A Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador (Semob) divulgou recentemente o calendário de vistorias para a frota de táxis da cidade em 2024. No entanto, a publicação gerou uma onda de críticas entre os taxistas, que apontam uma série de problemas e desorganizações no processo.
Divulgação em Cima da Hora
Uma das principais críticas é que o calendário foi divulgado em cima da hora, dando pouco tempo para os taxistas se prepararem. Denis Paim, destacou que a vistoria está marcada para começar no dia 5 de agosto, mas até o momento da divulgação, o calendário ainda não foi publicado no Diário Oficial do Município. “Se essa vistoria for, realmente, para o dia 5, que ainda não tem nada no Diário Oficial, será um absurdo. Como é que o taxista vai fazer a vistoria com a data de oito dias antes, sendo que o carro tem que estar organizado para fazer a vistoria?” questionou Paim.
Exigência de Cópias de Documentos
Outra crítica é a insistência da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) em pedir cópias físicas de documentos, apesar da disponibilidade de versões digitais. Muitos taxistas argumentam que a aceitação de documentos digitais simplificaria o processo e reduziria o tempo e os custos envolvidos na preparação para a vistoria. Além disso, taxistas questionam se a cobrança de cópias de documentos físicos não tem relação com o serviço terceirizado, que é prestado dentro do órgão, tirando xerox de documentos e cobrando dos taxistas. Se não houvesse mais essa necessidade, certamente o faturamento deste serviço iria cair. “Em pleno século XXI, ainda somos obrigados a levar cópias físicas de documentos que já temos em formato digital. Isso só atrasa o processo e gera custos desnecessários para a categoria”, afirmou um taxista que preferiu não se identificar.
Desorganização Anual e Falta de Selos
A desorganização recorrente no processo de vistoria também foi apontada. Se a Semob não entregar os selos que comprovam que o veículo foi vistoriado, como aconteceu em anos anteriores, ficará evidente mais uma vez a falta de planejamento e organização. “Todo ano é a mesma coisa. Prometem os selos e no fim, acabamos sem nada. Isso só prova o quão desorganizado é o sistema”, criticou outro taxista.
Substituição de Veículos
Denis Paim também alertou sobre a necessidade de substituição dos veículos fabricados em 2013, pois a Cotae não fará a vistoria de carros anteriores a 2014. “Esse ano, os carros de 2013 não poderão fazer a vistoria. Os taxistas precisam dar baixa e trocar de carro. Salientando, que quem vai trocar de carro, tem que primeiro pedir as isenções fiscais para depois dar baixa no carro, porque alguns colegas se antecipam, vendem o carro, não pegam as cartas e aí acabam perdendo as isenções”, explicou Paim.
Calendário de Vistoria
Apesar das críticas, a Semob divulgou o cronograma detalhado das vistorias que começam no dia 5 de agosto e vão até o dia 14 de novembro, com inspeções ocorrendo na sede da Cotae. As vistorias ocorrerão das 08h às 11h e das 13h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.
Documentos Exigidos:
- Cartão de Identificação válido (dados cadastrais atualizados)
- Alvará de Circulação (antigo)
- CRLV atualizado do veículo
- Selo do GNV atualizado, se houver
- Licença de veiculação de publicidade em táxi, se houver
Taxas:
– Valor da Taxa do Ibametro: R$ 52,81
– Valor da Vistoria: R$ 112,32
As críticas levantadas pelos taxistas refletem uma necessidade urgente de revisão e modernização dos procedimentos pela Semob para garantir um processo de vistoria mais eficiente e menos oneroso para os profissionais da categoria.