Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Crimes e irregularidades cometidos por taxistas no Aeroporto de Salvador expõem omissão da Cotae e prejudicam passageiros

fila irregular de táxi no aeroporto de salvador
Taxistas infratores, conhecidos como “quebrões”, são uma presença constante, especialmente durante a madrugada, atuando sem qualquer receio de serem punidos - Foto: Divulgação

Recentes casos de crimes e irregularidades praticados por taxistas no Aeroporto Internacional de Salvador têm chamado a atenção para a falta de fiscalização e organização no terminal. Um dos episódios mais emblemáticos foi o golpe aplicado por um taxista, que cobrou R$ 7,5 mil de uma turista italiana por uma corrida, conforme relatado pelo Portal Ei Táxi em matéria. No entanto, este incidente não é isolado, representando apenas a ponta do iceberg de práticas criminosas e desrespeitosas que ocorrem regularmente no local.

Taxistas denunciam uma série de ações ilegais que incluem o uso de taxímetros adulterados, furar a fila de táxis convencionais e abordagens irregulares de passageiros no portão de desembarque. As infrações ocorrem tanto entre taxistas auxiliares quanto autorizatários, expondo uma verdadeira crise de confiança entre os próprios profissionais. “Existem taxistas que rodam na fila do táxi comum, que têm o taxímetro adulterado, e não é somente auxiliar não, tem autorizatário também roubando os clientes. Todo mundo sabe”, relatou um taxista, que preferiu não ser identificado.

Além da adulteração de taxímetros, considerada crime, há relatos de desrespeito aos colegas quando certos taxistas “quebram a fila”, fazendo fila dupla ou até parando seus veículos à frente dos táxis das cooperativas Comtas e Coometas. Esses infratores, conhecidos como “quebrões”, são uma presença constante, especialmente durante a madrugada, atuando sem qualquer receio de serem punidos. “Deu 9h da noite, é certo, começam a aparecer, como ratos. Param onde querem, ficam gritando, oferecendo táxi ou dizendo que são Uber, e ainda intimidam qualquer um que for questionar. Tem um deles que usa uma tatuagem, é forte, malhado, não respeita ninguém. Pára o carro na frente da fila da Comtas e Coometas, vai pra porta, aborda os passageiros, bota no carro dele e leva. Esse daí se acha intocável”, contou um dos denunciantes.

As denúncias sobre essas práticas são recorrentes, mas a resposta da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais de Salvador (Cotae), segundo os taxistas, tem sido ineficaz. O órgão alega que é necessário flagrante para notificar os infratores, mas não realiza operações efetivas para coibir tais atos e sequer possui fiscais em horários noturnos. “Todas essas ilegalidades que acontecem no aeroporto, só ocorrem porque a Cotae é omissa. Eles sabem abordar os profissionais que trabalham corretamente, multam os taxistas da região metropolitana e do interior, mas aqueles ‘taxeiros’, como são conhecidos os maus profissionais, eles não fazem o que deveriam. Fico me perguntando se existe algum interesse nisso. Quem ganha com tanto descaso? E os passageiros, como são protegidos destes criminosos?”, desabafa outro taxista.

O caso do golpe contra a turista italiana é um exemplo claro do descontrole na gestão do sistema de táxi no aeroporto, deixando uma pergunta no ar: até quando os passageiros e os profissionais corretos continuarão sofrendo com a impunidade de quem atua à margem da lei?

Questionamentos à Secretaria de Mobilidade (Semob)

A ausência de ações efetivas por parte da Cotae e da Secretaria de Mobilidade (Semob) levanta questões urgentes sobre a responsabilidade das autoridades no combate a essas práticas. Quando serão realizadas operações para coibir esses crimes e irregularidades? Qual a estratégia da Semob para garantir a proteção dos passageiros e o respeito entre os profissionais do sistema de táxi?

(Visitas totais 581)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais