Na tarde desta segunda-feira (10), o presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, acompanhado por uma comitiva de taxistas, se reuniu com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, para discutir várias questões relevantes à categoria. Apesar das diversas pautas abordadas, Paim saiu insatisfeito, acusando o secretário de “jogar palavras ao vento” e não demonstrar vontade em resolver os assuntos pendentes. Também estiveram presentes na reunião o Diretor de Transporte, Armando Yokoshiro, e a chefe da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), Luile Neves.
Principais Pautas e Respostas
1. Transferências de alvarás
– Questionamento: Celeridade na questão das transferências devido ao prazo limitado [10 de abril de 2025].
– Resposta: As transferências estão sendo feitas, mas sem promessa de celeridade.
2. Multas de Carnaval 2024
– Questionamento: Multas aplicadas indevidamente nos táxis, nos portais de acesso aos circuitos do Carnaval 2024.
– Resposta: Responsabilidade do Superintendente da Transalvador, Décio Martins. Multas não serão retiradas para quem estava com documentação irregular.
3. Processo Seletivo para novos taxistas
– Questionamento: Andamento do processo seletivo.
– Resposta: 54 dos 94 candidatos aprovados foram chamados. Após finalizar os 40 restantes, um novo processo seletivo será realizado.
4. Salvador Digital
– Questionamento: Reclamações sobre dificuldades, boletos e prazos do sistema.
– Resposta: O processo online é considerado um sucesso pelo secretário.
5. Fiscalização do transporte clandestino nos terminais
– Questionamento: Bagunça dos clandestinos nos terminais.
– Resposta: Apreensões estão sendo feitas, mas há falta de pessoal para um combate mais efetivo.
6. Aplicativo para táxis
– Questionamento: Previsão para lançamento do aplicativo.
– Resposta: Projeto será concluído até outubro.
7. Vistorias de Táxi
– Questionamento: Solicitação para não realizar vistorias este ano.
– Resposta: As vistorias ocorrerão este ano e, no próximo, serão feitas por empresas terceirizadas.
8. Pontos de Táxi nas festas de São João
– Questionamento: Organização dos pontos de táxi.
– Resposta: Organização similar ao ano passado, com pontos específicos em locais determinados. No Parque de Exposição, os táxis ficarão na via marginal e os aplicativos, possivelmente, terão um ponto do lado de fora. Também vai ter São João em Paripe, em breve será divulgada mais informações sobre o ponto de táxi.
9. Ponto de táxi desativado no Largo Santo Antônio
– Questionamento: Razões para desativação do ponto.
– Resposta: Ponto desativado durante eventos e reposicionado, por causa da necessidade de estacionamentos do Zona Azul.
10. Construção dos Módulos de Conforto nos pontos de táxi
– Questionamento: Situação dos módulos de conforto.
– Resposta: Levantamentos estão sendo feitos para enviar ao prefeito.
Avaliação de Denis Paim
Denis Paim, presidente da AGT, expressou insatisfação com os resultados da reunião. Ele criticou a falta de avanços significativos e a postura do secretário Fabrizzio Muller, destacando a contínua promessa de melhorias sem ação concreta. Paim apontou que problemas como as multas de Carnaval e a desorganização no Salvador Digital não foram efetivamente resolvidos. Ele também ressaltou a dificuldade enfrentada pelos taxistas nos atendimentos na Cotae e a aparente desorganização no órgão responsável.
“As reuniões com o secretário não avançam, porque ele continua querendo fazer o que quer. Parece que ele é taxista, que roda táxi, que sabe o que o taxista precisa, mas na realidade não sabe. Por exemplo, referente às multas dos taxistas no carnaval, ele jogou para cima do Superintendente da Transalvador [Décio Martins], sendo que o Superintendente já joga pra cima da Cotae e da Semob. E aí, quem resolve? Parece que o secretário está perdido juntamente com a coordenadora da Cotae e com o Diretor de Transporte, é isso que parece.”
Paim concluiu afirmando a importância de continuar apelando ao Prefeito Bruno Reis e ao Presidente da Câmara Carlos Muniz (PSDB) para que suas demandas sejam atendidas de maneira mais eficaz e com maior urgência. “É difícil, a gente não vê boa vontade da gestão em resolver e agilizar as situações, continua a mesma conversa de sempre, palavras ao vento.”