nós.

 

Até o próximo artigo!

 

Foto para o Jornal Ednei | Ei Táxi

 

 

 

 

 

 

 

 

Ednei Teófilo Moreira

Consultor, Coach e Palestrante

Diretor Executivo – Novo Caminho Gestão e Representação. Ltda.

www.novocaminhoconsultoria.com.br

(Visitas totais 34)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais