A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.
Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.
Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria.
“Já estamos aqui no plenário. Daqui a pouco, começará uma audiência importantíssima, onde praticamente nós vamos ter um norte de como ficará a questão da nossa transferência. As pautas também serão discutidas aqui, debatidas aqui nesse plenário, onde terão várias autoridades. Nós teremos uma luta importante, que eu diria, que é de todo o Brasil”, afirmou Paim.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio e Região dos Lagos, Josemario Moreira, conhecido como Baiano, também falou sobre a mobilização e destacou a força dos taxistas do Rio de Janeiro.
“As lideranças estão chegando, daqui a pouco vai começar. A palavra é gratidão, agradecer a cada um dos taxistas de Cabo Frio-RJ. São mais de 80 taxistas que estão chegando aqui, fora as autoridades. Vamos ter fé em Deus pra gente sair com a vitória, em defesa de todos os taxistas do Brasil”, declarou.
Agenda em Brasília
– Terça-feira (18/03), às 11h – Reunião da FRENNATÁXI para alinhar estratégias e discutir as pautas que serão debatidas na audiência pública desta quarta-feira (19).
Local: Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.
– Quarta-feira (19/03), às 17h – Audiência pública no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, onde temas serão debatidos com parlamentares.
Os taxistas seguem mobilizados e esperam sensibilizar os parlamentares para encontrar alternativas que garantam a segurança jurídica da categoria.
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Respostas de 28
Ser profissional legalizado no serviço em público municipal Salvador, especificamente o serviço de táxi. é simplesmente um transtorno generalizado em todos os sentidos: ambiente de atendimento insalubre, serviço particular inserido no módulo físico público, com acesso direto as informações do serviço do órgão em questão (GETAX). cobrança de taxas abusivas (R$ 2,00) uma xerox etc;
Além do excesso de documentação exigido pelo órgão (GETAX) para renovação de um serviço já cadastrado no sistema, burocratizando o serviço.
Implantação de cursos aos funcionários de atendimento ao público ( taxistas). em fim, taxas com valores abusivos.
tudo tem história e ela não pode ser extinta por nenhum homem só por Deus a história do táxi é datada da antiguidade como transporte de pessoas e sua motorização começou em 1896 e toda sua implantação com sistema de taxímetro em 1907 na Alemanha na cidade de estufada sou taxista a 28 anos sempre fui contra sobre uma pessoa ter várias concessões mas a favor da posse única,venda e transferência para um herdeiro para continuidade da história e sustento da família.
solução para a melhorar o serviço de táxi em todo brasil é o governo dar subsídio e desconto correto de ICMS, IPI e junto com as prefeituras e suas autarquias de trânsito limitar o número de carros de aplicativos nas cidades e desburocratização do serviço ao taxista permitir uma única venda e transferência para herdeiro ou terceiro dando continuidade ao sustento da família e sua história
Acordem! Todas as medidas tomadas, ultimamente, por órgãos públicos e governamentais, tem sido com o único intuito de extinguir o táxi.
O fim das transferências andam de mãos dadas com o fim da vida-útil. Na esperança de que a frota seja sucateada.
Logo acabarão com a isenção, dificultando ainda mais, a renovação da frota.
Nhm medida visa contribuir para o futuro deste segmento, perseguido e sufocado em tds os aspectos.
A promessa de financiamento de veículos via Age-Rio, em prol da categoria, nunca se concretizou.
O táxi é um sobrevivente do descaso, das perseguições e das tentativas de extinção.
Acordem! Todas as medidas tomadas, ultimamente, por órgãos públicos e governamentais, tem sido com o único intuito de extinguir o táxi.
O fim das transferências andam de mãos dadas com o fim da vida-útil. Na esperança de que a frota seja sucateada.
Logo acabarão com a isenção, dificultando ainda mais, a renovação da frota.
Nhm medida visa contribuir para o futuro deste segmento, perseguido e sufocado em tds os aspectos.
A promessa de financiamento de veículos via Age-Rio, em prol da categoria, nunca se concretizou.
O táxi é um sobrevivente do descaso, das perseguições e tentativas de extinção.
triste para os taxista, que são conhecedores e não precisam de GPS, para circular em sua cidade, digo particularmente, no Rio de Janeiro, então, na minha opinião, os clientes de taxi , sempre existirá…
Não vejo taxista entrar em nenhum local enganado por aplicativos.
então, o mercado temos que lutar por ele
congratulações, a todos os taxistas…
Obrigado pela consideração, passageiro de táxi é diferenciado isso é FATO, e sabe a qualidade dos serviços prestados. Um abraço!!!
Desse jeito em um futuro próximo só existirão plataformas de aplicativos, pois investir num táxi não dará retorno!
quando os aplicativos de transporte chegaram, os taxistas viraram verdadeiros animais selvagens. danificaram carros, agrediram motoristas e passageiros. uma permissão era vendida por mais de 150 mil, hoje não vale dez mil. Receberam o que mereciam. Estão marginalizados. simples assim.
parabéns pela luta!
precisa depois questionar na SEMOB a questão de tantos documentos para renovação de crachá e acabar com tanta burocracia enquanto os clandestino andam livre
quando vc ver um taxista com tornozeleira me avisa.
Vocês vão perder os alvará de vcs porque são desunidos e só saber falar Mito, Mito
Direito de permissão é manter qualidade na prestação de serviços isto é milenar.por decisão do STF vai virar mais um caminho para manipulação das lideranças politica e perseguir a categoria.desconhecendo o que acontece com o taxisista no seu dia dia.
não somos motorista de APP.não ficaremos nas mãos dos Políticos e Aplicativos pois somos geradores de clientes e não vamos fatiar com bandidos
não é justo você dedicar a sua vida toda, servindo ao município,e aí quando você não poder maís trabalhar seja por idade avançada ou por outros motivos, você não passa colocar outra pessoa pra trabalhar no seu lugar para manter o seu sustento.
boa noite dirigentes e amigos taxisistas sou de itabuna Bahia aqui tbm não é diferente samos mtos perseguidos pelo poder público e principalmente pelos agentes de trânsito da cidade e olhe q nós taxisistas é uma classe q trabalha sempre obedecendo às leis de trânsito só q é como um colega comentou se em cada cidade é a prefeitura q concede o alvará para o taxisista pq o supremo federal quer intervi em nossa classe sendo para prejudicar com tantas outras coisas para o supremo resolver no país nós taxistas q já somos regularizados o supremo quer nos prejudicar e se bem que permanecendo com as transferências os municípios não perdem nada pq pra quem for transferir vai continuar pagando os impostos isso era q o supremo deveria fazer era tirar o taxusista de pagar tanto imposto
A verdade é que querem acabar com o táxi.
Sempre são fiscalizados, está correto. Precisa haver a fiscalização.
Mas os carros de aplicativos andam para cima e para baixo e nada acontece. Pneus, conservação, contas fake, … Onde está a fiscalização para eles?
Por que será?
Será que as plataformas oferecem algum benefício para alguns, ou alguns são sócios destas plataformas e querem prejudicar aos taxistas e tirar o sustento de suas famílias?
Onde estão os que se dizem representantes da categoria táxi?
oi meu nome e Ricardo de feira de Santana ba . temos sim q abraçarmos juntos a nossa causa oi taxista do nosso Brasil vamos pedir a Deus q tenham uma ótima solução.
muito interessante essa reunião, injusto um pai de família taxista, se o mesmo vir a faltar, os filhos e esposas, ficam sem o sustento, impedindo as transferências até mesmo pros filhos e cônjuge!!
pra cima taxistas do Brasil, a união faz a força, Deus no comando, já deu tudo certo
A verdade é que querem acabar com o táxi.
Sempre são fiscalizados, está correto. Precisa haver a fiscalização.
Mas os carros de aplicativos andam para cima e para baixo e nada acontece. Pneus, conservação, contas fake, … Onde está a fiscalização para eles?
Por que será?
Será que as plataformas oferecem algum benefício para alguns, ou alguns são sócios destas plataformas e querem prejudicar aos taxistas e tirar o sustento de suas famílias?
Onde estão os que se dizem representantes da categoria táxi?
Manoel Nunes da Silva
nossa senhora do socorro Sergipe
infelizmente é uma classe desunida e de olhos grande no que o outro fatura mesmo tempo cooperativa como aqui em socorro Sergipe coopertase vamos todos juntos caminha nas cidades em paciata pedindo a manutenção da transferência do alvará
estamos juntos vamos lutar pela nossa classe e queremos nosso direitos, os políticos sempre querem prejudicar nós trabalhadores principalmente depois que a turma do PT entrou
Quem regulamentou a profissão foi a Dilma.
bom dia a todos
parabéns pelo movimento justo e correto.
eles querem acabar com o táxi .
a Uber está injetando milhões em vários países para isso .
ela fatura 4 bilhões ao ano .
a Uber é o seu sócio só nos lucros
não há fiscalização alguma do poder público.
não dividem despesas
dão descontos no seu carro sem sua autorização.
Às autoridades não podem aceitar isso, muito menos os taxistas .
Categoria de respeito ,pessoas trabalhadoras dignas .
lutem sempre pela liberdade e justiça dessa categoria que existe antes de eu nascer .
sou táxi do rio de janeiro coisas que tem que entrar. nessa pauta são. as. paradas de shopping e eventos que são lotadas como ponto. isso teria que. acabar pois trabalariamos como ponto de correr fila. a onde em muitos casos tem passeiro mas não tem carro os pontos com o maior movimento estão vazios sem carro. aí. nos taxista não podemos para porque não fazemos parte do ponto passageiro precisa de transporte rápido para. se deslocar para algum compromisso e precisamos. se unir
nos taxistas que pagamos nossos impostos não somos respeitados pelos órgãos fiscalizadores que só aparecem em eventos a fim de nos prejudicar onde podemos fazer uma feria extra não podemos entrar nem se quer parar para tripular mós carnaval passei uma só vez pelo 31 de marco oque não faltava era guarda municipal pronto para nós infracionar mós e a informação que tive e que se parasse seria autuado como podemos trabalhar em eventos desse jeito acesso todo interditado as 3 horas para darmos a volta e quando chegamos não podemos sequer dar uma parada um absurdo oque eles fazem com a gente
A classe mais esmagada e castigada do Brasil é o taxista covardia o que fizeram conosco nesses últimos 8 anos todo mundo hoje em dia é táxi absurdo
Excelente comentário parceiro taxista, como tudo é na base da propina, rasgaram a lei de transporte de passageiros e complicaram demais a nossa vida!
Gente! quando escolhi essa profissão a 10 anos atrás, pelo que entendi na época era prefeitura que ditavam as regras do tranporte publico individual, ate hoje nao entendi o porque do STF meter o bico numa transferência de alvará, seja ele uma herança de pai para filho, ou para sua esposa. pelo que eu vejo no meu ponto de vista, parece que o partido dos trabalhadores (PT) que deveria proteger os trabalhadores, esta de conchavo com o STF para acabar com a classe. como o ex prefeito de São Paulo e hj ministro da fazenda disse uma vez que a categoria de taxista iria acabar. por esse frase e incompetência dele em toda área que ele se mete e da palpites ele nunca mais ganhará um cargo político aqui em São Paulo.