O taxista e candidato a vereador por Salvador, João Adorno, disse que apresentou, recentemente, para a Secretaria de Mobilidade (Semob) e para a diretoria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), algumas propostas para o novo edital de credenciamento de taxistas, que será lançado pela prefeitura. Com foco na inclusão e no fortalecimento da categoria, Adorno pretende ajustar pontos importantes que garantam melhores condições para novos taxistas e auxiliares que atuam há mais tempo no sistema.
Entre as propostas apresentadas por João Adorno está a pontuação dobrada para auxiliares com 5 anos ou mais de experiência no sistema. De acordo com o candidato, essa alteração reconheceria a dedicação e a permanência desses profissionais no mercado, oferecendo uma vantagem significativa no processo seletivo para a obtenção da própria licença de táxi.
Ele propôs a manutenção da linha de crédito da Desenbahia, voltada para o financiamento de veículos novos e seminovos. A iniciativa, que já beneficiou novos taxistas no primeiro processo seletivo, seria fundamental para auxiliar profissionais a renovarem suas frotas com veículos mais modernos e eficientes.
Além disso, o candidato sugere aumentar o limite de crédito para R$ 50 mil, especialmente para novos clientes que ingressarem no sistema de táxi. A medida visa proporcionar maior acesso ao financiamento para aqueles que estão começando e precisam de um apoio financeiro robusto para adquirir seu primeiro carro ou renovar sua licença.
Essas sugestões vêm ao encontro das demandas da categoria e se somam às discussões sobre o novo edital de credenciamento, que visa renovar o sistema de táxi de Salvador, com mais equidade e oportunidades para os profissionais do setor. João Adorno destacou a importância de o novo edital ser mais inclusivo, especialmente para aqueles que há anos contribuem para o transporte público da cidade como auxiliares.
O novo processo seletivo está previsto para ser lançado nos próximos meses pela prefeitura.