Por Helton Carlucho
Salvador (Ba): Nos últimos 45 dias, a Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) registrou cerca de 20 reclamações de cobranças indevidas através do cartão de crédito. O gestor do órgão, Clemilton Santos, alerta a categoria sobre a necessidade de atenção no preenchimento dos valores nas máquinas e sobre as sanções previstas caso seja constatado que o profissional agiu de má-fé.
“A gente tem recebido inúmeras queixas. […] Tem casos que não conseguimos solucionar, porque o usuário muitas vezes não anota o alvará. Outras vezes a máquina não está no nome do permissionário ou do auxiliar. A gente está tendo um trabalho enorme de investigação para tentar descobrir”, explica, salientando que a situação tem gerado enorme insatisfação: “Está sendo desgastante, macula a imagem do serviço e do taxista”.
O gestor explica que a maioria dos casos aconteceu devido a erros no preenchimento, mas pede atenção da categoria. “Tem a queixa que as máquinas moderninhas não acendem o led, trabalhando à noite não conseguem ver, o carro é escuro… Mas é preciso ter esse cuidado”, alerta.
Clemilton saliente que erros desse tipo são passíveis de punições. “É previsto no regulamento suspensão ou cassação. Mas gente não quer que chegue a esses extremos”, conclui.
Uma forma simples para solucionar casos como estes seria o uso de aplicativos móveis de chamada de táxis, pois, o passageiro teria a corrida em seu histórico e através do próprio App o taxista seria encontrado rapidamente. Enquanto a categoria não entender que essas inovações já estão incorporadas na vida do cliente, os veículos particulares terão vantagens diante do táxi.