Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Taxistas avaliaram como positiva a primeira mobilização nacional e já se articulam para o segundo ato no DF

img_5955
Cerca de 4 mil taxistas de todo o país marcaram presença no DF – Fotos: Divulgação

 

“Parabéns a todos participantes desta luta, aqueles que participaram da viagem e aqueles que nos ajudaram e ficaram torcendo por nós!”.

img_5958
Emocionado em participar da mobilização, José Augusto Lopes, acredita que a luta valeu a pena

Esta frase é do taxista José Augusto Lopes, alvará (A-4267) e representa o pensamento de todos os taxistas que viajaram ou contribuíram de alguma forma para que um grupo de aproximadamente cinquenta taxistas de Salvador pudesse se juntar aos colegas de todo o Brasil, durante a mobilização nacional do último dia 8, ocorrida no Distrito Federal.

 

A mobilização aconteceu com a intenção de sensibilizar os deputados federais sobre a situação que o taxista enfrenta por causa da atuação ilegal dos motoristas do aplicativo Uber.

 

Os manifestantes se reuniram no parque da cidade e seguiram em direção à Esplanada dos Ministérios em carreata. Em cima de um mini trio, diversos taxistas e políticos discursaram para cerca de quatro mil manifestantes.

 

Os líderes partidários haviam votado um requerimento de urgência, porém decidiram retirar da pauta a votação da urgência do Projeto de Lei 5587/16, proposto por seis deputados, entre eles o deputado federal Carlos Zaratini (PT-SP), que pretende alterar a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) e a lei que regulamenta a profissão de motorista profissional no país (Lei 13.103/15). Uma das mudanças proíbe que veículos particulares descaracterizados sejam usados para obter remuneração ou vantagem econômica por meio da oferta de serviços de transporte de passageiros. Na prática, o objetivo é proibir serviços como Uber.

 

img_5937
Taxistas e parlamentares da Frentaxi foram recebidos pelo presidente da casa, Dep. Rodrigo Maia (DEM/RJ)

 

Para o deputado Zaratini, a mobilização da categoria em Brasília foi de fundamental importância para que o congresso perceba a gravidade dessa matéria e possa votar logo esse PL. “No dia 23/11, haverá uma reunião da comissão geral, na Câmara, com a presença de especialistas, taxistas e interessados no tema. Todos poderão expor seus argumentos para que os deputados possam avaliar melhor. Após esse encontro, será formado um grupo de trabalho a fim de que seja apresentado um projeto de consenso e aí, o PL 5587 possa ser aprovado pela maioria da casa”, explicou. A previsão é que a votação ocorra no dia 8/12.

 

Num sentido contrário à proibição do Uber, o presidente da casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), acredita que o caminho seja harmonizar os dois sistemas. “A maioria dos líderes entende que, de fato, há uma disparidade entre um sistema e outro, mas não se pode criar uma regra para inviabilizar o Uber. Na verdade tem que se criar uma regra para harmonizar o sistema, porque esses problemas vão acontecer em várias áreas, na rede hoteleira, no táxi, pois a modernidade vem, as novidades vão aparecendo e a gente não pode, porque apareceu um produto que tem sido bem avaliado pela sociedade, restringi-lo em favor de outro”, defendeu o presidente.

 

img_5976
Para o taxista Ademilton Paim, vice-presidente da AGT, a fé deve estar presente a todo instante.

Ademilton Paim, alvará (A-2773), vice-presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), pondera que “foi uma viagem bastante produtiva, porque conseguimos chamar a atenção dos parlamentares e um grupo de trabalho será formado para avaliar a nossa condição. Outro ponto positivo é a união da categoria que, hoje, está mais unida do que há nove anos, quando ingressei no sistema de táxi. Ainda falta muito, mas nós vamos vencer esse câncer!”.

 

João Adorno, alvará (A-6910), diretor de comunicação da Associação Metropolitana de Taxistas (AMT), um dos responsáveis pela viagem dos baianos à capital federal conta que enfrentaram muitas dificuldades nessa viagem, especialmente quanto às acomodações que não existiram. “Dormimos no próprio ônibus, não havia local para tomarmos banho e nossa alimentação foi regada a biscoito e suco, por quase 24h. Mesmo assim, todo o sacrifício valeu a pena”. Ele complementa agradecendo aos colegas e convocando-os para a próxima viagem. “Foi muito importante a nossa ida para Brasília, por isso temos que agradecer a todos os taxistas que viajaram, todos que colaboraram, às cooperativas, às caixinhas e às associações que também nos deram apoio. Quero aproveitar e já reforçar o convite para todos os colegas que desejem viajar conosco para o próximo encontro na capital federal, todos serão muito importantes nessa luta”, reforça Adorno.

img_5916
Da esq. para a dir.: Jorge Sarmento, Supervisor de Motoristas da Teletaxi, Vicente Barreto da Táxi Coometas, Edmilson Americano, presidente da Abracomtaxi e João Adorno, diretor de comunicação da AMT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gilberto Silva, presidente da Coastaxi, que obteve uma ajuda de R$ 5 mil da Federação Nacional do Transporte seções Bahia e Sergipe, através do presidente, Décio Barros, lembra que os taxistas poderão depositar qualquer valor numa conta poupança que a comissão abrirá na Caixa Econômica Federal. Até o momento do fechamento desta edição, a conta ainda não havia sido aberta.

 

gilberto
Gilberto Silva, presidente da Coastaxi. – Foto: Ei, Táxi

 

Para a próxima viagem, com saída prevista para a madrugada do dia 5/12, Adorno explica que o desafio será ainda maior. “As despesas da próxima viagem estão orçadas em cerca de R$ 28 mil, entre ônibus e estadia para 50 taxistas. Por isso, precisaremos ainda mais do apoio de todos os colegas, porque a batalha será dura”, disse.

 

Com informações da Agência Câmara Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira outras imagens

img_5877 img_5881 img_5903 img_5908 img_5918 img_5920 img_5929 img_5939 img_5940 img_5941 img_5951 img_5952 img_5960 img_5961 img_5964 img_5969 img_5972 img_5973

 

 

 

 

 

(Visitas totais 81)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais