Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Criminalidade contra o taxista pernambucano preocupa a categoria

Presidente do SINDTAXI-PE, Flávio Fortunato, pede a volta da Operação PX - Foto: Divulgação
Presidente do SINDTAXI-PE, Flávio Fortunato, pede a volta da Operação PX – Foto: Divulgação

Os taxistas do Recife e Região Metropolitana do Recife (RMR) estão reclamando sobre a insegurança por conta do grande número de assaltos e mortes ocorridos, principalmente, no período carnavalesco e pós. O presidente do SINDTAXI-PE – Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Flávio Fortunato, disse que já entrou com dois pedidos de audiência com o Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, para que volte a Operação PX, blitze focadas nos táxis com o intuito de revistas e checagem de documentação, além da constância das blitze da Lei Seca, já que não há um serviço específico voltado para a prevenção à crimes contra motoristas de táxi. Tal pedido ainda aguarda resposta por parte do secretário.

 

“Não há um bairro específico onde os assaltantes atuam com mais ênfase. É em todo lugar. Mesmo os taxistas de shoppings e supermercados são levados por eles. Saíram até vídeos de câmeras de segurança mostrando como atuam. Foi até mostrado um roubo e a morte de um taxista”, disse Fortunato, que completou: “estamos esperando essa audiência com o Secretário de Defesa Social para que alguma providência seja tomada”.

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) não possui dados específicos sobre violência contra taxistas, mas divulgou que com base em números oficiais sobre homicídios no Grande Recife, houve uma redução desse tipo de crime comparando Março de 2019 (275 casos) com o mesmo período no ano passado (416 casos), uma redução de 33,9%.

 

Para evitar que a violência contra os taxistas aumente, além de uma ajuda externa como da própria prefeitura, os motoristas devem ficar atentos a algumas dicas de segurança passadas pelo Instituo de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (ICETRAN) como evitar expor objetos de valor, como smartphones ou GPS, que acabam chamando atenção; ter atenção redobrada para coletar o máximo de informações possíveis sobre o passageiro como rua, endereço, bairro; prestar atenção se o passageiro carrega algum objeto; cuidados com carro como deixar os vidros e as portas fechadas, abrindo apenas para embarque e desembarque; além de nunca deixar as chaves na ignição.

 

 

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 101)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais