O Ei, Táxi acompanhou a contagem das assinaturas nas listas, no último dia 6, no sindicato e fez uma breve enquete com alguns taxistas presentes. Veja o depoimento deles.
Artur Cardoso Filho, alvará A-5728 – Não
“Por causa da concorrência. Sei que estamos perdendo, mas acho que o aumento afastará ainda mais os passageiros”.
Ademilton Paim – Presidente da AGT – Sim
“Sou totalmente contra a regressão. Fizemos uma enquete nos pontos e 80% dos taxistas que a AGT ouviu é a favor do aumento. A AGT é a favor da categoria”.
Carlos Costa – Presidente da Ataxi-Bahia – Sim
“Porque é um direito adquirido. O aumento não significa perda de clientes”.
Valmir Assumpção – Sócio Diretor do Ceat – Não
“Sou contra a aplicação do reajuste no momento, mas acho que o direito da data-base deva ser mantido para um momento adequado”.
André Cardoso – Diretor da AGT – Sim
“Porque o que foi conquistado não pode retroceder, além disso, temos a concorrência e o desconto que já estamos praticando. Se tudo aumenta, porque o táxi vai congelar?”.
Enilson Marques – Diretor da AGT – Sim
“Acho que o aumento é somente pra restabelecer as nossas perdas e todas as classes tiveram aumento”.
Washington Bastos – Diretor da AGT – Sim
“Porque foi direito conquistado depois de muitos anos de luta e o cliente de táxi é aquele que valoriza a nossa profissão”.
Eurípedes Marques – Diretor da AGT – Sim
“Estamos sofrendo com aumento de combustível, gás e com a queda do nosso faturamento”.
Vicente Barreto – Presidente da Coometas – Não
“Embora seja a favor da reposição, acho que esse não é momento de repassarmos para o cliente. Mas quero a garantia do prefeito de que no próximo ano o percentual congelado deste ano, seja adicionado ao percentual do próximo ano. A Coometas não repassará aumento mesmo que ele aconteça esse ano”.
João Adorno – alvará A-6910 – Não
“Acho que o momento que vivemos no país não será bem-vindo pela sociedade, independentemente da concorrência que enfrentamos, agora temos que pensar no consumidor. Quando a situação do país melhorar, a gente pensa nisso”.
Marcelo Rosas – Diretor do Sinditaxi – Não
“Porque o mau exemplo dado pelo aplicativo clandestino, aumentando a tarifa, durante o Réveillon, fez a população retornar para o táxi. Por isso um aumento agora seria uma ducha de água fria na população e um suicídio coletivo para o táxi. O taxista não vai perder esse direito, estaríamos apenas congelando a tarifa”.
Joseval Luz – Nosso Táxi – Sim
“Direito adquirido a gente não pode abrir mão. Salário aumentou, tudo aumentou e não é a gente que vai pagar o pato”.
Vilson Coutinho – alvará A-5724 – Não
“Acho que diante da crise que vivemos e da concorrência desleal, eu voto não”.
Gilberto Silva – Presidente da Coastaxi – Sim
“Porque o ônibus aumentou, o metrô aumentou e o IPTU aumentou, então o taxista também tem direito. Mas se for pra abrir mão do reajuste, então a prefeitura que abra mão de tarifas para o taxista. Seria justo!”.
Antônio Cruz de Melo – Diretor do Sinditaxi – Não
“Acho que neste momento é impossível. Iremos apenas adiar o aumento”.
Eduardo Vieira – alvará A-6923 – Não
“Porque entendo que o momento do país não cabe um reajuste da tarifa de táxi, além disso, o aplicativo maldito vem levando a maior fatia do bolo. É hora de parar e refletir”.
Reinaldo Santos – Diretor da AGT – Sim
“Um direito adquirido não pode ser retroagido. Infelizmente, estamos sentindo a falta de muitos companheiros aqui pra decidir pela nossa categoria”.
Jailton Bastos – alvará A-1124 – Sim
“Completamente a favor! Tudo subiu, nada baixou pra gente. Então, vamos nos sacrificar?”.
Roseli Malhado – Diretora do Sindicato – Não
“Acho que o momento não é propício. Não só o taxista já enfrenta uma crise muito difícil como também o usuário. Não reajustar seria um presente ao usuário. Em 2018, iríamos rever o nosso benefício”.
André Pereira – alvará A-6978 – Sim
“Tivemos várias perdas com tantos aumentos e se não reajustarmos iremos passar mais um ano com perdas. Todas as categorias tiveram o seu reajuste”.
Respostas de 2
também voto sim.
Dando apoio ao taxistas que precisa
melhorar o futuramente.
Faltou meu voto aí NETINHO DA BAHIA A-1412 : NÃO AO AUMENTO. As vezes precisamos dá um passo atrás pra depois poder andar dois pra frente.