Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Chapada Diamantina – como planejar a sua viagem

Chapada Diamantina -Foto: reprodução de www.flickr.comphotosleoferlin
Chapada Diamantina -Foto: reprodução de www.flickr.comphotosleoferlin

 

Por Lara Nogueira

 

A Chapada Diamantina é, sem dúvidas, um dos lugares mais incríveis que já visitamos, não apenas por suas incríveis atrações naturais, mas principalmente pela atmosfera de energia e paz que emana da natureza. É um destino perfeito para aqueles que querem descansar, desligar-se do mundo frenético e caótico que vivemos, desfrutar de dias sem preocupações e entrar em contato com o que realmente importa na vida: A VIDA!

 

Uma viagem à Chapada Diamantina não deve se resumir apenas a montar um roteiro, executá-lo perfeitamente e tirar algumas fotos de recordação. É, antes de tudo, uma viagem interna, de permissão, de deixar-se envolver pelo novo e mudar sua perspectiva de vida.

 

Alguns dias na Chapada Diamantina talvez não sejam suficientes para conhecer tudo que gostaria. Voltar é sempre uma boa opção, contudo, organizamos as dicas para que possam montar roteiros coerentes e aproveitar ao máximo a oportunidade da viagem.

 

DICAS DE VIAGEM DA CHAPADA DIAMANTINA

 

Foto: reprodução de www.omundopequenoparamim.com.br
Foto: reprodução de www.omundopequenoparamim.com.br

 

O Parque

 

O Parque Nacional da Chapada Diamantina ocupa 1.500 km², sendo um dos maiores parques de preservação do país fora da Região Amazônica. Ele está situado bem no centro da Bahia, numa região de serras, cachoeiras e muitas belezas naturais incríveis. De Salvador, são 430 km até a Chapada. As principais cidades da Chapada Diamantina são: Lençóis, Vale do Capão, Igatu, Mucugê, Andaraí, Palmeiras, Ibicoara e Rio de Contas.

 

Hospedagem

 

A escolha do local de hospedagem na Chapada Diamantina é muito importante, pois este fator irá determinar a sua experiência geral com a região e também os passeios que irá fazer. É bom saber que Lençóis e Vale do Capão são as cidades mais procuradas para hospedagem na Chapada Diamantina, mas na maioria das cidades a oferta de hospedagem é ampla e compreende desde pousadinhas simples a hotéis luxuosos.

 

Você deve escolher o Vale do Capão se estiver em busca de uma experiência tranquila e autêntica sem abrir mão de estar próximo de restaurantes maravilhosos, uma vida cultural interessante e hospedagens com propostas diferenciadas. Você deve escolher Lençóis se estiver em busca de um ambiente mais urbano. Facilidades no transporte e passeios e hotéis com estruturas mais sofisticadas. Além disso, se tiver mais tempo disponível indico muitíssimo que passe algumas noites em Igatu e Ibicoara para fazer o passeio para o Buracão e arredores.

 

É importante destacar também que a estrutura de hospedagem na região é rústica, mas não tem nada de precária tendo em vista que a ideia das construções é a integração ao ambiente e o impacto mínimo na natureza, sempre visando o aconchego.

 

Gastronomia

 

A alimentação é geralmente um dos pontos altos da experiência na Chapada Diamantina. Lençóis, Mucugê e o Vale do Capão possuem maior estrutura e oferta de restaurantes, mas é possível comer muito bem em todas as cidades. As opções vão desde comidas naturais, vegetarianas e orgânicas a comidas caseiras, pizzas e massas, sendo que todas as cidades possuem oferta de “pratos feitos” para o almoço e algumas têm restaurantes a quilo.

 

Melhor época

 

A melhor época para visitar a Chapada Diamantina é entre os meses de abril e outubro, quando chove pouco. Vale ressaltar que setembro é considerado por muitos o melhor mês para visitar a Chapada. Quem quer entender melhor o clima da Chapada Diamantina deve saber que existem basicamente duas estações principais na região que são diferenciadas pela umidade. O verão é a época mais chuvosa e o inverno a época mais seca. No inverno, embora a temperatura fique bem fria durante a noite, os dias costumam apresentar temperaturas agradáveis e o sol está quase sempre presente. O inverno é uma estação bem interessante para visitar a Chapada Diamantina, mas indico que verifiquem se a hospedagem fornece roupas de cama apropriadas para o frio e certifiquem-se de levar agasalhos.

 

Em Agosto, Lençóis sedia o Festival de Música e o Vale do Capão organiza os festivais de Jazz e Blues, anualmente (com datas definidas a cada ano). No verão, especificamente Fevereiro e Março, são os meses mais quentes e os que apresentam a maior probabilidade de as cachoeiras estarem com volume de água alto. Isto porque, entre Novembro e Março ocorre o período de chuvas, podendo elevar o volume da água nos principais rios e cachoeiras. Mas, tenha em mente que se a chuva não vier o verão pode ocasionar queimadas na região. A seca pode ser interessante para alguns passeios que envolvam caminhada na margem de rios, mas também pode impossibilitar outros, como, por exemplo, a Cachoeira da Fumaça, que fica sem a sua queda de água.

 

De modo geral, abril e setembro são meses que apresentam temperaturas noturnas e diurnas equilibrada e cuja tendência é que o volume de água nas cachoeiras esteja perfeito, portanto são os melhores meses para viajar para a Chapada Diamantina.

 

Foto: reprodução de www.flickr.com/photos/vmarques
Foto: reprodução de www.flickr.com/photos/vmarques

 

Reprodução de www.omundoepequenoparamim.com.br

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 143)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais