A renovação do alvará de táxi, em Salvador, começa no dia 2 de agosto. O procedimento, que inicialmente começaria em maio, chegou a ser cancelado duas vezes. Esse ano, a prefeitura isentou os autorizatários da taxa da vistoria. Ibametro ainda não se posicionou a respeito do pedido de isenção da taxa feito pela Associação Geral dos Taxistas (AGT). Profissionais precisam agendar a vistoria através do site da Semob.
A vistoria dos táxis da capital baiana, que chegou ser cancelada por duas vezes, terá início no próximo dia 2 de agosto. A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de aprovação de uma lei para isenção da taxa da vistoria, foram os motivos para os cancelamentos anteriores.
Assim como aconteceu para a isenção da taxa de vistoria, a AGT protocolou ofício, no Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para que a taxa do órgão fosse isenta, mas a resposta foi negativa e os taxistas terão que pagar a taxa de vistoria dos taxímetros, no valor de R$ 52,18.
Para evitar impasses durante a inspeção, os permissionários devem ficar atentos aos prazos, na documentação e na padronização dos veículos, exigida pela Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae).
A partir desse ano, é obrigatório que o taxista faça o agendamento no site da Semob www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br.
Serviço:
Horário
Turno da manhã da 7h30 às 11h30;
Turno da tarde da 13h às 16h30.
Documentação necessária
Carteira de identidade;
Carteira de Habilitação;
Certificado da última aferição;
Cartão de identificação;
Comprovante de residência;
Selo GNV (se for o caso);
Licenciamento atualizado;
Licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi.
Padronização do Veículo
As faixas paralelas horizontais pintadas/adesivadas na carroceria do veículo devem ser nas cores azul arara e vermelho ibérico com 5,5 cm de largura e 1,0 cm de distância entre elas;
O número do alvará deve ser pintado/adesivado nas laterais do veículo entre as faixas, na parte traseira no canto superior direito, ambos com 8,0 cm de altura e no teto com 15 cm, utilizando letras do tipo Futura Medium e toda numeração na cor azul arara;
O veículo deve ter condições de tráfego, segurança, higiene e estar conservado; O táxi deve possuir equipamentos de segurança como extintor, triângulo, chave de roda e estepe.