Por Helton Carlucho
Para alavancar as corridas, taxistas estão colocando em prática novas estratégias para atrair clientes. Nos últimos meses, iniciativas que passam pela reformulação do atendimento, garantia de melhores preços, condições de pagamento e fidelização dos clientes estão sendo executadas. A expectativa é afastar de vez a crise que abate a categoria.
Com esse objetivo, a Elitte Táxi elaborou um novo plano de marketing. “Os clientes não saíram das rádios por conta de qualidade. Eles migraram por uma razão bem específica, que foi o preço. Nós identificamos tudo que os aplicativos fizeram e que realmente encantaram os clientes, e trouxemos para a nossa realidade, anulando essas vantagens”, explica Marcos Gondin, sócio-gerente da empresa.
A nova proposta da Elitte está baseada em três intens. “A gente traz grandes novidades: isenção da bandeira 2, preço fixo e pagamento pelo app. Além disso, tem a manutenção do desconto de 20% na tarifa”, anuncia Marcos.
Trabalhar com preço fixo também é a estratégia dos taxistas do Terminal Náutico, no Comércio, em Salvador. Rigorosamente fardados e trabalhando com preços tabelados há cerca de 20 dias, o grupo já vê resultados. “Nós nos baseamos em cima do taxímetro e demos descontos, para tentar puxar o passageiro de novo para nós”, explica Luiz Guilherme Santos (A-0844), um dos responsáveis pelo projeto. Ele que garante que depois da iniciativa a fila voltou a andar bastante. “Hoje estamos fazendo em torno de 5 a 6 corridas, até 7, dependendo do horário de chegada na fila”, comemora.
O grupo, que é composto por 34 taxistas, também tem investido na divulgação. Para apresentar a novidade ao público, 10 mil panfletos com a tabela de preços foram confeccionados. Atualmente, os taxistas abrangem 75 bairros, mas a expectativa é que o alcance possa dobrar em breve.
Completando 40 anos de atuação, a Táxi Coometas também tem aderido à novas iniciativas. Adriano Eugênio, diretor financeiro da cooperativa, explica que eles têm apostado na relação e fidelização do cliente. “Já há algum tempo criamos um projeto de fidelização chamado Gold Card, que é um cartão digital enviado aos clientes que se cadastram. Com isso, eles passam a contar com 20% de desconto em todas as corridas e 30% nas corridas tendo o Aeroporto como destino”.
Aproveitando as comemorações do aniversário, a Coometas tem repensado a sua estrutura. Recentemente a cooperativa inaugurou um novo box na rodoviária “Estamos implementando uma repaginação, a começar por nossa apresentação. Criamos um novo fardamento e uma adequação de nossos valores, após sugestões de nossa clientela”, revela o diretor.