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Fala Taxista: O xeque-mate no transporte urbano; o que virá após o fim dos táxis?

Por Edjane Penaforte

Falo como quem vive na linha de frente. Sou taxista. Mas, acima disso, sou cidadã, observadora atenta da mobilidade urbana e do que vem acontecendo com o transporte individual público em nossa cidade.

Estamos diante de um colapso anunciado: a possibilidade real do fim do serviço de táxi. Para muitos, pode parecer uma simples substituição de modelo — do tradicional ao digital — mas a questão é muito mais profunda. O que está em risco é um serviço regulamentado, com regras claras, condutores identificáveis e fiscalizados, e que cumpre função pública.

Quando se tira o táxi de cena, elimina-se a única alternativa ao domínio absoluto das plataformas digitais. Plataformas que não têm obrigação com o interesse público, não respondem à sociedade, nem garantem continuidade. Hoje estão aqui. Amanhã, talvez não. Seus preços flutuam conforme a demanda, seus critérios mudam sem aviso, e seus vínculos com motoristas são frágeis e descartáveis.

O táxi é o “Heitor” desse jogo de xadrez — a peça que, se for derrubada, deixa o rei vulnerável. E quem é o rei, senão o povo? Ao destruírem o táxi, virá a conta. E não será barata. Seremos reféns de um sistema onde o lucro vem antes da lógica, onde não há estabilidade, e onde quem precisa do serviço passa a depender de algoritmos invisíveis e incontroláveis.

Falo aos usuários do Uber: pensem no dia em que não houver concorrência. Falo ao prefeito: sua omissão hoje será lembrada amanhã, quando a cidade estiver nas mãos de interesses externos. Falo à população: sem táxi, perdemos mais do que um carro com placa vermelha, luminoso e  taxímetro! Perdemos um direito.

Ainda dá tempo de reagir. Mas o próximo movimento pode nos deixar em xeque-mate.

Reflita antes de embarcar. Não destrua o que te protege.

Valorize o Táxi!

Valorize o trabalhador!

Edjane Penaforte - Taxista do Aeroporto de Palmas-TO

 

 

 

 

Edjane Penaforte

Taxista do Aeroporto de Palmas-TO

(Visitas totais 1.631)

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Respostas de 24

  1. eu acharia que.esses.grandolas
    deveria se preocupar com o Brasil
    tem coisas mas importantes pra
    se preocupar. e não tá se perguntando com taxista isso é
    serviço pra prefeitura.

  2. sou motorista de aplicativo.. concordo plenamente com você… esses aplicativos escraviza os motoristas.. que anda com carros sucateados e andam que nem mulambos.. muitos motorista fakes, com contas fakes por aí , segurança ao passageiro prejudicada. essas contas fakes trazem motoristas até sem CNH.. os aplicativos fazem Oque querem..

  3. boa tarde meu amigo, você me conhece dos movimentos em Salvador em Brasília eu que fiz as fotos pro seu jornal, quem tá falando com você Augusto não sei se você tá acompanhando as minhas polêmicas na rádio na nas redes sociais nas entrevistas com o presidente da câmara com a vice-prefeita com o ministério público e todos demonstra além da incompetência o interesse de estar do lado dos maus gestores de graça isso não é.tenho muito material que você gostaria de saber.

  4. Comentário de Suéd Silvio – Presidente do Sindicato dos Taxistas de Brasília

    Excelente reflexão, Edjane! Você traduziu com precisão o que nós, taxistas, vivemos diariamente. O táxi não é apenas um serviço, mas uma instituição regulamentada que garante segurança, transparência e compromisso com o cidadão. Enquanto as plataformas digitais operam sem fiscalização, nós carregamos o peso da responsabilidade – e ainda assim somos marginalizados.

    Em Brasília, vemos o mesmo cenário: hotéis como o Royal Tulip abrigam transporte ilegal, enquanto taxistas sofrem retaliações por denunciar irregularidades. O poder público precisa acordar! A omissão hoje é o caos amanhã. Se não defendermos o táxi, seremos reféns de um mercado sem regras, onde o lucro fala mais alto que o direito à mobilidade digna.

    Parabéns pelo artigo. Que ele ecoe não só entre os taxistas, mas na sociedade e nos governantes. O Sindicato dos Taxistas de Brasília está na luta, e convoco todos a se unirem antes que o xeque-mate seja inevitável.

    Valorizar o táxi é valorizar o trabalhador, a cidade e o futuro do transporte urbano!”

    Suéd Silvio
    Presidente do Sindicato dos Taxistas de Brasília

    1. Boa análise da atual situação dos taxistas, só que com algumas ressalvas.
      Acredito que não devemos ir ao ponto de táxi vs app, e sim entender o que há de errado com o serviço regulamentado pela prefeitura. Esse órgão que deveria dar melhores condições aos táxis e passageiros deixam muito a desejar, e também deveríamos lembrar como era o serviço de táxi antes dos app e como foi a recepção da população diante disso.
      Antes dos app, taxistas escolhiam corridas, adulteração de taxímetro, preços absurdos e entre outros problemas que a população sofreu com o serviço.
      E então chega os apps, de início com corridas preços acessíveis, o passageiro sabe o valor de cada corrida antecipadamente, e toda facilidade na palma da mão.
      Então ao meu ver, o problema não são os apps e sim a prefeitura e sindicatos que não se atentaram a modernizar a categoria e também melhorar condições de trabalho para os taxistas. Os apps só chegaram no ponto em que o serviço de táxi era falho.
      O serviço de táxi continua sendo importante para a cidade e nós taxistas devemos COBRAR a prefeitura e não entrar no jogo de táxi vs app, transferindo a responsabilidade deles para nós e os apps. pagamos caro e queremos o melhor serviço e melhores condições de trabalho.
      Sou filho de taxista, hoje herdeiro de táxi, e também trabalho com app. E acredito que a categoria de táxi tem muito a melhorar, mas isso só consegue com união e cobrança direta a prefeitura.

  5. em toda função, profissão qualquer seguimento tem que existir regulamentação e autorização do Poder Público, só os aplicativos que não, exercem os serviços sem ser fiscalizados e sem ser regulamentados, pergunto maos uma vez a quem interessa?

    porque não se libera livre concorrência pra dentista, médicos, engenheiros, arquitetos, ou seja em todas as profissões pra que quem tenha algum conhecimento possa exercer a função e atender e cobrar mais barato e quem quiser que escolha por quem quer ser atendido, libera geral e vamos ver como em menos de 5 dias tudo vira um caos, TAXISTA NAO É BURRO E IGINORANTE, ATE QUANDO ESPERAR, ATE ME AJOELHAR ESPERANDO AJUDA DE DEUS, SERA QUE SERA O SUFICIENTE ???? OU TEREMOS QUE NOS LEVANTAR ????

  6. Boa tarde, o que acho mais engraçado é se dizer que esses aplicativos foram inovação, pergunto de que? , se anos antes de Uber chegar no país já se tinha 99 Táxis, Wase, Wappa, entre outros, inclusive aplicativos regionais criados pelos próprios TAXISTAS, A pergunta é a quem interessa? , o que infelizmente vejo qie nesse país chamado Brasil nada é levado a sério e não se respeita uma profissão que é legalizada, regulamentada pelos próprios poderes públicos e estrangeiros chegam explorando pessoas necessitadas precisamos, e pior sem ordem e sem responsabilidades pelos seus serviços que essas pessoas realizam, todas as empresas que prestam serviços no país são obrigados a cumprir com seus encargos e deveres, SO ESSES APLICATIVOS QUE NAO SAO RESPONSABILIZADOS E NEM CUMPREM COM NADA E PASMEM COM APOIO DE DO GOVERNO FEDERAL, ESTADOS E PREFEITURAS, A PERGUNTA É QUANDO CHEGAR ESSA CONTA QIEM VAI PAGAR OU MELHOR ESTA CHEGANDO.

  7. Boa tarde, o qie acho mais engraçado é se dizer que esses aplicativos foram inovação, pergu tô de que? , se anos antes de Uber chegar no país já se tinha 99 Táxis, Wase, Wappa, entre outros inclusive aplicativo regionais criados pelo próprio TAXISTAS, Apergunta é a quem interessa? , o que infelizmente vejo qie nesse país chamado Brasil nada é levado a sério e não se respeita uma profissão que é legalizada, regulamentada pelos próprios poderes públicos e estrangeiros chegam explorando pessoas necessitadas precisamos, e pior sem ordem e sem responsabilidades pelos seus serviços que essas pessoas realizam, todas as empresas que prestam serviços no país são obrigados a cumprir com seus encargos e deveres, SO ESSES APLICATIVOS QUE NAO SAO RESPONSABILIZADOS E NEM CUMPREM COM NADA E PASMEM COM APOIO DE DO GOVERNO FEDERAL, ESTADOS E PREFEITURAS, A PERGUNTA É QUANDO CHEGAR ESSA CONTA QIEM VAI PAGAR OU MELHOR ESTA CHEGANDO.

      1. alguns anos atrás, quando com alguns grupos fui pra rua lutar pela minha categoria,ouvia o seguinte: Enquanto vocês estão aí brigando, alguns colegas diziam está que iam ganhar dinheiro,que não daria em nada, verdade,não tivemos apoio e realmente deu em nada,deu APP.
        a quem interessa esse aplicativo que chegou se dizendo de carona compartilhada,e hoje como falam, é profissão.

  8. muito bom essa observação, só não serve pra os canalhas prefeitos e ex.prefeitos com interesses obscuros em propinas em dólar das plataformas, Uber,99,indraive. e outras,somos nanicos aos interesses de inescrupulosos, que em pleno carnaval, coloca estacionamento no centro da folia para aplicativos e fila quilometricas para taxisitas, coloca pessoas determinadas para multar só taxisita, mesmo que dentro do permitido gradeado.somos refém de uma indústria das multas impostas pela prefeitura de salvador.

  9. O Município de Juiz de Fora MG, foi vencido numa Ação Judicial proposta pela ABRATAXI que exigia LICITAR o Serviço de TÁXI ! Após o Trânsito em Julgado da Decisão que OBRIGOU o Município de Juiz de Fora LICITAR a frota, a Administração BRUNO SIQUEIRA DESCUMPRIU a íntegra da Decisão. Ao invés de LICITAR à FROTA, aumentou à Frota em 105 NOVOS TÁXIS. Logo após o Edital 007/2014 ter fechado, iniciou à PERSEGUIÇÃO das 225 Permissões de um total de 433 que optaram em não participar pois era *FACULTATIVO* a participação e não *OBRIGATÓRIO*.

    Essa ferida aberta, está longe de ser cicatrizada, pois por mais que insistem em *ABAFAR O CASO* estaria aqui sempre pra lembrar que uma espécie de *QUADRILHA DESARMADA* no PODER DO Municipio, na gestão passada destruiu um setor que sempre se autorregulou e ainda fechou os olhos para concorrência Desleal e Predatória feita por empresas que prestam o mesmo Serviço que o TÁXI, sem um pingo de regramento.

    Dr. César Grazzia
    Advogado
    Permissionário de TÁXI em Juiz de Fora MG
    (32)99911-5585
    whatsapp

  10. também sou taxista aqui na minha cidade gostei muito do testo parabéns
    também sou compositor e recentemente eu compus uma música que relata a nosso situação do momento se algum taxista aí puder me ajudar lá no youtube pode procurar por
    ( APELO AOS TAX8STAS )
    ou também pelo meu Zapata
    69992135951 a música e muito boa prometo que vão gostar

  11. Para dificultar mais um pouco, no dia 15/01/2026, foi aprovado um projeto de lei número 213/2025 obriga todas as associações ou cooperativas que tem como atividade a proteção de riscos a patrimônio de qualquer natureza, na modalidade de mutualismo, que seja cadastrado junto a susep e passem a serem administrada pela susep, estando claro na lei que o não cadastramento implicará na suspensão das atividades que exercem atividades de proteção veicular ou outras que cobrem riscos para veículos especificamente os taxistas, pois sabemos o alto custo dos seguros para veículos táxi considerados com mais riscos, e por isto taxistas buscam uma proteção veicular de valores a partir de R$ 150,00 mensais, os que quis com a regulamentação não permanecerão estes valores

    1. 15/01/2025
      Lei 213/2025

      Caso algum diretor de cooperativas ou associações tenha interesse ou queira compartilhar ideias sobre o projeto, pode fazer contato através do zap que será um prazer conversar com você
      75.9.9128-5692

    2. O PL 213/2015, ao exigir o cadastramento das associações de proteção veicular na SUSEP, ameaça inviabilizar uma alternativa acessível usada por muitos taxistas. Os seguros convencionais são caros, pois tratam nossa categoria como de alto risco. A proteção mutualista, com valores mais baixos, tem sido a solução viável para mantermos nossos veículos rodando.

      Regulamentar é importante, sim, mas precisa haver equilíbrio. Não podemos permitir que a legalidade exclua quem já enfrenta tantos obstáculos para trabalhar com dignidade.

      1. Por isto, necessário união neste momento para que sejam encontradas alternativas que busquem proteção equilibrada para o seguimento, especificamente os que tem atividades votadas para taxistas

        1. Concordo!!!
          O que a Lei 213/2025 tem a ver com os taxistas? Tudo.
          A nova lei exige que associações de proteção veicular sejam regulamentadas e fiscalizadas pela Susep. Isso é bom! Garante mais segurança para quem contrata.
          Mas… e o taxista? Com a renda esmagada, concorrência desleal e exigências cada vez maiores, será que teremos condições de pagar?

          É hora de olhar para o taxista com mais sensibilidade. Que essa lei venha com diálogo, com mediação, com propostas pensadas para quem vive do volante, com placa vermelha, sol no rosto e responsabilidade nas mãos.

          Queremos um mutualismo justo. Queremos respeito. Queremos ser ouvidos.
          #TaxistasDoBrasil #Lei2132025 #MutualismoResponsável #PlacaVermelha #JustiçaParaOsTaxistas.

          1. sinceramente, estou muito triste que está acontecendo com os taxistas, enquanto tiver essa corrupção que assola nosso País não iremos para frente nunca. E o prefeito? não diz nada?isso não está certo. Mas Deus é grande, ainda vamos vencer.

  12. Para dificultar mais um pouco, no dia 15/01/2015, foi aprovado um projeto de lei número 213/2015 obriga todas as associações ou cooperativas que tem como atividade a proteção de riscos a patrimônio de qualquer natureza, na modalidade de mutualismo, que seja cadastrado junto a susep e passem a serem administrada pela susep, estando claro na lei que o não cadastramento implicará na suspensão das atividades que exercem atividades de proteção veicular ou outras que cobrem riscos para veículos especificamente os taxistas, pois sabemos o alto custo dos seguros para veículos táxi considerados com mais riscos, e por isto taxistas buscam uma proteção veicular de valores a partir de R$ 150,00 mensais, os que quis com a regulamentação não permanecerão estes valores

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🚕 Fala, Taxista! Como salvar o TÁXI no Brasil e no mundo?📢 A taxista Edjane Penaforte, de Palmas (TO), lança um alerta em seu artigo e uma proposta: criar uma plataforma nacional dos taxistas, moderna, eficiente e com gestão transparente, para reconectar o passageiro ao táxi.❌ O problema não é o taxista — é a distância criada pelas plataformas de aplicativo.✅ A proposta: um app próprio da categoria, com apoio do Governo Federal, sindicatos e associações. Tudo com agilidade, segurança e valorização do profissional!⚠️ Isso é urgente: a mobilidade urbana não pode ser dominada apenas por empresas privadas estrangeiras. Precisamos de um modelo justo, nacional e sustentável para garantir o futuro do táxi!🗣️ “Salvar o táxi é salvar a mobilidade justa.”✍️ Por Edjane Penaforte, taxista do Aeroporto de Palmas-TO.📲 Leia o artigo completo no Portal ei Táxi. Link na Bio📲#PortalEiTaxi #EiTaxiNoticiaseOfertas #NoticiasDoTaxi #SalveOTaxi #MobilidadeJusta #TaxistaDePalmas #PlataformaDosTaxistas #FalaTaxista #AppDoTaxiJa #ValorizacaoDoTaxista #MobilidadeUrbana #TransporteRegulamentado #TaxiETransporteSeguro #EdjanePenaforte

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🚨 Taxistas multados por circular na faixa do BRT no RecifePelo menos 13 taxistas foram multados após trafegarem na faixa exclusiva do BRT entre a rua Benfica (Madalena) e a Avenida Caxangá, na zona oeste do Recife. A infração custa R$ 293,47 e soma sete pontos na CNH.A situação gerou revolta na categoria. Os motoristas alegam que foram induzidos ao erro após vídeo do presidente do Sinditaxi-PE, Flávio Fortunato, informar que a CTTU teria liberado verbalmente o acesso ao trecho.Fortunato disse que “pensava que a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, tinha palavra”. O sindicato afirmou que o setor jurídico está à disposição dos taxistas penalizados.⚠️ O Portal Ei Táxi tentou contato com a CTTU, mas até o momento não teve retorno.📢 Circular nas faixas do BRT é uma reivindicação antiga dos taxistas do Recife, que dizem que isso melhoraria a mobilidade dos passageiros nos horários de pico.💬 “Demorei a chegar com o passageiro e ele reclamou porque não fui pelo corredor. Mas se eu for, sou multado”, disse o taxista Geriel Gonçalves (TP 1008), com 26 anos de experiência.🔎 Em 2021, um projeto de lei tentou liberar o uso do corredor de BRT para os táxis, mas foi rejeitado.📍A Av. Caxangá tem 8 equipamentos de fiscalização eletrônica ao longo dos 6 km de faixa exclusiva.🔗 Leia a matéria completa. Link na Bio📲#PortalEiTaxi #Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoRecife #TaxistasdoRecife #CTTU #BRTRecife #Multas #TaxistasMultados #AcessoaoBRT #MobilidadeUrbana #TransitoRecife #SinditaxiPE #AvCaxanga #FaixaExclusiva

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🚨 Atenção, taxistas do Rio de Janeiro!A verificação obrigatória dos táxis com final de placa 2 começa na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, e vai até 4 de junho. O processo será feito na sede do IPEM-RJ, em Piedade.📍 Endereço: Rua Padre Manoel da Nóbrega, 539 – Piedade 🖥️ Agendamento: www.ipem.rj.gov.brApós a vistoria, será emitido o certificado e o selo “Ande de Táxi Legal” na cor vermelha, com validade até 2026 e QR Code de segurança.👉 Não deixe para a última hora!🔗 Acesse eitaxi.com.br para ler a matéria completa. link na Bio📲#PortalEiTaxi #Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoRiodeJaneiro #TaxistasdoRiodeJaneiro #IPEMRJ #TaxiRJ #VerificacaoTaximetro #TaxistaRJ

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