Os números obtidos pelo Portal Ei Táxi, através do presidente da Associação Geral dos taxistas (AGT), Denis Paim, revelam um balanço detalhado das operações realizadas pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) durante o Carnaval 2025, comparando com os dados do ano anterior. Contudo, um dado chama a atenção: nenhum veículo particular foi autuado ou apreendido este ano, enquanto os taxistas lideram a quantidade de notificações.
De acordo com o relatório, 247 taxistas foram autuados, contra 155 no ano passado. Além disso, quatro táxis foram apreendidos, enquanto em 2024 apenas um havia sido recolhido. Em contrapartida, não houve nenhuma apreensão ou autuação de veículos privados, um número difícil de acreditar, considerando a realidade observada nas ruas.
Durante todos os dias de folia, as ruas de acesso aos circuitos estavam tomadas por motoristas clandestinos oferecendo transporte irregular. Eram tantos segurando placas ou celulares, anunciando corridas por aplicativos fora das plataformas, que fica difícil entender como a fiscalização da prefeitura não identificou nem um único infrator.
Além disso, será que nenhum veículo particular utilizou as faixas exclusivas indevidamente? Nenhum atravessou os portais de acesso aos circuitos sem autorização? É realmente plausível acreditar que os agentes da Semob não flagraram nenhuma irregularidade cometida por veículos privados?
Para o presidente da AGT, Denis Paim, a falta de fiscalização contra os veículos particulares não foi uma surpresa, pois, segundo ele, o patrocínio das empresas de aplicativo ao Carnaval de Salvador pode ter envolvido um acordo com a prefeitura para “liberar geral”. “Todos da categoria de táxi já esperávamos por isso. É um tapa na cara do taxista, mas eu vou expor isso na tribuna popular da Câmara Municipal de Salvador. Os vereadores dessa cidade precisam pedir explicação para a Semob, Transalvador e Cotae [Coordenação de Táxi e Transportes Especiais de Salvador]”, afirmou.
Já os mototaxistas clandestinos tiveram um aumento significativo no número de apreensões e autuações. O total de motocicletas irregulares apreendidas mais que dobrou, saltando de 58 em 2024 para 141 em 2025, enquanto as autuações cresceram de 92 para 166.
Questionamentos ao secretário de Mobilidade, Pablo Souza
Diante desse cenário, o Portal Ei Táxi faz algumas perguntas ao secretário de Mobilidade, Pablo Souza:
– Por que tantos táxis foram notificados, enquanto os motoristas de veículos particulares passaram ilesos?
– Os agentes da Semob realmente estavam atentos às infrações cometidas por veículos privados ou houve uma espécie de “vista grossa” para esse grupo?
– Houve fiscalização efetiva contra o transporte clandestino de carros particulares ou as ações se concentraram apenas nos taxistas?
– A Semob tem algum dado para justificar essa discrepância ou pretende rever os critérios de fiscalização nos próximos eventos?
Evidentemente, os taxistas que cometeram infrações devem ser responsabilizados, mas por que apenas eles estão sendo punidos, enquanto motoristas clandestinos atuaram livremente nas ruas da cidade?
Com a palavra, Pablo Souza.
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Respostas de 8
Na verdade, a SEMOB só existe para punir taxista.
Exemplo disso é a rodoviária, aeroporto e ferry.
ficam um monte de carro por aplicativo parados empatando o fluxo da via e quando um táxi para fazendo fila dupla por conta dos carros por aplicativo estarem parado e sem motorista, logo aparece um preposto da transalvador ameaçando multar.
Como o patrocínio das empresas de aplicativo ao Carnaval de Salvador impactou os taxistas da cidade? Greeting : IT Telkom
Bom dia!
gostaria de saber se o DESEMBAHIA está oferecendo 100Mil Reis na compra dos carros híbridos também?
As coisas aqui em Salvador não funcionam!
A SEMOB só tem números bons para eles mesmos.
Os taxistas são massacrados pelos abutres da COTAE diariamente enquanto os aplicativos e clandestinos deitam e rolam.
Não dá mais pro representante da categoria ficar de tapinha no ombro e aperto de mão com o prefeito “Bruno Festinha”. Se ele quisesse já tinha dado ordem para não fazerem este massacre e humilhação diários.
Tem que buscar forças com os vereadores da oposição, como o Hélio Ferreira, que deu apoio em demanda pro carnaval. Tem que ser da resistência contra esse grupo que não gosta de trabalhador.
São milhares de taxistas que podem dar resposta a essa perseguição na época da eleição.
infelizmente não existe fiscalização para este tipo de transporte, esses aplicativos vieram para acabar com a classe dos taxistas,nos pagamos todos os impostos que é cobrado pela prefeitura, vistorias,anuais,ibametro,cursos,atividades remunerada,pra nada,pois esses carros particulares estão fazendo a mesma função do taxi,enquanto as prefeituras,não começar a cobrar e exigir tudo que ,exigido pros txs,vai continuar na mesma,existe uma PL em Brasília instituindo um percentual para que os carros de aplicativos pague um valor,mas simplesmente,eles se reúnem,fecham as vias,pintam os parabrisas e se negam a cumprir o exigido.
Bom dia Amigos taxistas isso ocorre a nível Brasil porquê aqui baixada Santista litoral de São Paulo não é diferente eu já possuo 3 multas sendo uma en cima de uma faixa de pedestres totalmente apagada que pelo CTB requer recurso eu aguardando resultado, a perseguição para quem paga tributos é verídica mas aqui é Vrasil né que a corrupção é abuso de poder é frequente enfim estamos nas mãos deles!!!