Últimos Apoiadores:

R$ 15,00
15/06
R$ 5,00
09/06
R$ 5,00
13/05
R$ 50,00
01/05
R$ 5,00
28/04
R$ 10,00
23/03
R$ 6,00
03/03
R$ 12,00
11/11
R$ 10,00
10/11
R$ 20,00
07/10

Educação de qualidade, a única saída

Foto: reprodução de www.vvale.com.br
Foto: reprodução de www.vvale.com.br

 

Por Antonio Carlos Aquino de Oliveira

 

Quando uso o termo qualidade, quero ressaltar seu sentido mais amplo e completo, não apenas reforço de linguagem. Educação sem qualidade é farsa, mentira, desperdício e enganação. A falta de educação é mal que se manifesta no caos do nosso dia a dia.

 

Não acompanho os debates sobre escolas sem partido, escolas sem religião, escolas sem abordagens das questões sexuais, mas tenho meu entendimento sobre o assunto e vou respeitosamente colocá-lo.

 

A precocidade e a falta de respeito com as fases das crianças e jovens têm demonstrado suas graves consequências na vida da sociedade, no desenvolvimento do país. Somos uma sociedade adoecida, com graves problemas gerados pela falta de educação de qualidade, civilizada e qualificada. O custo da ignorância é insuportável.

 

Na idade certa, na hora certa, e colocado pelas pessoas certas, habilitadas e capazes nas matérias pertinentes, é sim a escola também o ambiente ideal para falar de política, partidos, todas as ideologias, sistemas e regimes, passados e presentes, suas características, pontos fortes e fracos. Com as mesmas considerações ensinar todos os aspectos de todas as religiões, histórias, suas características e diferenças, sem impor ou obrigar submissão. Concepção, maternidade, paternidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, planejamento familiar, responsabilidade civil podem e devem estar nos currículos escolares, ministrados por profissionais preparados, capazes de formar e informar, sem deformar.

 

A falência do serviço público no país, principalmente no setor educacional, passa pela desmotivação e desqualificação dos recursos humanos, pela desestruturação da máquina pública, com a hegemonia da burocracia e estruturas de apoio sobre os fins e objetivos das instituições. Existem mais funcionários nos gabinetes que nas salas de aula, e muitas vezes mais desqualificados nas salas que nas ruas. Professores sem planos de carreira, sem reconhecimento, sem segurança, sem avaliações meritórias, sem metas, sem compromisso com os produtos finais das suas funções: formar cidadãos e profissionais habilitados e aptos à vida produtiva, harmônica, civilizada, respeitosa, democrática e construtiva em sociedade.

 

A educação é sim o caminho de saída para mais saúde, mais harmonia entre pessoas, mais respeito aos direitos e cumprimento de deveres, mais liberdade e independência, mais dignidade humana. Educação é algo muito maior que conhecimento técnico–científico, que formação acadêmica, é o caminho e a saída para o desenvolvimento, para a não violência, para o respeito ao meio ambiente, para o crescimento econômico, da renda e da riqueza.

 

Cabe concluir abordando a fundamental e essencial educação doméstica, de casa, familiar, de valores existenciais, comportamentais, bons hábitos e costumes. Pessoas incapazes de cuidar de si mesmas, perdidas e sem rumo, com graves problemas de saúde mental e física, irresponsável e inconsequentemente concebem, viram mentiras em forma de pai e mãe, reproduzem problemas.

 

Observamos com preocupação a inversão absoluta de valores, a ditadura dos filhos onde pais e mães inaptos transferem às crianças, avós, escolas e à sociedade suas responsabilidades, deveres e seus papéis. A corrente da infelicidade se reproduz: mal educados geram e formam novos mal educados, cabendo à nação arcar com os custos dos erros individuais originais. Ser pai e mãe não é brincadeira, não é parque de diversões. Ser pai e mãe é sim uma escolha, uma opção, mas bem educar é uma obrigação.

 

O futuro do país, o bem estar da sociedade está nas crianças e jovens de hoje, daí tamanha preocupação manifesta com a educação, com a formação deles.

 

A boa educação liberta e promove a felicidade, dá alegria e leveza, simplifica o viver, dá forças e condições para superação dos problemas, cria condições para a evolução humana.

 

aquino

 

 

 

 

 

 

 

 

Antonio Carlos Aquino de Oliveira
Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade.
[email protected]

(Visitas totais 52)

3 comentários em “Educação de qualidade, a única saída”

  1. Rubens Damato

    Aquino:
    Lendo seu texto me lembrei da historia de muitos escritores que trabalhavam em reparticoes publicas, jornai,etc para se sustentar e
    poder fazer o que mais queriam: escrever!
    Então eu te pergunto ; quanto tempo ainda vai estar envolvido com a M.E
    Parabens pelo texto amplo e equilibrado. Realmente o menino mal educado será um pai mal educador. Temos que interromper esse circuito e a escola certamente lidera as acoes necessarias para que isso ocorra.
    Abs
    Rubens

  2. Tenho refletido sobre o comportamento dos jovens adultos da atualidade e sua abordagem explica o porque da falta de respeito para com o próximo: esse próximo é cada vez mais próximo. Haja visto que a falta de educação faz um adulto que não respeita os pais, nem os avós e muito menos a sociedade. Esses pais negligentes que se disfarçam às vezes de liberais, deixam de passar certos valores e ao mesmo tempo se utilizam de suas “autoridades ” para impedir que avós e escola o façam.

  3. Alberto Marques

    Concordo plenamente. Educar é perceber os limites e aprender a ver além deles.

Comentários encerrados.

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!

Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).

Aviso Importante sobre os Comentários

Em razão da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), informamos que os comentários nas matérias do Portal Ei Táxi estão, a partir de agora, desativados.
Lamentamos profundamente ter que tomar essa medida. Entendemos que a livre manifestação dos leitores é essencial para o debate democrático. No entanto, diante da insegurança jurídica gerada por essa nova interpretação do STF, que transfere aos blogs, portais, sites e redes sociais a responsabilidade imediata por conteúdos de terceiros, decidimos, com responsabilidade, suspender a área de comentários.
Esperamos que este cenário seja revisto no futuro, e que a liberdade de expressão possa ser exercida com equilíbrio e segurança para todos.
Agradecemos a compreensão.

Cadastre-se em Nossa Lista de Transmissão

🚖 Receba notícias, ofertas e informações do mundo do táxi direto no seu WhatsApp.

Siga o Nosso Canal de Notícias no WhatsApp

🚖 Receba notícias, ofertas e informações do mundo do táxi direto no seu WhatsApp. Não é grupo, apenas recebimento das atualizações. Privacidade do seu número.

Siga nossas Redes Sociais

Você pode se interessar

A comparação inadequada: porque motoristas de aplicativo não são taxistas (nem autônomos) – Por Ilan Fonseca de Souza

21/11/2025

A Retórica da Malandragem e a Gestão do Trânsito

21/10/2025

Ford, Toyota e a lição que o táxi nos ensina sobre justiça no Brasil

09/09/2025

Fala, Taxista: Grito às autoridades!

12/08/2025

Fala, Taxista: A quem interessa transformar o táxi em serviço privado?

24/05/2025

Fala, Taxista!: Como salvar o TÁXI no Brasil e no mundo: Uma plataforma nacional para a sobrevivência do taxista

17/05/2025

Siga nossas Redes Sociais