A prefeitura de Salvador publicou no Diário Oficial, do dia 22 de dezembro, o edital de convocação para as empresas interessadas em desenvolver aplicativos de chamada de táxi.
A ideia de criar um ou mais aplicativos com a certificação e controle da prefeitura ganhou força depois que aplicativos que utilizam veículos clandestinos como Uber chegaram a Salvador e caíram no gosto da população, mesmo sendo ilegal, devido ao seu valor, cerca de 50% a menos do que o valor da corrida de táxi.
Após três empresas interessadas apresentarem suas plataformas digitais a uma comissão de taxistas na sede da Secretaria de Mobilidade (SEMOB), entre novembro e dezembro de 2016, o órgão construiu o que entende ser o melhor formato para o funcionamento do aplicativo.
A plataforma passará por um período de 120 dias sendo avaliada pelos usuários e também pelos próprios taxistas. O taxista poderá utilizar o tarifário digital durante a corrida. O valor da corrida somente poderá sofrer redução através de descontos promocionais e não aumento como o preço dinâmico aplicado pelo Uber quando a demanda cresce.
As empresas operadoras dos Apps terão a obrigação de manter o cadastro de taxistas atualizado junto à SEMOB, mas também disponibilizar qualquer informação solicitada pela secretaria em tempo real. A ideia é dar mais segurança ao passageiro.
Outro objetivo da Secretaria de Mobilidade é que o aplicativo possa orientar ao taxista onde existem mais chamadas de corrida num determinado horário, aumentando a oportunidade para o taxista e otimizando o tempo de espera do usuário, ou seja, administrar o fluxo de táxi pela cidade.
Para Vicente Barreto, presidente da Táxi Coometas, o aplicativo Nosso Táxi apresentou a proposta mais atrativa economicamente, atendendo completamente as necessidades do taxista. “Além de ter as melhores taxas, o Nosso Táxi já está em atividade, já possui convênios e foi desenvolvido por taxistas auxiliares, ou seja, estaríamos valorizando a prata da casa”, avaliou.
Segundo Marcelo Rosas, diretor do Sinditaxi Salvador, o aplicativo que atender as exigências da SEMOB atenderá a categoria. Marcelo acha que o aplicativo Taxi Free seria a melhor opção, mesmo não tendo apresentado a sua plataforma nos encontros. “O Taxi Free já tem o know-how e já está dando certo em Curitiba. Mas que vença o que ajude a classe.” Ele completa, “Se teve algo de positivo para a classe com a chegada desses aplicativos, foi que o taxista acordou e, agora, sabe que é o taxista que precisa do passageiro e não o contrário”.
Já João Adorno, taxista, alvará A-6910, concorda com Vicente. “Sem dúvidas a melhor opção é o Nosso Táxi que é do taxista. Se todos aderissem e fizessem o boca a boca, desbancaríamos a 99 e a Easy, fácil!”.