A Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) retomou, nesta terça-feira (26), as vistorias obrigatórias de táxis em Salvador. O procedimento havia sido suspenso devido a furtos ocorridos na antiga sede da Cotae, localizada no bairro dos Barris. Com a nova organização, as vistorias serão realizadas até o dia 20 de dezembro de 2024, por ordem de chegada.
Os taxistas deverão cumprir três etapas obrigatórias para a vistoria:
- Atendimento na Semob
O primeiro passo é comparecer à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Rua Alceu Amoroso Lima, 581, no Caminho das Árvores, para apresentar o alvará de táxi e registrar o e-mail e WhatsApp. Durante essa etapa, o taxista receberá o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamento da taxa.
- Pagamento do DAM
Após o recebimento do DAM, o pagamento deve ser realizado para prosseguir ao próximo passo.
- Realização da vistoria nos Barris
Com o comprovante do DAM quitado, o taxista deverá se dirigir à antiga sede da Cotae, nos Barris, onde será realizada a vistoria do veículo.
Possibilidade de atendimento remoto descartada
O Ei Táxi questionou a possibilidade de os taxistas realizarem o registro de dados (alvará, e-mail e WhatsApp) de forma remota, mas, segundo fontes da Secretaria, a obrigatoriedade do atendimento presencial na Semob foi definida pela gestão como medida de controle e organização do processo.
Importância da vistoria
A vistoria de táxis é um procedimento indispensável para garantir que os veículos atendam às normas de segurança e conforto exigidas pela legislação municipal. Taxistas que não realizarem a vistoria até o prazo final estarão sujeitos a penalidades, como multas ou suspensão do alvará.
Para mais informações, os taxistas podem entrar em contato diretamente com a Semob pelo telefone (71) 3202-9200.
Respostas de 3
fiz minha vistoria e até hoje não recebi meu alvará de circulação nem presencial e nem por meios sociais de redes tomaram minha vistoria já feita e paga dizendo que ia enviar por e-mail gostaria de saber quem é o responsável
Tabela de alvará mudou
Devemis agradecer a Denis Paim pela sua insistência pois se ele tivesse sempre aplaudindo e dizendo que tava bom esse retorno não seria possível, o que seria da nossa categoria sd não tivesse esse mal necessário lutando em nosso favor. A luta continua e o trabalho não para!