Por Daniel Júnior, da Redação – Três pontos de táxis situados entre as Ruas Barão Abiaí e a Elizeu César, no centro de João Pessoa (PB), estão sendo ocupados constantemente por comerciantes e motoristas de transporte clandestino de passageiros. De acordo com taxistas, não há fiscalização no local nem por parte da Prefeitura e nem pelo Sindicato da categoria.
A área tem uma intensa movimentação em razão do comércio e do Parque Sólon de Lucena – conhecido como Parque da Lagoa, que fica nas proximidades.
“Nunca passamos por uma situação tão deprimente aqui em João Pessoa. Eu trabalho nas proximidades do Parque da Lagoa e os três pontos reservados para táxi estão ocupados por ambulantes e motoristas clandestinos. Eles ficam no ponto de táxi sem problema nenhum, porque ninguém faz nada para impedir. Está muito difícil. Não temos apoio da Secretaria de Mobilidade e nem do Sindicato”, afirmou um taxista que preferiu não se identificar, que está na profissão há duas décadas.
Ainda conforme a denúncia, há motoristas ilegais que oferecem corridas no entorno do Centro de Convenções, na PB 008, e no Mercado Público de Mangabeira, na Rua Josefa Taveira.
“Clandestinos em João Pessoa virou ‘mato’. Em todo lugar tem! Até desentendimentos de vez em quando acontecem nesses pontos. Eles atrapalham muito o nosso trabalho, pois tiram nossas corridas”, finalizou.
A reportagem está tentando contato com a Prefeitura de João Pessoa e o Sindicato dos Taxistas da Paraíba para obter um posicionamento sobre a problemática relatada nesta matéria.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O portal Ei, Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 10
E detalhe, tem uns ditos comerciantes que vendem aqueles perfumes genéricos em embalagens de isopor. Além de trabalhar clandestino eles ainda insultam os cidadãos quando passam, com piadas e palavrões. Tenho certeza que aqui já teve várias pessoas que foram ofendidas por eles.
Vou passar meu feedback de quem usa uber diariamente: a praticidade de pedir o transporte de sua casa e o custo reduzido ajuda muito. Os taxistas se há alguma aplicativo, este é muito pouco divulgado e as corridas são caras.
Existem apps, centrais, faz 7 anos que não tem reajuste na tarifa do táxi, inclusive tem plataforma que a corrida de táxi fica mais em conta que a do carro particular.
quando a Uber chegou no mercado eu achei que Taxi era coisa do passado. Hoje vejo a Uber sucateando a própria frota (que não é sua) e os Taxis geralmente são mais novos e conservados. Mas vejo muito ponto exclusivo para Taxi sem a devida posse e, convenhamos a forma de se pedir um Taxi precisa ser reformulada e os pontos revistos.
Existem vários apps e centrais onde o carro vai até seu local, taxista tem registro, fica mais fácil reaver algo esquecido no carro, a higienização do veículo realmente não se compara, é um serviço diferenciado, sem falar nos trages, comportamento que são diferentes.
é bastante complicado a situação dos taxistas pelo Brasil a impressão que temos é que querem acabar com os serviços de táxi.
Táxi é diferente, ser taxista é profissão nobre, nunca irá acabar.
Infelizmente isso ocorre em todo o país não somos nada para as autoridades e prefeituras mas eles continuam a cobrar impostos !!! Talvez a classe tradicional dos chamados TÁXI será banida e nós sem direito algum!!!
muito boa e providencial a reportagem resta aos órgãos competentes tomarem providências pois ciência do problema já tem