Nesta sexta-feira (14), representantes de 14 cooperativas de táxis especiais de Camaçari, juntamente com o diretor do Sindicato dos Taxistas de Camaçari (Sintac), Jonas Rios, participaram de uma reunião com o novo Superintendente de Trânsito e Transportes (STT), Edmilson Sousa Santos, e com a gerente do setor, Nazaré.
O encontro teve como principal objetivo apresentar sugestões para aprimorar a mobilidade urbana no município e melhorar a relação entre os taxistas e a gestão municipal.
Pautas apresentadas pelos taxistas
Os profissionais expuseram uma série de reivindicações voltadas para a melhoria do transporte na cidade e para a redução da burocracia enfrentada pelos taxistas no dia a dia. Entre as principais demandas, destacam-se:
Renovação das permissões: Os taxistas solicitaram que a renovação das permissões, atualmente feita a cada cinco anos, passe a ter o mesmo prazo da permanência do veículo no sistema táxi, ou seja, dez anos.
Desburocratização de documentos: Hoje, são exigidos 14 tipos de documentos para a renovação das permissões. A categoria pede a simplificação desse processo.
Ampliação dos modelos de veículos aceitos no sistema táxi: Os taxistas propuseram que qualquer veículo leve 4 portas, desde que equipado com bagageiro no teto, possa ingressar no sistema, incluindo picapes com carroceria na cor branca ou prata.
Atendimento ao cooperado: Foi sugerido que a carta da cooperativa atualizada (original) seja um documento obrigatório para atendimento dos cooperados.
Curso de Taxista sem custos: Os taxistas solicitaram que a STT negocie com o Sest/Senat a viabilização do Curso de Taxista sem ônus para os profissionais. Atualmente, o curso é exigido na tramitação de documentos e custa R$ 100,00 na iniciativa privada.
Paradas para embarque e desembarque: A categoria pediu a tolerância da STT para que os táxis especiais possam parar nas ruas e espaços públicos do município exclusivamente para embarque e desembarque de passageiros.
Negociação com a Semob de Salvador: Foi solicitado que a STT entre em contato com a Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador para negociar um ponto de parada para os táxis da Região Metropolitana no Aeroporto de Salvador, possibilitando o embarque e desembarque de passageiros.
Carta declaratória para isenções fiscais: Os taxistas também reivindicaram a liberação da carta declaratória para que possam dar entrada no pedido de isenções fiscais logo após a emissão do alvará de táxi.
Diálogo com a gestão municipal
Os representantes das cooperativas destacaram a importância de manter um diálogo aberto com a nova gestão da STT para que as reivindicações sejam analisadas e atendidas. Segundo eles, os taxistas desejam contribuir ativamente para a mobilidade urbana do município, colaborando para um transporte mais eficiente e organizado.
As cooperativas que participaram da reunião e apresentaram suas demandas foram: Cootrasem, Tracoop, Fone Táxi, Coomtec, Cooptocar, Transleve, Coopercam, Coopertaxi, CoopMapp, Transcoop e Polo Táxi. A união dessas entidades reforça a importância da organização da categoria na busca por melhorias e na construção de um diálogo produtivo com a gestão municipal.
O Portal Ei Táxi seguirá acompanhando os desdobramentos dessa reunião e cobrando soluções para as demandas apresentadas pelos taxistas de Camaçari.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).