Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Carnaval de Salvador terá dez dias de festa e 685 atrações

Com dez dias de festa e mais de 685 atrações, entre shows gratuitos e blocos nos circuitos oficiais, o Carnaval de Salvador já está às portas. A maior folia do Brasil, que começa com o pré-carnaval, nos dias 30 e 31 de janeiro, na Barra, traz mudanças em sua programação e estrutura organizacional.

 

Além do domingo do Furdunço (31), realizado desde 2014 com a proposta de valorizar as apresentações de chão com fanfarras e bandinhas, o folião vai curtir também o sábado com o Fuzuê (30). A atração levará ao público uma espécie de Carnaval acústico, com bandas de sopro, percussão e batucada e vai desfilar no chão, sem veículo de som e sem cordas, fazendo uma releitura das festas de época.

 

Outra novidade é a antecipação em, um dia, da entrega das chaves para o Rei Momo, que irá acontecer às 18h do dia 03/02, em cerimônia na Praça Municipal, no Centro Histórico. Veja como será a festa:

 

Circuitos tradicionais – Entre os dias 4 e 9 de fevereiro, os circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) seguem uma programação definida pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar). A novidade esse ano é que os circuitos Dodô e Osmar serão abertos diariamente com atrações direcionadas ao folião pipoca. Além disso, os blocos que desfilam no Centro voltarão a fazer o contrafluxo na Rua Carlos Gomes. Na quinta-feira (04/02), o Circuito Osmar (Campo Grande) recebe desfiles de agremiações de entidades dedicadas ao samba e suas expressões. O local recebe também o Furdunço na sexta-feira (5).

 

Novos espaços – Além dos quatro circuitos tradicionais (Dodô, Osmar, Batatinha e Sérgio Bezerra), mais três são oficializados para 2016. O Circuito Riachão compreende o trecho percorrido pela Mudança do Garcia, que vai do Garcia até a Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. Já o Circuito Orlando Tapajós compreende a Avenida Oceânica, no trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra, e receberá o pré-Carnaval na Barra, com o Fuzuê e o Furdunço. O Nordeste de Amaralina é palco do Circuito Mestre Bimba, que vai da Rua do Norte à Rua do Sítio Caruano.

 

Bairros – Nove bairros e três ilhas recebem, do sábado à terça-feira (6 a 9), um total de 240 apresentações de diferentes estilos musicais. Em Cajazeiras, os shows acontecem no Campo da Pronaica em Cajazeiras X. No bairro de Periperi, a Praça da Revolução vai ser o local de encontro para festejar as atrações. Em Itapuã, a folia será no Centro de Atividade do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. Na Liberdade os shows acontecem na Praça Nelson Mandela, em frente ao Plano Inclinado. A Boca do Rio recebe o Carnaval no Parque Poliesportivo e, em Plataforma, será realizado na Praça 15 de Abril.

 

Em São Caetano o palco será montado na Praça Reitor Miguel Calmon. O bairro de Pau da Lima sediará os eventos na Praça N. S. Auxiliadora. Já no Nordeste de Amaralina a festa acontece no Circuito Mestre Bimba.  As Ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos também recebem muita música durante o Carnaval. Todos os locais terão atrações das 19h às 3h.

 

Palcos temáticos – Salvador terá também três palcos temáticos: o Palco do Rock, que ficará no Jardim de Alah, das 19h às 3h; o Terreiro do Samba, que será montado na Praça da Cruz Caída, e recebe atrações das 9h à 0h; e, pela primeira vez, o Largo do Santo Antônio Além do Carmo entra na programação com o Palco Multicultural.

 

 

Táxis terão 18 pontos em torno dos circuitos

 

Coordenado pela Secretaria de Mobilidade, através da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), o transporte de passageiros por meio de táxi seguirá uma estrutura com 18 pontos: 14 em torno dos circuitos (Centenário, Porto da Barra, Ondina (Prof. Edgar da Mata), Ondina (ISBA), Av.Garibaldi/R. Agnelo de Brito, Lapa, Politeama, Taboão, Praça Cayru, Vale do Canela, Viaduto da Sé, Barroquinha, Colégio Central, R. Gabriel Soares/Av. Contorno) e quatro fora (Shopping da Bahia, Aeroporto, Rodoviária, Ferry-Boat e Porto Marítimo na Chegada dos navios).

 

235 agentes farão a fiscalização 24h por dia, em oito viaturas e seis motocicletas.  Pontos de fiscalização realizarão testes de bafômetro durante sete dias da festa, em pontos esporádicos da cidade. Segundo o Coordenador da Coate, Marcelo Tavares, “as iniciativas buscam dar mais segurança aos trabalhadores e foliões durante a programação”.

 

Shoppings, terminais de embarque/desembarque e hotéis, além de outros pontos estratégicos da cidade, receberão ações educativas e instrutivas. Serão distribuídos folders contendo informações básicas aos passageiros como pontos de táxi, tabela de valores estimados das corridas dos 14 pontos do circuito para os principais bairros da capital, o que facilitará a interação do profissional com o passageiro.

 

Aos taxistas está  proibido o uso de preços tabelados. Os profissionais trabalharão com o uso do taxímetro na bandeira 2.  Ainda segundo o órgão, o descumprimento das normas poderá ocasionar a apreensão do veículo, que só será liberado na quinta-feira após o carnaval.

 

 

Vans escolares poderão fazer serviço de fretamento

 

Autorizada pela Prefeitura Municipal a fazer fretamento durante o Carnaval 2016, as vans de transporte escolar estão autorizadas a prestar o serviço para grupos de pessoas já estabelecidos (famílias e amigos), que não comportam dentro de um táxi. Está vedada à categoria a realização de serviço similar ao transporte coletivo, sob pena de multa e apreensão do veículo.

 

Segundo representantes da Cotae, ao todo serão disponibilizadas 250 autorizações, através do Selo Trânsito Livre.

 

 

Táxis de outras cidades não terão acesso a todos os locais

 

Táxis de outras cidades, mesmo conduzindo passageiros, não terão acesso a todos os pontos dos circuitos, segundo a Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae). Quanto ao procedimento em relação a levar ou buscar pessoas, não existe nenhuma norma específica para a festa e fica valendo o estabelecido no dia a dia. O taxista precisa ter todas as informações da corrida como nomes dos passageiros, origem e destino, a fim de comprovar o vínculo.

(Visitas totais 35)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais