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Taxistas fazem avaliações sobre a operação de transporte e trânsito do Carnaval 2023 em Salvador e propõem melhorias para 2024

portais carnaval
Via de mão dupla na Rua Manoel Barreto, na Barra, foi considerada positiva - Foto: Ascom/Transalvador/PMS

Taxistas fazem avaliações sobre a operação de transporte e trânsito do Carnaval 2023 em Salvador e propõem melhorias para 2024. Vias exclusivas tiveram problemas com carros particulares, mas houve avaliações positivas. Preço tabelado para a tarifa de táxi no Carnaval é defendido por taxista.

Após os grandes eventos, começam as resenhas em grupos de WhatsApp de taxistas, passado o Carnaval não foi diferente. Alguns profissionais elogiaram, mas houve também quem se queixasse da estrutura montada pela prefeitura para a operação de transporte e trânsito.

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Danilo Helder, alvará A-5113

“Esse ano foi top! Apesar do ocorrido no primeiro dia com o rompimento da adutora da Embasa, na Lucaia, foi massa. Nas vias exclusivas de táxi não tinham muitos carros particulares, só atrapalhou até o primeiro retorno da Centenário, que causou um pouco de trânsito”, Danilo Helder, alvará A-5113. Para ele, a prefeitura deveria adotar o rodízio de placas para os carros particulares. “Pelo menos nos dias de Carnaval e nas proximidades dos circuitos”, concluiu Danilo.

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Sérgio Andrade, alvará A-0025

Outro que avaliou como positiva a estrutura montada pela prefeitura, foi o taxista Sérgio Andrade de alvará A-0025, “Cada vez mais tem melhorado. Esse ano, eu achei que o taxista teve mais facilidade pra chegar até os pontos. A Afonso Celso também teve uma facilidade imensa. Na Centenário que teve um problema, porque eu estava com passageiros e fui obrigado entrar na via exclusiva de táxi, chegando no circuito, daí peguei engarrafamento sem necessidade e os passageiros tiveram que soltar antes do limite da via, mas depois melhorou. Na Avenida Oceânica, também achei que tivemos um pouco mais de dificuldade, por causa dos carros particulares que entravam na via exclusiva. Mas pela Barra, foi show! Eu não vi muitos carros particulares na via exclusiva da Barra, achei esse ano muito bom. Tem que parabenizar o pessoal da Semob [Secretaria de Mobilidade] e da Cotae [Coordenação de Táxi e Transportes Especiais], porque tivemos facilidade de trabalhar”, foi a avaliação do taxista. As ressalvas que Sérgio faz, que poderiam ser melhoradas para 2024, seriam: não obrigar o táxi, que esteja com passageiro, chegando no circuito, a ingressar na via exclusiva; e realocar os agentes de trânsito, pois ele identificou muitos na Centenário, mas não viu na Afonso Celso.

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João Adorno, alvará A-0946

João Adorno, da Comissão dos Taxistas, além de ter aprovado a estrutura montada pela prefeitura, disse que a gestão irá realocar os portais de acesso, em 2024, e recriar a via exclusiva no Dique do Tororó. “Ano que vem a prefeitura vai aumentar a distância dos portais e a via exclusiva do dique irá acontecer novamente”.

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Denis Paim, alvará A-6884

Para Denis Paim da Associação Geral dos Taxistas (AGT), a avaliação não foi positiva. “O Carnaval foi complicado pra categoria. Vivemos a mesma novela de 2020, mais uma vez as vias exclusivas que seriam apenas pra táxi viraram uma bagunça, muitos carros particulares adentrando e as barreiras fechando sem nenhum critério ao longo do dia. Não se faz nada pra ajudar a categoria de taxistas. Tenho certeza de que a maioria dos 400 taxistas notificados, sofreram truculência”, avaliou o presidente da AGT.

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Roldiney Magrani, alvará A-1836

Foi a mesma avaliação que o taxista Roldiney Magrani, alvará A-1836, fez, como não positiva: “Faltou organização em alguns pontos, em outros melhorou, mas não resolveu. Falta uma engenharia de tráfego eficiente, de pessoas que pensem antes de fazer e não façam pra ver se dá certo ou não. Vi vários carros particulares nas vias exclusivas, principalmente na Centenário. Aproveito para falar sobre as Festas de Largo, no Bonfim, colocaria a via exclusiva começando no Moinho, na descida do túnel; e no Rio Vermelho, em Iemanjá, colocaria uma faixa exclusiva por dentro da Vila Matos”.

Além do que Roldiney trouxe sobre a engenharia de trânsito, para ele, a Cotae deveria adotar preço fixo nos pontos de saídas dos circuitos e dos bairros para os circuitos, além de adotar também nas Festas de Largo e nos grandes eventos como no Parque de Exposições, mas nesse último, ele sugere que o preço fixo seria para o táxi que optasse por entrar na via exclusiva do ponto em frente ao evento. Para publicizar essas tabelas de preço, o taxista sugere que a prefeitura utilize o site da Semob.

Números da Semob: De acordo com a Secretaria de Mobilidade, durante o Carnaval 2023 foram registradas 13 recusa de passageiros; 108 cobrança fora do taxímetro e 543 abordagens de alcoolemia.

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Respostas de 2

  1. Eu fui obrigado a troca a minha CNH fora do prazo porque meu crachá venceu não deu tempo aí não pude trabalhar fiquei só olhando em casa foi lá passei a situação pra Elis a minha CNH vencia em agosto 2023 não aceitaram desse ano mas não teve acordo A 4956

  2. Fiscalização com nota máxima para os legalizados,
    Os clandestinos livres soltos como sempre,
    E difícil quem anda na legalidade competir com os clandestinos, mais adiante a conta chega ; como uma loja física pode competir com as virtuais? Eu prefiro pagar um preço justo obs todos os detalhes, mais a maioria só tem interesse no preço.por isso que a falsificação, roubos contrabando está muito alto. E por isso que o roubo de veículos tem sido exagerado.
    Mais o país cresce como calda de cavalo,

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