Enquanto taxistas trabalham, invasores fazem a festa
Em Salvador, conseguir trabalhar de forma digna como taxista parece estar cada vez mais difícil. Além da concorrência desleal com o transporte clandestino, a categoria precisa lidar com a apropriação indevida dos espaços destinados ao serviço.
No Largo da Lapinha, por exemplo, os taxistas já desistiram de esperar alguma providência da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) ou da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae). Semana após semana, veículos particulares ocupam as vagas reservadas aos táxis, sem qualquer preocupação com fiscalização.
“É muita falta de respeito com o taxista. A gente não tem mais esperança que isso vá ser resolvido. As viaturas da Transalvador passam por aqui, a gente denuncia e nada acontece. A Cotae então, nunca esteve aqui. Se fosse pra multar um taxista, aí os agentes dos dois órgãos seriam rápidos, pois disso, eles entendem muito bem”, desabafou um taxista que pediu para não ser identificado com medo de retaliações.
Se a situação no Largo da Lapinha já é um absurdo, no Largo Dois de Julho o problema conseguiu ser ainda mais afrontoso. No local, na Rua da Jaqueira do Unhão, um comerciante resolveu expandir o seu bar para a via pública e montou uma estrutura com mesas, cadeiras e toldos — justamente em parte das vagas do ponto de táxi.
A cena, que já acontece há mais de duas semanas, está prejudicando diretamente os profissionais que trabalham no local. “Já tem mais de duas semanas esse bar, com esses toldos na fila de táxi. A prefeitura não toma nenhuma providência”, relatou um taxista que denunciou o caso.
Cotae e Transalvador: onde estão?
A passividade dos órgãos responsáveis pela organização do trânsito e do transporte na cidade chama atenção. Fontes informaram ao Portal Ei Táxi que a Cotae, responsável por fiscalizar a operação dos táxis em Salvador, dispõe de apenas uma única viatura para rodar toda a cidade.
Já a Transalvador, que não hesita em multar taxistas, parece não ter a mesma eficiência quando se trata de fiscalizar motoristas particulares que tomam as vagas reservadas ao serviço regulamentado.
Fica a pergunta: a Cotae e a Transalvador vão seguir fingindo que não estão vendo, ou vão agir para resolver esse problema? Porque, até agora, a única certeza que os taxistas têm é que se fosse ao contrário, com táxis ocupando vagas indevidas, os agentes já teriam aparecido rapidinho.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 17
quem liga pra uma categoria desunida, e que um quer tirar proveito dos próprios colegas, pra resolver esses problemas, precisaria a SEMOB ter uma postura e enquadrar os donos dos pontos, hoje a cidade é loteada pelos que se acham donos, tenho 20 anos de praça, a Uber foi ruim, mais misturou aos que se acham melhor que os outros que a praça é pra todos, shopping barra,2 de julho, aeroporto, e etc.
Essa bahia é terra de ninguém. Começando pela Transalvador, órgão inútil que só trabalhar para onerar o motorista trabalhador. Há mais agente de transalvador do que de polícia ali no Comércio. Fora os que ficam dormindo dentro do carro com ar cond ligado.
só servem pra isso.
Isso não é só no Dois de julho não. no Taboão Pelourinho é a mesma coisa , dono de lanchonete, ambulante, coloca mesas e isopor em plena fila de táxi, e ninguém faz nada.
tudo que vai volta, a maior parte de taxistas antes da oferta de transportes complementares, eram muitos caxias, ficavam escolhendo corridas e passageiros, certa vez no comércio na fila , quando chegou minha vez fui desmerecido p um casal de executivos que chegaram na hora do meu embarque.
O prefeito Bruno Reis só quer saber de festa, por isso o nome Prefeito Zé Festinha. Denis Paim é um cara aguerrido, vai pra cima, mas os caras estão colocando ele no bolso. Ficam de tapinha nas costas, foto com sorriso, mas cadê que o prefeito manda moralizar a Cotae e tratar bem a categoria? Só massa de manobra.
Tá na hora de dar uma apertada nesse negócio aí. Chegar pro prefeito e pro tal presidente da Câmara e ver se eles querem ajudar mesmo. Eu acho que não.
Mas também os taxistas precisam ser unidos. Se convoca uma reunião da categoria, só aparece uns gatos pingados, mas no WhatsApp é meio mundo de reclamação. Vamos pras reuniões, vamos pros momentos importantes. Deixar de ser covardes e ir pra cima.
Bora falar com os vereadores da oposição e começar a conversar, pois de nada tá adiantando.
Taxistas apanham, apanham dos asseclas da TrancaSalvador e da Cotae, e fica esse prefeito dizendo que ajuda a classe. Ajuda mesmo a enterra mais a classe a cada dia.
O problema não é só dos taxistas não, aqui em independente do bairro os comerciantes tomam literalmente as ruas, aqui todo mundo tem direito de privatizar as calçada, é um verdadeiro absurdo, até cercas de telas plásticas delimitam os espaços de interesse dos comerciantes..
Acredito que a culpa não é só dos administradores, mas dos cidadão que não se colocam no lugar do próximo. Não sou taxista, mas acho que nos temos leis para regulamentar e dar regras à sociedade, se não obedecem a sociedade vira o caos e sem motivo, tanto que não cumprir a lei por ignorância de não saber não isenta da culpa.
Boa sorte para vcs taxistas, tenho carro próprio e não uso o serviço de vcs, mas me solidarizo, quando é vaga de taxi eu pulo fora, evito até parar para deixar minha família ou amigos, pq sei que se a vaga é reservada ela deve ser respeitada.
Tenho TEA e o cartão para estacionamento especial, em shopping vejo muito carro parando na vaga para autistas sem colocar o cartão devido a mostra, ou então idosos param na vaga que não é para eles.
Pessoas sem noção e respeito tem em todo lugar e nível social, mas quem está certo, continue na luta e não desviem do caminho, pq de alguma forma serão recompensados.
Força, determinação, boa vontade e muita luz para todos nós.
Infelizmente a Categoria dos Taxistas de Salvador, tem o representante que merece.
Quando chega na época da Eleição, não vota nos Taxistas que se candidatam, agora é só ficar reclamando no whatsapp.
Vida que segue …
tivemos a oportunidade de colocar um representante da categoria, nas últimas eleições , e não fizemos.
Denis Paim é o único que apesar da categoria não dá valor ao trabalho dele, vai buscando na medida do possível , tentar melhorar a situação. Caso ele fosse eleito Vereador de Salvador, poderíamos esperar mais auxílio.
Espero que nós taxista, tenhamos mais consciência, e vamos colocar um representante, caso contrário não tem solução.
Bom domingo a todos.
Vamos refletir sobre isso.
o povo nunca aprende na hora de votar você decide, a resposta e nas eleições, vamos da o troco aí, o não presta se joga fora.
felizmente o único representante dos taxistas, que bate de frente com esses órgão é o presidente da AGT e ainda sofre perseguição porque esse prefeito virou as costa para categoria 2 mandato sempre vira mangue esses fiscais precisam ser reciclado ter cursos de relação humanas e respeitar o taxista.
muitos taxistas voltaram no prefeito atual, e agora estão recebendo o troco. taxista sempre foi massa de manobra dos políticos
O mesmo ocorrido está na ladeira de Santana, acredite o colega táxis já foi multado por para ao lado do carro particular na ladeira de Santana.
Na questão do 2 de julho a denúncia tem que ser feita a Sucom / Semop, tira fotos e anexa a denúncia.
Como já foi dito por diversas vezes pelos agentes, eles só estão para fiscalizar e punir os taxistas!
No Ferry os clandestino fazem a festa eles vão buscar os passageiros lá dentro no portão de saída e ninguém fazem nada para coibir essas ações
dos clandestino. Os veículos deles ficam estacionados lá dentro e a transalvador não notifica os caras.
Bom dia os taxistas nunca apoia a quem quer ajudar a eles desde do tempo de Manuel lima