O presidente da Associação Geral dos Taxistas de Salvador (AGT), Denis Paim, viajou para a capital do país, Brasília-DF, nesta terça-feira (25), para entregar uma petição ao Ministério da Saúde, solicitando que inclua os taxistas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.
Na agenda, Denis e o corpo jurídico da AGT vão se encontrar com o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) e o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos). No encontro, também deve estar o presidente do Sindicato dos Taxistas de Brasília, Sued Sílvio; e outras lideranças nacionais.
“Já foi aprovado no Congresso Nacional que os taxistas sejam inclusos no grupo prioritário de imunização, mas até agora isso não foi cumprido. Não tem nenhum cronograma definido. A categoria precisa com urgência ser vacinada contra a Covid-19. Os taxistas têm contato diariamente com pessoas da região e outros estados e até países. Os profissionais têm que ser prioridade”, disse Denis Paim.
Outras pautas, como a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade da transferência de alvará de táxi para terceiros e sua sucessão para herdeiros, além de uma possível cobrança do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) de uma taxa de R$ 450 para a reprogramação do taxímetro, também serão debatidas na ocasião.
“Uma das nossas pautas principais que serão tratadas na capital federal é tentar reverter essa decisão do STF em julgar inconstitucional a comercialização de alvará de táxi e sua transferência a herdeiros. A categoria não pode ficar sendo tão penalizada. Vamos lutar para que isso seja revertido”, garantiu Paim.