Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Aracaju libera utilização de caminhonetes no serviço de táxi

prefeito de Aracaju, Eduardo Guedes
Segundo o prefeito Eduardo Guedes, a mudança busca resolver situações comuns em que o porta-malas de veículos tradicionais não conseguia acomodar - Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Aracaju autorizou o uso de veículos do tipo caminhonete para o serviço de táxi na cidade, por meio do Decreto nº 7.836 de 03 de outubro de 2024. A nova regulamentação, que altera o inciso IV do art. 26 do Regulamento do Serviço de Transporte Individual de Passageiros, atende a uma demanda antiga da categoria e promete proporcionar mais conforto e conveniência para os usuários.

Com a medida, taxistas poderão operar com caminhonetes equipadas com quatro portas e capacidade para transportar de quatro a seis passageiros, além de contar com um compartimento para bagagens mais espaçoso. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a mudança busca resolver situações comuns em que o porta-malas de veículos tradicionais não conseguia acomodar todas as malas dos passageiros, especialmente em deslocamentos de grupos maiores ou em casos de compras volumosas, como idas ao supermercado. “Com a caçamba, você vai poder botar aquilo que quiser num táxi”, destacou o prefeito.

Benefícios para taxistas e usuários

João Sabe Tudo, presidente do Sintax-SE
João Sabe Tudo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax-SE), afirmou que a alteração atende a um pedido feito há anos pela categoria – Imagem: Divulgação

A novidade foi celebrada por representantes do setor. João Sabe Tudo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax-SE), afirmou que a alteração atende a um pedido feito há anos pela categoria. “Muitos que pretendem comprar [esses veículos] estão satisfeitos por isso. Eu recebi vários telefonemas para saber a respeito disso. Estão agradecidos”, comentou, ressaltando a repercussão positiva entre os profissionais.

Alberto Filho, presidente do Sincodiv-SE
Alberto Filho, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de Sergipe (Sincodiv-SE), também elogiou a medida, destacando que ela representa uma modernização do mercado – Imagem: Divulgação

Alberto Filho, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de Sergipe (Sincodiv-SE), também elogiou a medida, destacando que ela representa uma modernização do mercado. Ele acredita que a mudança pode aquecer as vendas de utilitários, gerando impacto positivo na economia local. “Hoje, o mercado disponibiliza veículos utilitários de pequeno, médio e grande porte. Trará um novo impulso nas vendas desse tipo de veículo, isso mexe com a economia, não tem dúvida”, pontuou.

Regras para a adaptação dos veículos

Para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, o decreto estabelece algumas exigências para a utilização de caminhonetes no serviço de táxi. Os veículos devem ter quatro portas e disponibilizar estribos nos casos de carros mais altos, facilitando o acesso dos usuários. É permitido o uso de caminhonetes com tampa ou capota vedada e chaveada para transporte adequado de bagagens, exceto em situações de transporte de volumes maiores ou bicicletas, que devem seguir a regulamentação prevista pela Resolução do Contran nº 955/2022.

Ainda conforme o decreto, fica vedado aos taxistas o uso dos veículos exclusivamente para transporte de carga mediante fretamento, uma medida para garantir que o foco do serviço continue sendo o transporte de passageiros.

Impacto e expectativas

A liberação para o uso de caminhonetes no serviço de táxi em Aracaju representa uma adaptação da regulamentação às necessidades do mercado e uma vitória tanto para os taxistas quanto para os passageiros, conforme destacaram as autoridades e representantes sindicais. A prefeitura espera que a medida traga mais opções para a categoria e atenda melhor às expectativas dos usuários, ampliando o conforto e a capacidade de transporte em situações que antes geravam dificuldades.

Com a publicação do decreto, a alteração entra em vigor imediatamente, permitindo que os taxistas interessados em adquirir caminhonetes iniciem os trâmites para a homologação e adaptação de seus veículos.

Com informações do taxista e jornalista Airton, primeiro secretário do Sintax-SE e delegado da Frente Nacional do Táxi (FRENNATAXI)

(Visitas totais 192)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Anuncie no Banner Ampliado do Portal Ei Táxi 1140x560px

Siga nossas Redes Sociais